Publicado por: Blog do Trio | 07/07/2011

Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa!

Amigos do Blog do Trio,

Na última terça-feira, o jornalista inglês Andrew Jennings lançou em São Paulo a versão em português de “Jogo Sujo (Foul!) – O Mundo Secreto da FIFA: Compra de Votos e Escândalo de Ingressos“, editado pela Panda Books. A obra já foi traduzida para mais de 12 línguas.

O autor participou também de um interessante bate-papo no auditório da Livraria Cultura, onde respondeu questionamentos da platéia sobre diversos assuntos do esporte, sobretudo sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Jennings é repórter investigativo há mais de três décadas, passando pelo The Sunday Times, pelo Daily Mail e pela BBC. Vale destacar que as denúncias apresentadas pelo jornalista foram convertidas em um documentário pela emissora britânica, alcançando grande repercussão mundial.

Em razão de seu trabalho, Andrew Jennings se transformou no inimigo nº 1 dos principais dirigentes esportivos do mundo, se transformando no único profissional de imprensa a ser banido das coletivas da FIFA desde 2003.

Com tradução de Renato Marques Oliveira, “Jogo Sujo” retrata os meandros da Fédération Internationale de Football Association, comandada atualmente por Joseph “Sepp” Blatter. De maneira bem-humorada e com uma narrativa rica em detalhes, retrata os meandros da política praticada em Sunny Hill, localidade de Zurique onde se localiza a sede da FIFA.

O leitor é apresentado a um universo onde a corrupção, o lobby, as fraudes e a eterna disputa pelo poder dão as cartas do jogo que controla o futebol no último quarto de século, desde que Sir Stanley Rous deixou o comando da entidade.

A obra se inicia justamente com a queda de Rous, que foi vencido por João Havelange em 1974, com a maciça ajuda de Horst Dassler, então dono da Adidas.

Horst Dassler era um homem de bastidores e foi um dos responsáveis pelo dito futebol moderno. Filho de Adi Dassler, o fundador da Adidas, Horst foi o responsável pela engenharia financeira que levou Havelange ao poder e trocou o anseio de ver federações estampando as famosas três listras alemãs pela possibilidade de controle dos princípais negócios do futebol.

Foi com Horst Dassler, e através da criação da ISL, que o futebol deixou de ser um mero esporte e se transformou em um verdadeiro negócio. E foi através das mãos do alemão que Sepp Blatter, seu protegido, chegou ao topo da FIFA.

A história dos Dassler, que criaram Adidas e Puma em 1948 após uma briga entre os irmãos Adi e Rudolf, pode ser acompanhada em detalhes em outra ótima obra: “Invasão de Campo – Adidas, Puma e os bastidores do futebol moderno“, de Barbara Smit.

Episódios como esse, bem como outros envolvendo manipulação de resultados, compra de votos, distribuição de ingressos, tráfico de influências entre outras práticas condenáveis, recheiam as 351 páginas do imperdível livro que a FIFA tentou proibir.

O despojado e instigante tom empregado por Jennings faz com que o leitor acredite que está lendo uma ficção e até se divirta em alguns momentos engraçados. Mas, como o próprio autor alertou em sua dedicatória endereçada ao Blog do Trio: “First you laugh. Then you cry.

Vale a pena conferir também o website Transparency in Sport, onde Andrew Jennings apresenta o fruto de décadas de investigação a respeito das entranhas do mundo do esporte.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Joáo Havelange, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira… tudo farinha do mesmo saco!

    Ainda bem que existem jornalistas com o Andrew Jennings para desmascarar esse pessoal!

    Ótimo texto!

    Fábio Sallum: Pena que a maioria da imprensa não segue os passos de profissionais como Jennings.

    Abraços!

  2. Fabio,

    Vi a entrevista deste jornalista inglês no Mesa Redonda e fiquei curioso para ler este livro.

    Depois de ler sua resenha, vou correndo comprar o meu!

    Ainda não li esse Invasão de Campo, mas parece ser bom.

    Abs

    Fábio Sallum: Vale a pena comprar, Marco!

    “Invasão de Campo” também é excelente e mostra com riqueza de detalhes a trajetória do visionário Adi Dassler e como seu filho Horst ajudou a transformar o esporte no show business dos dias de hoje.

    Abraços!

  3. Parece ser mero entretenimento… sem prova alguma… agora os irmão da adidas, eu vi um documentário sobre a história deles e é legal pra caramba…
    abraços

    Fábio Sallum: O Jennings já apresentou inúmeras provas das alegações dele.

    A história dos Dassler é muito legal mesmo.

    Abraços!

  4. e pq ninguém foi preso?

    Fábio Sallum: Ocorre que a FIFA fica sediada na Suíça, onde as coisas são permitidas e é proibido denunciar.

    São questões complicadas.

    Abraços!

  5. Pelo visto muita água suja vai rolar desse universo podre da FIFA, é suborno, compra de votos, decisão mais políticas do que técnicas. Aliás desde que João Havelange entro lá em 1974 a lama ganhou proporções e o esquema sujo continuou como seu escudeiro Sepp Blatter, com ajuda do canalha do Ricardo Teixeira que há 22 anos estraga o nosso futebol.

  6. Li Invasão de Campo – Adidas, Puma e os bastidores do futebol moderno e acho incrível que uma briga entre irmão possa ter criado duas das maiores empresas de esportes. É de se fazer pensar o que poderia acontecer se eles tivessem mantido a sociedade.

  7. Ele é escocês e não inglês!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: