Publicado por: Blog do Trio | 08/08/2011

O 1º Golpe da República Popular do Corinthians!

Nação Corinthiana,

Como já é de conhecimento geral, o departamento de marketing do Timão lançou uma campanha para eleger o presidente da República Popular do Corinthians.

Confesso que demorei a entender do que realmente se tratava. Isso porque ora a ação era anunciada como um jogo, ora como um canal direto dos torcedores.

Entendi que a coisa ficou pior quando percebi que a nomeação de governadores, sob a utilização de parâmetros subjetivos, poderia gerar uma verdadeira disputa de egos e vaidades entre blogueiros e torcedores, desviando o foco principal de todos: a luta por um Corinthians melhor e para todos.

Eis que vi um texto sobre o assunto, escrito por Álvaro de Campos, do ótimo Blogue do Timão – local recheado com posts que dão gosto de ler, escritos com inteligência e exalando corinthianismo.

Em seu texto, Álvaro trata do assunto com mais propriedade e com clareza, colocando os necessários pingos nos is. E, desde já, afirmo que corroboro cada palavra ali exposta, sobretudo em relação ao caráter político e, sobretudo, alienante da campanha.

Leiam e tirem suas próprias conclusões:

O 1º Golpe da República Popular do Corinthians ou We won´t get fooled again!

08/04/2011
por Álvaro de Campos

O dono do boteco posiciona-se com toda sua arrogância como oposição independente à gestão Andrez. Também não patrulha opiniões dos botequenses, pelo contrário, o melhor do blogue são exatamente as posições dos comentaristas em cima de alguma grande verdade escrita por mim, mas questionada pela eterna ignorância alheia!

Ao problema, então…

A República Popular do Corinthians é uma bela sacada de mktg, mas isso não significa que eu goste de mktg ou que me encante com suas “belas sacadas”. Estou mais entre os que acham a publicidade um modo de idiotização das pessoas.

Digamos que eu tolere esse universo como um fato da vida: precisamos de dinheiro para manter um bom time e a economia de mercado depende do mkgt para nos fazer de idiotas vender produtos.

Ressalvo, contudo, que a RPC é uma brincadeira bacana e que tem algo que merece destaque e aplausos: é das únicas ações de mktg no futebol que não envolve essa papagaiada sexista de mulheres deformadas no photoshop. Não tenho mesmo paciência com essas merdas. Sou Saint Pauli FC: anti-racist, anti-fascist and anti-sexist!

Fui procurado pela empresa que coordena esta ação e, por mais que perguntasse, não fui esclarecido do que se tratava. Só pediam foto e bio. Agora que o saite deles saiu, confirmou-se que meu desconfiômetro continua nos trinques.

Se por um lado acho que boicotar simplesmente uma ação do meu Time poderia ser entendido como “torcer contra”, por outro, faltou a essa gente um mínimo de compostura. Afinal, grande parte dos blogueiros sugeridos ali tem compromissos com a gestão atual (inclusive membros da atual diretoria) e não é esse o problema, claro. O problema é maior. O problema é o marketing corinthiano financiar a ação de blogues e redes sociais às vésperas da eleição. O problema é mais uma ação alienante que vai desviar a atenção das verdadeiras eleições.

Entendo que se fosse algo mais anárquico e divertido, do tipo: um grupo de torcedores solicitam a proclamação do “estado federativo de Vila Guilherme e arredores”, outro “Estado Livre de Vila Guilherme”, os cachaceiros fundam o “Estado Democrático e Etílico do Bar do Biu” etc., seria mais digerível e, por que não, democrático.

Contudo, o que vimos?

A seleção pontual de blogueiros como “Governadores” — e bota pontual nisso — com um convite para evento privado no PSJ dia 05/08.

Só para entender a democraticidade dos "governadores"

Some-se a isso tudo, e agora eu chego ao ponto, as eleições de dezembro que já fedem a golpe. Queiram ou não, esses “Governadores” serão referência política sustentada pelo mkgt corinthiano, por mais bobos que sejam (ou se façam). Quando, por exemplo, o mkgt corinthiano reinventar a contratação do Tevez, essa “rede social” poderá se manifestar contra? Pode-se criticar a Copa do Mundo?

A pergunta é direta: a outra banda do Parque foi convidada para ser “Governador” também?

(resposta do Blog do Trio: NÃO!)

Parem esse game social (=como podem ser ridículos os caras de mkgt), agora!

Pois recomendo a todos os blogueiros que saiam dessa. Sei que muitos são seduzidos pela ideia do concurso de beleza, do prêmio de “melhor blogue”, mas enxerguem a ação POLÍTICA e ALIENANTE embutida nisso.

Boicote. Simples, limpo e direto: BOICOTE.

Abaixo a República! Viva a Revolução!

Ódio eterno ao futebol moderno!

 

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Fábião, num entendi a parte q fala q o problema é o marketing financiar os blogues… onde é q fala no site da República q o Marketing vai financiar alguma coisa?
    abraços

    Fábio Sallum: Wagnão, o “financiar” no caso seria no sentido de prover estrutura, exaltar, dar destaque.

    Afinal, em ano de eleição, estes mesmos blogs/sites não vão conseguir manter independência para tratar da verdadeira política com a necessária isenção ou transmitindo suas opiniões com liberdade.

    E isso é uma questão importante e que não está sendo levando em conta diante do “oba-oba” da campanha.

    Abraços!

  2. entendi… pra te falar a verdade eu ainda não consegui formar uma opinião sobre esse assunto… no início, vi com bons olhos pois achei q se tratava apenas de um “game”, jogada de marketing mesmo e talvez até a idéia pode ter sido só essa… porém agora já estou dividido pois alguns argumentos contra, tanto nesse texto quanto em outros q eu li, são muito consistentes e tem fundamento ao meu ver….
    abraços

    Fábio Sallum: Eu tive a mesma reação que você, à princípio.

    Depois, fui começando a ver algumas inconsistências e verifiquei que pode ser algo alienante, afastando os torcedores da verdadeira política.

    Abraços!

  3. […] O 1º golpe da República Popular do Corinthians by blogue do trio […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: