Publicado por: Blog do Trio | 10/10/2011

A luz amarela acendeu

SANTOS 1 x 0 PALMEIRAS

Nação Palestrina,

Muito embora para aqueles que teimam em não enxergar a verdadeira situação do Palmeiras os treze pontos – 40 a 27 – que nos separam da zona do rebaixamento sejam suficientes para afastar tal temor, pensamos de modo diverso.

 Há dez rodadas, aproximadamente, o Palmeiras com seguidos empates – exceção feita à sofrível vitória contra o Ceará – estacionou na tabela, vendo os demais concorrentes ultrapassá-lo na tábua de classificação.

  Equipes como o Coritiba e Atlético Goianiense que se encontravam na zona do rebaixamento já nos ultrapassaram ou estão em vias de fazê-lo.

 O Palmeiras, ao contrário, após sustentar-se por semanas na sexta colocação, visto que os demais concorrentes também empatavam seus jogos, despencou para a décima colocação.

 Nossa preocupação, daí a analogia com a luz amarela, funda-se em três fatos:

 1        – o time é fraquíssimo e já deu mostras de não possuir condições de, da noite para o dia, superar e reverter a situação de queda livre em que se encontra;

 2        – Felipão já declarou, mais de uma vez, não mais saber o quê fazer ou tentar para reverter a situação;

 3        o Palmeiras, historicamente, quando se vê pressionado, por exemplo em 2002, 2008, 2.009 e 2.010 – quando até certa altura dos campeonatos tinha condições de reverter o quadro desfavorável – descenso, ganhar o título ou buscar a Libertadores – fracassou em todas as ocasiões demonstrando não possuir o mínimo equilíbrio emocional sem o qual, nada se consegue.

 Some-se a isso o fato de que a tabela ainda nos reserva confrontos com times que vêm apresentando um futebol muito melhor que o nosso – São Paulo, Corinthians, Flamengo, Fluminense e outros – o que nos faz supor que o futuro não será muito melhor do que o presente.

 As notícias que já nos chegam sobre o ano de 2.012, também não são nada alentadoras, visto que denunciam a manutenção do modelo que há décadas não vem dando certo, qual seja a aposta em promessas que nunca vingam casos de Gerley, Carmona, Dinei, Pardalzinho, Max, Capixaba, Rivaldo, Tinga, Gabriel e tanto outros, ou em jogadores que já viveram seus melhores dias, casos de Juninho, Denílson, Obina, Vitor, Linconl, Everthon e outros.

 Apesar de alguns alardearem que para o ano haveria recursos para contratações que pudessem tirar o Palmeiras da letargia endêmica em que se encontra, os balancetes publicados pelo clube revelam situação bem diversa.

 Nomes já revelados como os de Jorge Wagner, Diego Tardelli e Titi como o de possíveis reforços para o ano, sinceramente, não nos parecem os ideais para a mudança do quadro atual.

 Oxalá estejamos errados e que tudo não passe de um infundado pessimismo causado por mais uma derrota !.

 Quanto ao jogo em si não há muito a comentar, uma vez que tem sido uma repetição de nossas últimas atuações.

 O Santos, que sem Ganso e Neymar, para nós é um time igual a todos os outros, fez o mínimo necessário para vencer o jogo e se não fosse Deola estaríamos amargando vergonha maior.

 Durante os noventa minutos de jogo chutamos três bolas ao gol santista, sendo duas em cobranças de faltas de Marcos Assunção e uma num único arremate de Fernandão defendido pelo goleiro adversário. Convenhamos que é nada !

 Quanto ao nosso elenco, ficou evidente, mais uma vez, que a imensa maioria de nossos jogadores não tem a mínima condição de envergar a camisa esmeraldina não se sabendo como e porquê ali estão.

 Tal mediocridade compromete, inclusive, o desempenho de jogadores – como Marcos Assunção, Henrique e Maikon Leite – que em outras ocasiões mostraram alguma qualidade.

 Diante de tal quadro cabem as seguintes indagações que, inclusive, já rondam os meios de comunicação: Felipão somente faz substituições óbvias porque já é um técnico superado/desmotivado ou por que teria consciência que grandes ousadias táticas neste momento poderiam causar-nos um estrago maior ? Sem um elenco à altura que nos permitisse a disputa por títulos valeria a pena investir-se em um técnico do porte de Felipão ?

 As respostas estão com vocês !

 Até breve !

 guilherme.mendes@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/guirmmendes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: