Publicado por: Blog do Trio | 27/01/2012

O que aconteceu com o melhor futebol do mundo?!

Amigos do Trio,

O Blog do Trio traz mais um brilhante texto de nosso amigo e leitor Luiz Roberto Rodrigues.

O que aconteceu com o melhor futebol do mundo?!

O Brasil chegou a ser reconhecido em todo o mundo como o país do futebol.

Cinco vezes campeão mundial de Futebol, inúmeras vezes campeão mundial de Futsal, campeão mundial de Futebol de Areia, etc., etc. …

Sem exceção, todas as seleções de futebol do planeta, quando enfrentavam o Brasil respeitavam a “amarelinha”, jamais ousavam entrar em campo com um esquema tático ofensivo. Respeito total!!

O Brasil tinha um lugar quase que permanente no 1º. Lugar do ranking da FIFA. Raras eram as vezes em que ele despencava para o 3º. posto. No máximo 3º. posto!

Hoje (2012) o Brasil se encontra na 6ª. colocação do ranking da FIFA e já não tem mais o mesmo respeito dos adversários!

Quais teriam sido os fatores que fizeram com que o Futebol brasileiro, tivesse uma queda tão acentuada de rendimento?

Em minha opinião, uma série de fatores nos levou ao estágio em que hoje nos encontramos. Vou tentar enumerá-los sem a devida ordem de importância:

  1. Ganhamos a Copa de 1994 jogando um futebol de resultado. Um futebol feio, porém prático, ou pragmático como queiram, que alcançou o objetivo de ser novamente campeão, pois não conquistávamos um título desde 1970. Alguns chegaram até a estabelecer um parâmetro com a Copa de 1982, onde jogamos um futebol maravilhoso, elogiado por todos, mas que não chegou sequer às semifinais!
  2. Os jogadores brasileiros passaram a deixar o País com idades entre 18 e 21 anos e foram aprendendo mais esquemas táticos e vícios do futebol europeu do que do brasileiro. Para os zagueiros, até que isso foi bom, mas para as demais posições foi negativa essa experiência;
  3. Os nossos treinadores passaram a ganhar salários astronômicos, fora da nossa realidade, e ao invés de se aperfeiçoarem e reciclarem seus conhecimentos, preferiram se acomodar, se sentindo ricos e realizados. O futebol hoje é muito dinâmico e requer o aperfeiçoamento quase que semanal. É possível assistir jogos do mundo inteiro pela TV e quando alguém vem com um esquema tático novo, logo se encontra um antídoto para neutralizar os pontos fortes do novo esquema;
  4. Felipão conquistou o quinto título mundial para o Brasil, passando a ser referência. Como teve passagens vitoriosas pelo Criciúma, Grêmio e Palmeiras jogando o chamado futebol de resultados, um futebol que privilegia a marcação e que espera um erro do adversário ou uma jogada de bola parada (exaustivamente ensaiada por suas equipes). E a partir daí tivemos instalada no futebol brasileiro a chamada escola gaúcha:

Mano Menezes, Celso Roth, Tite, Cuca, Adilson Batista, Dunga, Felipão, Caio Júnior, etc.,

Pois bem, de todos os fatores apontados, eu entendo que o principal é o último, ou seja, a escola gaúcha de futebol.

Todos devem estar lembrados que logo que o Felipão assumiu a seleção brasileira, o Brasil jogou contra a Argentina em Buenos Aires e perdeu. Os argentinos que deviam estar eufóricos por derrotarem o Brasil se sentiram surpresos com a forma de jogar da seleção brasileira e estamparam em seus jornais: “ESSE NÃO É O FUTEBOL BRASILEIRO”. Eles tinham a certeza que tinham derrotado qualquer outra seleção, menos a brasileira. Cadê aquele toque de bola envolvente, cadê aquela subida dos alas que atormenta qualquer adversário? Esse não é o futebol brasileiro. Pois bem, eles, os nossos maiores rivais, chamavam a nossa atenção de que aquilo não tinha nada a ver com o futebol brasileiro, até então, o melhor do mundo!

E o pior é que tinham razão. Os nossos clubes passaram a praticar o chamado futebol de resultado e no ano de 2011, os principais clubes brasileiros, eram comandados por técnicos gaúchos! Felipão no Palmeiras, Tite no Corinthians, Adilson Batista no São Paulo e no Santos, Caio Júnior no Botafogo, Cuca no Atlético Mineiro e Cruzeiro.

Quando indagado por jornalistas brasileiros, o técnico do Barcelona, após massacrar o Santos na final do mundial interclubes de 2011, disse: “UÉ, eu copiei esse toque de bola do futebol brasileiro! Vocês jogavam assim, lembram!?”

Voltar aquele futebol será muito difícil, até porque, hoje, os treinadores das equipes de base já estão copiando o basquete e o vôlei e, se o jovem não tiver mais de 1,85m não pode treinar como goleiro ou zagueiro de área. Gamarra, Roberto Dias, Valdir Joaquim de Moraes (ídolos imortais) não poderiam sequer treinar futebol.

Os meias armadores foram extintos!!

Quando o genial Jackson do Pandeiro, fez uma música para a Copa de 1962 ele disse no final de uma estrofe: Quando a partida esquentar e Vavá de calcanhar entregar a pelota a Mané, Mané garrincha a Didi, Didi diz é por aqui e aí vem o gol de Pelé. Pois bem, esse jogador que dizia: É POR AQUI, marca registrada do futebol brasileiro, e também do futebol argentino, o chamado meia armador, não existe mais. Foi substituído por um volante (marca registrada do futebol gaúcho)!!

Por tudo isso, eu amante do futebol arte, vou passar a viver de recordações. Rever os vídeos as histórias do verdadeiro futebol brasileiro. Que como tudo na vida, um dia teve fim.

Estou triste, porém com o consolo de ter visto o melhor futebol do mundo. De pagar dez cruzeiros para assistir Pelé e Garrincha no mesmo jogo! De ter visto Luizinho, Canhoteiro, Pagão, Zizinho, Luiz Pereira, Rivelino e tantos outros craques que encantaram milhares de torcedores e principalmente do futebol arte, bem jogado, bola no chão, de pé para pé, dribles desconcertantes, jogadas geniais!!

Disse o poeta: “Recordar é viver” e eu no futebol daqui para frente, vou viver de recordações!

Luiz Roberto Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: