Publicado por: Blog do Trio | 19/03/2009

Ídolo Barrado

salbar

 

Saiu no Painel FC de hoje, assinado por Eduardo Arruda, no caderno Esportes da Folha de S. Paulo:

Na cara. Ídolo histórico do Corinthians, o ex-meia Neto foi barrado quando tentava entrar no Parque São Jorge anteontem. Segundo relatos de quem viu a cena, o segurança afirmou que ele só poderia entrar com a autorização de André Luiz de Oliveira, o diretor administrativo.

Ordens. Oliveira diz que não estava no clube no momento e que, se estivesse, não teria deixado isso ocorrer. Mas que os seguranças são orientados a não deixar ninguém entrar. “Qualquer pessoa que chega lá é parado. O porteiro não é obrigado a saber quem é o Neto”, conta.

É notório o descaso com que são tratados os ídolos do passado no futebol brasileiro. Muitos se encontram em situação de pobreza e até miséria, completamente esquecidos após anos de glórias.

 

Obviamente, este não é o caso do xodó Neto. O ex-jogador é, atualmente, comentarista da TV Bandeirantes e da Rádio Transamérica, possuindo grande destaque na mídia esportiva.

 

Mas, afinal, como afirmado acima, “o porteiro não é obrigado a saber quem é o Neto“.

 

Se não fosse das mesas redondas, o porteiro do Parque São Jorge deveria ter se lembrado de José Ferreira Neto como um dos jogadores que mais teve identificação com a Fiel Torcida e que, ao lado de Tupãzinho, brilhou no Brasileirão de 1990.

 

Alguém, por favor, dê este livro de presente pro segurança do Corinthians

Alguém, por favor, dê este livro de presente pro segurança do Corinthians

Engraçado lembrar que Neto apoiou, de modo aberto e veemente, a candidatura de Andrés Sanchez nas últimas eleições presidenciais do clube, referindo-se ao atual mandatário como “amigo” e “irmão”.

 

Acredito que não é desta forma que se costuma receber a visita de um amigo, ou mesmo de um irmão.

 

Desta história, aprendemos uma lição: não importa ser um ídolo de milhões de torcedores apaixonados para entrar no Parque São Jorge. Basta pedir autorização para o atual diretor administrativo do clube.

 

Afinal, o poder de um pode se sobrepor à história de muitos.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com


Respostas

  1. O porteiro, antes de trabalhar no Timão, devia ter pelo menos ido ao Memorial conhecer um pouco de nossa história, já que parece não ser corinthiano.
    Mas de certa forma, concordo que pessoas sem autorização prévia devam ser barradas, pelo menos o porteiro fez o trampo dele.

    Fábio Sallum: Pois é, mas deveria entender um pouquinho mais de história do clube. Isso porque era o Neto. Já pensou se fosse um Idário da vida?

    O pior foi a prepotência do discurso do diretor administrativo do clube.

  2. Bem feito!

    O Neto declarou apoio ao Sanchez e agora ele sabe quem ele apoiou!

    Fábio Sallum: Honestamente, eu não queria ter um “irmão” assim!

  3. Só uma coisa Fábio, eu acho que comentárista jamais deveria se declarar, abrir para quem deve apoiar em eleições do clube, manter-se neutro.
    A partir do momento que o cara deixa de ser ídolo do clube para virar comentarista, tem que se demonstrar neutro, saiu da emissora aí ele pode dizer como torcedor pra quem vai votar.
    Ele apoiou um presidente enrolão, envolvido até o pescoço com negociatas e que combinou depoimento na PF com o Alberto Dualib.
    Infelizmente não é só ele não, o Ronaldo também é outro que vira e mexe tá endeusando o Andrés Sanchez, logo logo ele vai ser barrado no clube também.

    Fábio Sallum: Segundo informações, o Neto tinha uma dívida com o Andrés, que o ajudou quando esteve mal.

    O Ronaldo era um ótimo goleiro, mas é um péssimo comentarista. Muda de opinião toda hora.

  4. Seu pusquê,

    Gosto do seu blog e sou fã do Neto, mas vou ter que discordar. Ser ídolo do passado não dá direito de livre-acesso às dependências do clube. Imagine se todo jogador que contribuiu para a história do clube resolvesse entrar lá sem dar satisfação? Como você controlaria o acesso? Mais importante, como distinguir entre quem foi ídolo ou não? E se minha opinião for diferente da sua? Vai ficar ao critério de quem estiver na presidência? Meio arbitrário não é?

    Eu concordo contigo que o porteiro poderia ser mais bem informado. Independentemente de poder entrar ou não, ex-jogador do clube deve ser bem tratado. Agora daí a permitir a entrada indiscriminada, acho que não dá.

    Parabéns ao trio pelo excelente blog. Essa é uma excelente fonte de notícias para quem mora no exterior e quer acompanhar o futebol brasileiro.

    Abs!

    Fábio Sallum: Grande Gus, é uma honra ter sua visita aqui no Blog do Trio! Acompanhe sempre a gente por aqui!

    Discordo da sua opinião, mas respeito. Ídolo não deve ser barrado nunca.

    E fala pro pessoal de Harvard também acessar o blog!

    Abração!

  5. Idolos do passado, sao tratados muito bem no PSJ, sua informaçao esta furada. Pergunte para as familias de Idario, Ezequiel entre outras.

    Esta frase sua:”É notório o descaso com que são tratados os ídolos do passado no futebol brasileiro. Muitos se encontram em situação de pobreza e até miséria, completamente esquecidos após anos de glórias.”

    Esta frase sua, no caso do Timao, detonou o post inteiro, infelizmente.

    Foi absolutamente infeliz, pois nao conhece o que se faz la.

    Em tempo. Nao sou diretor, nem conheço esses caras citados, porteiros e diretor, apenas tento reparar uma injustiça.

    Fábio Sallum: Preste bem atenção à minha frase. Eu disse “no futebol brasileiro“. Isso engloba todos os clubes e a Seleção Brasileira. Veja, por exemplo, se os campeões mundiais recebem assistência da CBF.

    Eu nunca disse que o Corinthians costuma tratar mal seus ídolos. Tanto que, se isso acontecesse com freqüência, seria noticiado sempre. A última vez que me lembro disso ter acontecido foi com o Basílio, na época do Dualib.

    No entanto, não permitiram a entrada do Neto. Isso é um fato.

    Logo ele, que apoiou fervorosamente a candidatura do Andrés.

    Em entrevista ao Estádio 97, ele atribuiu culpa ao diretor administrativo do clube, Sr. André Negão. Segundo o Xodó, André, que não tem condições de exercer o cargo que ocupa, é contra a entrada de ex-atletas no clube – o que é um absurdo.

    Leia atentamente ao texto, antes de atacá-lo.

  6. O clube precisa normatizar a questão da entrada de ex-atletas no clube. Não só para os grandes ídolos, como Neto, Basílio, Ronaldo, Marcelinho, Rincon e tantos outros, mas para os ex-atletas em geral. Que se crie uma credencial que possibilite não só o acesso ao clube pela entrada social, como pela entrada do estacionamento. Quanto ao fato em si, desconheço os detalhes e vale ressaltar que não é a primeira vez que isto ocorre com o Neto

    Fábio Sallum: Seja bem-vindo, Silvinho.

    Pois é. Com o Basílio isso já aconteceu também, na época do Dualib.

    Você já ouviu falar sobre uma carteirinha para os ex-atletas, que possibilitaria, além de acesso ao clube, assistir todos os jogos do Corinthians?

    Aliás, hoje o Neto entrou no ar no Estádio 97, descendo o sarrafo no diretor administrativo do clube.

    Abraços!

  7. O time do meu coração, encontra-se dominado por verdadeiros e contumazes agressores das leis vingentes. O pior! Encontram guarida junto aos diversos membros dos varios órgaõs publicos de nosso estado, estes, fazem parte da diretoria, do conselho e do quadro associativo.
    Acordem, Corintianos do bem e,
    Acorda, Brasil
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

    Fábio Sallum: É complicado, Fiori! Mas não podemos nos calar, nem deixar de lutar pela limpeza no futebol.

  8. Até que não foi má idéia barra o Neto.

    A impressão que eu tenho, a ver pelos comentários dele, é que ele virou são-paulino, bota-foguense, coxa, etc, etc…. menos corinthiano.

    Fábio Sallum: Não se pode confundir a história dele como camisa 10 do Coringão com o papel dele como comentarista de futebol.

    Ele não pode ir na TV e ficar só puxando sardinha pro Corinthians, pois corre o risco de virar um Chico Lang da vida, sem qualquer credibilidade.

    Atacar o Neto deste modo é muita covardia. Todo mundo sabe o amor que ele tem pelo Timão.

  9. O problema Fábio, é que ele faz justamente ao contrário: pra não parecer tendencioso ele exagera nas críticas.

    A alguns dias vi um jogo do timão pela Band, e o Neto criticou até o fato do André Santos levantar a manga da camisa!

    Não tenho nada contra ele, só que penso que ele poderia ajudar muito mais o Corinthians participando mais ativamente da vida política do clube, do que ficar atacando o timão por qualquer motivo na televisão!

    Fábio Sallum: O Corinthians tem muitos torcedores ilustres que poderiam ajudar o clube, mas preferem não se envolver. Muitas pessoas poderiam participar da vida política do clube, tais como o próprio Neto, o Sócrates, entre outros. Mas cabe a cada um de nós fazer a nossa parte.

    Eu não gostou muito dos comentários do Neto, por isso dificilmente acompanho um jogo pela Bandeirantes. A Globo pode ter todos os defeitos, mas ao menos possui profissionais mais bem-preparados do que a concorrência.

  10. Tem razão… asistir pela Band é uma tortura. Só uma informação…. vi a alguns dias a entrevista do Sócrates pro Benja… lá ele disse que tinha um candidato de apoio definido e que, hipotéticamente, no futuro poderia vir a lançar-se presidente.
    Você não acha que seria uma boa?
    Um abraço!

    Fábio Sallum: Eu vi um trecho dessa entrevista. Eu acho que ele deveria participar da política do Corinthians, da forma que melhor entender. Eu sei que ele apoiou o Paulo Garcia, mas não o vi durante as eleições do clube.

    Não sei se ele seria um bom presidente. Um clube de futebol tem os mesmos problemas de uma empresa. Tem que ser alguém com experiência e conhecimento no assunto. Chega de aventureiros no Coringão!

    Abraços!

  11. Ola Fabio Salum, saudades mas que legal o seu blog. um abraço (BOLA)

    Fábio Sallum: Fala, grande Bola! Saudades de você também!

    Que bom que gostou do blog! Apareça sempre e comente!

    Um abração!

  12. Gostaria de parabeniza-lo pelos comentários que faz, diferentemente do que acontece com outros blogueiros que se aproveitam da marca corinthians para se promover, falando um monte de asneira, que ha problemas no corinthians é fato, mas penso que é melhor agir do que ficar jogando palavras ao vento. Parabéns pelo blog e continue assim , dando liberdade para os leitores colocarem seu posicionamento.

    Fábio Sallum: Obrigado, João Paulo!

    Este espaço é de todos. Não adianta fazermos críticas vazias.

    O Corinthians possui muitos problemas, mas precisa de pessoas que tragam soluções e boas idéias ao clube.

    Volte sempre! Um grande abraço!


Deixe um comentário

Categorias