Publicado por: Blog do Trio | 21/08/2009

Amor e Ódio Roxo!

salbar

Nação Corinthiana,

Na manhã desta quinta-feira, os muros do Parque São Jorge amanheceram novamente pichados. E não foi por causa do rendimento da equipe (que calou o Beira-Rio), nem pelos preços dos ingressos.

O motivo foi um velho conhecido: a aversão à cor roxa utilizada pelo clube em sua terceira camisa.

Ao embarcar na moda de criar uma camisa alternativa, com uma cor completamente diferente, o Corinthians resolveu homenagear seu próprio torcedor, o corinthiano roxo. Porém, desde seu lançamento, ocorrido no meio do ano passado, a camisa roxa gerou reações diversas na Fiel.

Enquanto alguns torcedores abraçaram a iniciativa e esgotaram a camisa nas lojas, boa parte dos torcedores organizados torceram o nariz para a novidade. A alegação era de que o Corinthians fugia à sua tradição, que seria baseada apenas no preto e branco.

Tal fato gerou um episódio curioso: pressionado pelas organizadas, o presidente Andrés Sanchez chegou a barrar a estréia da camisa roxa, que seria na partida disputada contra o Marília, no Morumbi. Toda a campanha de marketing realizada para o evento resultou num amargo anticlímax para os torcedores que aderiram à idéia.

Em razão desta pressão de setores da torcida, o Corinthians pouco utilizou a camisa 3 – o que não impediu o sucesso de vendas da peça.

Em razão disso, está para ser lançada a nova versão da camisa, que mesclará a cor roxa com o preto. Já vazaram na internet duas possíveis versões de como seria o terceiro uniforme do Timão para a temporada 2009/2010:

camisaroxasupostaroxa_estilo_cruz[5]Estão sendo organizados novos protestos por parte dos torcedores. Está circulando uma campanha chamada “100 anos 100 roxo“, que justamente opõe-se à utilização da cor roxa pelo Corinthians.

OgAAAKEb3tYkcIbc-Ao1MSCl-mJ7akzZdiQ7Xc7-ahDIZtkWfLcEQDiNKb1anBKS291VeLgTaMRrrKA4pENjCKFbStcAm1T1ULqQh7XVlnlofhzqg6evrYTHNHJS

OgAAAHkEXWJX995nwyUvbIAFhggblNy_0Gwc8xbn8VkSH3JSXg9FjsoTkJa_awvLK6WZR4eoDwN4vf1PQoAiq3_sxf0Am1T1UIhmJsz3TfDRO69um8ivNFgGSJ-n

Eu confesso para vocês que sempre tive um carinho pela camisa roxa, pois entendi que era uma iniciativa legal do Departamento de Marketing do clube. Se é para termos uma terceira camisa, que seja com algo a ver com nosso clube do coração. E nada melhor do que homenagear a própria torcida.

Não acredito que a utilização desta terceira cor em aspectos pontuais, tal como tem sido realizado pela diretoria, seja algo que agrida à tradição do Corinthians. Se fosse assim, deveríamos abolir o branco e nos concentrarmos no bege, que foi a cor de nossa primeira camisa.

Além do mais, o Corinthians já utilizou o prata e o dourado em seus uniformes – o que, convenhamos, não tem muita relação com o clube, nem com sua torcida.

Obviamente, o torcedor que discordar deste pensamento tem todo o direito de se manifestar contra a iniciativa. Porém, como já afirmei em outra oportunidade, pichar o muro do Parque São Jorge é uma das maneiras mais estúpidas para protestar.

E sejamos francos: é melhor ver o Corinthians de roxo do que jogando todo de branco, como acontece em algumas partidas em que o time é visitante. Aliás, a camisa já está em pré-venda na ShopTimão! A minha já está garantida!

O que os leitores do Blog do Trio acham sobre o assunto?

fabio sallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/fabiosallum


Respostas

  1. BASTA O TIME ENGRENAR PARA SURGIR PROTESTO IDIOTA!

    DESSA VEZ RESOLVERAM PICHAR O MURO DO PARQUE SAO JORGE!!

    EU GOSTO DA ROXA E VOU COMPRAR A NOVA ASSIM QUE SAIR!

    Fábio Sallum: Cada um tem o direito de protestar, mas não deve usar o patrimônio do clube para isso.

    Assim como o uso de agressões físicas é vedado!

    Pelos desenhos apresentados, essa camisa vai ser animal!

  2. Porque essa torcida organizada, que tem tanta grana, para elaborar arte final como a exibida neste post, nao revela a verdade, e do porque sao contra a cor roxa?
    Precisam vir com esse papinho furado?
    Nao gostam do roxo, porque concorre com a cor das camisas de sua agremiaçao, para alguns, mais importante que o time.

  3. O futebol brasileiro eh muito amador por causa dessas atitudes!!!

    Soh pegar o exemplo dos europeus. Qtos times nao vendem uma porrada d camisa.. qto dinheiro os kras nao lucram com isso?

    Pega um KAKA, C. RONALDO, BACKHAM, etc… Os kras vendem muita camisa.

    Enquanto aki no Brasil, os clubes sao refens da TV.. lah na EUROPA os times investem muito no MARKETING.. eles sabem q uma camisa d um KAKA da vida vai vender muita camisa num dia d estreia!

    E esses idiotas, ao invez d gastar dinheiro com tinta.. pq nao usam esse dinheiro pra comprar material oficial do time? soh assim eles estariam ajudando o time!!!

    att+

    Fábio Sallum: Certas posturas de torcedores inconsequentes atrapalham as possibilidades de arrecadação do clube.

  4. Fabio, bom dia… É meu primeiro post por aqui. Mas concordo com vc.. Odeio qdo o Timão joga todo de branco. Me lembra o time da baixada… fora que acho que sempre zica!

    Fábio Sallum: Seja bem-vindo, Wagner! Espero que goste do Blog!

    Sempre torço o nariz quando o Corinthians joga de branco.

    Realmente parece o Santos, o que me irrita.

  5. Fábião, concordo plenamente com a sua opinião… Degradar o clube é a maneira mais estúpida e absurda de protestar… e concordo também sobre a camisa roxa… cara num sei pq toda essa nostalgia… acho q na camisa branca e na preta tem q manter a tradição, mas no terceiro uniforme achei de muito bom gosto a cor roxa em homenagem à torcida e também ficou muito bonita… Agora, cara, o q é essa com a cruz no meio hein… se sair assim vai ser a camisa de clube mais bonita de todas…
    Abraço
    Vai Corinthians!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fábio Sallum: A cruz seria uma homenagem à cruz de São Jorge.

    Eu também achei este modelo muito bonito!

    Mal posso esperar pelo lançamento!

  6. Esse camisa com roxo e preto é 10.
    A inteira roxa é legal, não sou contra.

    O torcedor comum (não-organizado) sempre gostou.
    Pichar muro é coisa de vândalo, aí qdo fala que torcida organizada não presta fazem cara feia.

    A opinião de quem não gosta tem que ser respeitada, mas a maioria gostou, tanto que a camisa roxa foi sucesso de vendas.

    Fábio Sallum: Todas as opiniões devem ser respeitadas, mas há um modo próprio de expressá-las.

    Se o torcedor não gosta da camisa roxa, basta não usá-la.

  7. Protesto Burro, organizada é uma mer…..A camisa é linda e nada mais especial, que homenagear a propria torcida, fazendo alusão ao seu amor e fidelidade ao time!!! A minha esta garantida, estou só esperando….

  8. Dos A.D.O. – Animais e Delinquentes Organizados não se pode esperar outra coisa a não ser atos desrespeitosos, covardes e burros. E por favor não venham aqui reclamar que faz parte desses bandos e é trabalhador, honesto e bláblábla. Gente boa não se mistura com essa cambada. Aliás, quem é trabalhador não tem tempo para ir ao clube pichar os muros e ir aos treinos fazer baderna e atrapalhar.
    Dito isso, comprei a camisa roxa no ano passado, e ainda por cima foi o meu presente oficial para parentes e amigos corintianos. E também já fiz a reserva do novo modelo para mim. Qualquer modelo escolhido será maravilhoso. Assim como o é qualquer um que tenha nosso distintivo.

  9. Fábio, eu acho até interessante a idéia do terceiro uniforme na cor roxa. Mas achei que esses modelos misturando roxo com preto, que você postou aqui, ficaram feios pra caramba. Melhor inteira roxa.

    O que não gostei mesmo foi do novo terceiro uniforme do Palmeiras. Acho que os clubes precisam pelo menos manter uma certa identidade. O novo uniforme não tem nem o brasão do time no peito! Acho que aí já deixa de ser Palmeiras…

    Fábio Sallum: Eu gostei dos novos modelos.

    Eu já tinha visto uma foto dessa nova camisa do Palmeiras. Eu até achei interessante a cor, mas a faixa branca na barriga ficou horrível e completamente desproporcional.

    Adoro os produtos da Adidas, mas acredito que mandaram mal desta vez.

  10. “100 anos 100 roxo“,.. seria melhor “100 anos COM anóus roxo ” de tantao levar ferro.. hahahahaha

    Fábio Sallum: O freguês tem sempre razão!

  11. A idéia do torcedor roxo é brilhante!
    A camisa atual é linda e a proxima que virá será mais bonita ainda …
    E o melhor, vai vender muito e trará dividendos ao timão!!!
    Os times europeus são os mais tradicionais do mundo e todo ano lançam camisas de cores diferentes … veja o caso do Barcelona, Manchester, Arsenal, Chelsea e outros… todas vendem muito.

    Então, qual o problema???????

    Fábio Sallum: A idéia da camisa 3 é muito boa e pode gerar muitos dividendos ao clube.

    Não entendo como as pessoas não conseguem perceber isso.

  12. Eu adoro a minha camisa roxa.
    Não vejo problemas.

    Burros são os torcedores que desrespeitam 30 milhões de corinthianos e a democracia que sempre foi marca registrada do nosso time, para impor o gosto próprio pixando os muros do clube.
    Pior que isso, só evidenciar através da campanha, principalmente para são paulinos, uma coisa que tinha passado despercebida até agora.

    Se vamos de roxo, de preto ou de branco, não importa! Pra mim, quem depreda a instituição ou fala mal do próprio time é traidor. É Bambi reprimido.

    Fábio Sallum: Blefe, você disse tudo!

  13. Respeito quem comprou a camisa roxa, pelo simples fato de ser Corinthiano e esta querendo ajudar o clube adquirindo seus produtos.Mas sou totalmente contra a maneira que a diretoria ve insistindo em colocar essa cor em tudo que envolve o Corinthians, a pessoa quem tem mais de 12 e 14 anos ja sabe que as cores do nosso SCCP é Preto e Branco, mas menores que isso pode dar marge para começar a gostar de uma terceira cor, tornando portando as cores do de alvinegro para tricolor. Então pessoal preste bem atenção no que eles estão fazendo não tem sentido e nem conbina com nossas tradições.

    Fábio Sallum: Eu acho que não precisamos ser tão extremistas.

    De qualquer modo, sua opinião deve ser respeitada.

  14. é uma babaquice, a idéia do roxo foi uma grande sacada, a maioria aprova então, os q não gostam q aceitem, pois o corinthians não é de meia dúzia de babacas, é de 30 milhões.
    Tradição por tradição, eu pergunto: quantas vezes não mudaram o distintivo do clube? isso sim feriu a tradição do clube, no entanto não impediu o crescimento do clube, só engrandeceu.
    O corinthians não é das torcidas uniformizadas, é de todos os corinthianos, e outra coisa, eu sou corinthiano “roxo” e não ganho um centavo utilizando a marca “corinthians”, ao contrário das uniformizadas q sobrevivem em cima do corinthians.

    Fábio Sallum: Posso assinar embaixo, xará?

  15. xará, acabo de ouvir algo no programa da “loira chata” q me deixou pasmo. O vereador ” pintor de rodapé” marco aurélio cunha disse q o estacionamento no morumbi é problema do governo, sim repito ele disse q é problema do poder publico, o governo q tem q fazer o estacionamento.
    O q vc acha?
    Tem mais ele disse q o estacioanmento é para o metrô, mais aí eu pergunto: o metrô precisa de um estacionamento para mais de 100 vagas?
    A estação Sé é a mais movimentada do país, quantas vagas tem seu estacionamento? Ah, e fica aonde o estacionamento da sé?
    A cara de pau desses “playboys quebrados” é demais, né.

    Fábio Sallum: Realmente é muita cara-de-pau do pessoal do Jardim Leonor!

    Esse Marco Aurélio Cunha é um oportunista. Ele só aparece na mídia quando o São Paulo está bem.

    Durante as crises, ele some.

  16. Olá Fabio, no Corinthians infelizmente temos pessoas tanto na diretoria quanto na torcida que não enxergam além do bairro do Tatuapé.
    Creio que a tal camisa surgiu como uma forma do Corintiano ajudar o clube, foi e é uma novidade, assim como outros clubes no mundo lançam várias, o que esse pichador tem que saber é que se queremos um time forte e vencedor temos que nos submeter a algumas coisas, não vai ser uma cor que vai fazer que eu fique menos CORINTIANO,
    nosso clube está com uma divida enorme e iniciativas como essa pode ajudar a diminuir essa divida e a manter nossos principais jogadores com salários em dia. TEMOS QUE SER PRÁTICOS!!!!!
    ABRAÇO E VAI CORINTHIANS!!!!

  17. O que que esses caras estão falando.
    Em primeiro lugar eles nem vão no estádio com a camisa do clube e sim com a camisa da organizada que usa o símbolo do clube sem pagar nada de royalties para o clube.

    Apoio a iniciativa do Roxo, afinal não é a camisa oficial, é apenas a 3ª camisa.
    O Corinthians não pode ficar reféns desse bando.

  18. Concordo com vc. o uniforme todo branco lembra o time da baixada e também por razões históricas também o Corinthian Team (clube inglês que deu origem ao SCCP) utilizava uniforme todo branco, que inspirou o Real Madrid adotar também o seu – depois o Corinthians Paulista adotou o calção preto. Não tenha nada contra o 3º uniforme, é um costume dos clubes europeus, que veio para ficar aqui e sendo roxo, qual o problema ? É uma maneira de homenagear a torcida, o “corintiano roxo” já é uma expressão consagrada, não há desrespeito. Desrepeito seria se adotassem as cores dos rivais ou alterassem o escudo do clube, isto sim um desrespeito.E outra coisa, melhor ter um 3º uniforme e conseguir uma bom retorno de vendas que ter o uniforme principal lotado de anúncios, necessários para a contratação e manutenção de um elenco vencedor…

  19. O CORINGÃO VAI MASSACRAR A JESSICA(JASON BAMBI) DE NOVO NO PRÓXIMO MÊS.VAI SER BOM VER MAIS UM SHOW DO R9, SÓ QUE AGORA TB DEVEREMOS TER GOL DO DEFREDERICO(NOVO MESSI)!!

  20. Merece ser assistido

    Filme do Jason Tricolor no youtube:

    PART 1 http://www.youtube.com/watch?v=xbPGgzEBmJ8&feature=channel

    PART 2 http://www.youtube.com/watch?v=5KTBfAyV63c&feature=related

    PART 3 http://www.youtube.com/watch?v=_B0KNwnP_Gk&feature=related

    PART 4 http://www.youtube.com/watch?v=22ZDhVTdZ60&feature=channel

    PART 5 http://www.youtube.com/watch?v=vDIoo11kLsY&feature=related

    PART 6 http://www.youtube.com/watch?v=1vPhCbzC3xY&feature=channel

    PART 7 http://www.youtube.com/watch?v=1SIUX_2u3HU&feature=channel

    PART 8 http://www.youtube.com/watch?v=gBL-wNfZl4w&feature=channel

    PART 9 http://www.youtube.com/watch?v=O1uGeglLGCk&feature=channel

    PART 10 http://www.youtube.com/watch?v=L0BB4wIQ4Z4

    PART 11 http://www.youtube.com/watch?v=mHb-pL68FMU&feature=channel

    PARTE 12 – FINAL http://www.youtube.com/watch?v=mHb-pL68FMU&feature=channel

    SENSACIONAL…..RI MTO….AFINAL FORAM ELES QUE INVENTARAM O APELIDO DE JASON kkkkkkkk

    Fábio Sallum: SENSACIONAL!!!

    Ri muito também!!

  21. Fábio,

    Aonde está escrito que terceiro uniforme segue padrões tradicionais?

    Gente, terceiro uniforme, não tem que respeitar tradição alguma, tericeiro uniforme é apenas uma solução mercadológica para alavancar vendas de camisas oficiais, é só para apimentar o consumismo conrinthiano. Tanto que vamos contar nos dedos os numeros de vezes que entraremos em campo com esta camisa. é camisa para ser usada na rua, no shopping, e preferivelmente na arquibancada.

    Para finalizar repito para os mais xiitas.

    TERCEIRO UNIFORME NÃO É, E NEM TEM SER TRADICIONAL. O ÚNICO COMPROMISSO DO TERCEIRO UNIFORME É REVOLUCIONAR, MUDAR, DIFERENCIAR…

    Fábio Sallum: E não tem nada melhor do que uma grande sacada de marketing para conquistar os consumidores.

    É assim que se deve aumentar a arrecadação de um clube de futebol.

  22. Fui ao jogo contra o Bota de roxo, em protesto ao protesto. Sou Corinthiano Roxo sim senhor.

    Fábio Sallum: Luiz, seja bem-vindo ao clube!

    Eu sou corinthiano roxo. E com orgulho!

  23. Fábio,
    Matou a pau.
    Tanto sobre o terceiro uniforme não ter que seguir necessariamente a tradição, quanto a jogar todo de branco.
    Como diria o Garrincha, todo de branco é o São Cristovão.
    E a saga do Jason é impagável.

    Fábio Sallum: Eu sinto calafrios quando o Corinthians entra em campo todo de branco.

    Essa discussão de que o Timão estaria virando “tricolor” é uma tremenda bobagem!

    A saga do Jason é sensacional, né?

    Abraços!

  24. No dia 4 de agosto será oferecida a palestra “Olimpíadas e Copa do Mundo: Oportunidades de Marketing Esportivo”, ministrada pelo Prof. José Rubens D’Elia, nas instalações da Unidade Av. Paulista.

    Palestra: Olimpíadas e Copa do Mundo: Oportunidades de Marketing Esportivo.
    Vagas: Limitadas (necessário confirmar presença)
    Inscrição: Gratuita
    Local: Alameda Santos, 1893 – 11º andar. – Cerqueira César.
    Estacionamento – No local
    Horário: 19h.
    Telefone: 3016-5550
    Homepage: http://www.ubs.edu.br

    Sobre o palestrante
    Profº. José Rubens D’Elia
    – É treinador de atletas olímpicos e pilotos. Treinou atletas para as Olimpíadas de Los Angeles, Seul, Barcelona, Sidney, Atenas e Pequim. Há 10 anos atua na gestão de carreira de atletas profissionais e marketing esportivo.
    – Autor do Blog Fôlego no portal Globoesporte.com

    Fábio Sallum: Valeu pela dica!

    Abraços!


Deixe um comentário

Categorias