Publicado por: Blog do Trio | 27/05/2011

Um incrível renascimento!

Amigos do Trio,

6 de dezembro de 2009, última rodada do Brasileirão, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, Coritiba e Fluminense se enfrentavam, em jogo que valia nada mais, nada menos, que a permanência na primeira divisão para o ano de 2010. Os Cariocas, após uma recuperação espetacular no Campeonato, jogavam pelo empate, enquanto ao Coxa restava apenas a vitória para se salvar da degola.

O Fluminense saiu na frente. Logo em seguida o Coritiba empatou. Tudo isso ainda no primeiro tempo. No segundo, os Paranaenses bem que tentaram, mas o jogo acabou mesmo no 1×1. E o Coritiba estava rebaixado.

Torcida em confronto com a Políca no fatídico 6 de dezembro

Assim que o árbitro apitou o final da partida os torcedores, revoltados com o rebaixamento invadiram o gramado, protagonizando uma verdadeira batalha campal no Couto Pereira.

Saldo final do ano de 2009 para o Coxa: Rebaixado para a segunda divisão, com um estádio destruído, e uma iminente pena das mais pesadas dos Tribunais desportivos em razão das cenas protagonizadas por sua torcida.

Nas semanas seguintes ao jogo,  dirigentes do clube passaram a ser ameaçados por torcedores supostamente ligados à principal Torcida Organizada do Clube, apontada, ainda, como responsável pela batalha campal ocorrida.

Enfim, o Coritiba era um clube devastado, destruído.

Mas aí sua direção soube dar a volta por ciam de forma incrível.

Veio o ano de 2010. Como já era esperado, o clube perdeu 10 mandos de jogos na Série-B.

Com a manutenção de Ney Franco, o clube foi campeão Paranaense. Veio a Série-B e o time foi jogar em Joinvile enquanto não poderia atuar em Curitiba. Mesmo assim, nunca esteve fora do G-4, e, com a volta ao seu estádio, acabou não apenas voltando à Série A, como se sagrando campeão da competição.

Já em 2011 o clube foi novamente campeão Paranaense, de forma antecipada e simplesmente vencendo todos os jogos.

Já na Copa do Brasil o time aplicou uma das goleadas mais humilhantes da história do Palmeiras. e agora está na final, a dois jogos de conquistar um título nacional.

Impressionante a reviravolta que esse clube deu em pouco mais de um ano e meio. De rebaixado e sem estádio para jogar para bi campeão estadual e finalista da Copa do Brasil.

Que sirva de exemplo para os demais clubes!

Aurélio Camargo

aurelio.camargo@blogdotrio.com.br

Siga-me no twitter: http://twitter.com/aureliocamargo

Anúncios

Responses

  1. Cara, muito bom o texto, mas tem um erro. O coxa fez o gol antes do fluminense e eles empataram. Depois do empate, nao quiseram mais jogar bola e ficaram amarrando o jogo, e o juiz conivente apitava todos os cai-cai do fred e companhia…

    Tom,
    Obrigado por suas palavras.
    Eu havia usado uma ficha técnica do jogo, e por isso fui checar. O Flu saiu na frente, com Marquinho batendo falta, aos 27 minutos. O Coritiba empatou com pereira, de cabeça, aos 35.

    Abraços,
    Aurélio

  2. Caro Trio,
    A queda foi consequencia, pois não ocorreu no dia 06/12/09, foram fatos, pertinentes ao futebol, pois vejam, tinhamos o tal de marcelinho paraíba, ganhado 500 mil/mês, e com um futebolzinho assim, ohhhhh.
    Um antigo G9, que só pensava em festas do centenário, etc.
    Tinhamos um grupo de jogadores, que além de jogadores, SÃO torcedores, ( Edson Bastos,Donizette, Pedro Ken, Marcos Aurélio,Vanderlei, Jeci, Geraldo, que apesar de ser angolano também o é, e outros). A punição foi justissíma, não se questiona. Mais soubemos administrá-la. E em 2010, e agora em 2011, como um fênix que foi redescoberto (me desculpem, o termo é este mesmo !). Eu como torcedor e milhões de COXAS, estamos orgulhosos, por tudo que passamos, passaremos ainda, mais de uma forma mais satisfatóriae e alegre. Por isso, que nós torcedores, respeitamos os demais times/clubes e seus torcedores, porque futebol é paixão, é amor. A nossa paixão pelo nosso GLORIOSO COXA, é tão grande, tão imensurável, que nós gritamos em todos os jogos, sejam os mais ou menos importantes………… COXA EU TE AMO !!!!

    Valmir,
    Muito legal seu depoimento!
    Só não entendi uma coisa, o que significa o “antigo G9”??
    Abraços,
    Aurélio

    VALMIR

  3. Aurélio, o antigo G9, eram (ainda é) o presidente Cirino (procurador do estado) e 8 diretores. Hoje o ainda é G9, com o mesmo presidente, com o Wilson Ribeiro (HSBC),mais com autonomia de presidente, mais 7 diretores, todos empresários e respeitados

    Valmir,
    Entendi!
    Outra pergunta. Como está atualmente a relação do clube com a Império Alvi-verde? Lembro que à época dos fatos clube e torcida romperam, como eles, inclusive, impedidos de entrar com qualquer identificação da torcida no Couto Pereira.
    Como está hoje?
    Abraços,
    Aurélio

  4. Boa a idéia do post.

    A maior parte da imprensa não deu a devida atenção pra essa história bonita de superação.

    Nada como um rebaixamento pra passar o clube a limpo.

    Parabéns ao Coritiba. Tem a minha torcida frente ao Vasco!

    Blefe,
    Bem lembrado. Muita gente atacou depois do que a torcida fez naquele jogo (com razão), mas ninguém falou da volta por cima!
    Tb terá minha torcida contra o Vasco!
    Abraços,
    Aurélio


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: