Publicado por: Blog do Trio | 25/05/2011

Mais uma camisa polêmica!

Nação Corinthiana,

Após algumas imagens terem vazado na internet durante a semana, o Corinthians e a Nike finalmente divulgaram oficialmente a nova camisa 3 do Timão.

A camisa faz menção à homenagem prestada pelo Coringão em 8 de maio de 1949, que entrou em campo vestindo um manto de cor vinho (ou grená), em alusão ao time do Torino.

Corinthians entra em campo vestindo a camisa do Torino em 1949. (Crédito: Gazeta Press)

Isso porque, quatro dias antes, o avião que transportava a equipe de volta à Itália, após a disputa de um amistoso contra o Benfica, chocou-se contra uma das torres da basílica de Turim de Superga, não deixando sobreviventes.

Em 1948, o Torino – que era a equipe-base da seleção italiana -, enfrentou Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Corinthians durante excursão no Brasil. Das equipes brasileiras, apenas o Timão venceu a imbatível esquadra italiana por 2 a 1, no dia 21 de julho, no Estádio do Pacaembu.

O acidente que vitimou a equipe do Torino comoveu o mundo inteiro e coube ao Corinthians realizar uma singela e emocionante homenagem, subindo a campo com o uniforme italiano para enfrentar a Portuguesa. A renda da partida, que foi vencida por 2 a 0 pelo Timão, foi toda revertida para os familiares das vítimas da tragédia.

Realmente, a homenagem ao Torino é um belo capítulo da história alvinegra, que foi resgatado pelo Departamento de Marketing do clube e pela fornecedora de material esportivo.

Ocorre que a iniciativa não foi muito bem digerida por uma parcela da torcida.

A questão é a mesma de sempre: ao apego dos corinthianos mais puristas ao tradicional manto alvinegro.

Nos últimos anos, os clubes de futebol tem utilizado a terceira camisa como um objeto de marketing à parte, atribuindo-lhe cores que não guardam relação com o uniforme original das equipes. Esta tendência se consolidou na Europa e segue o mesmo caminho no Brasil.

Vale lembrar que, à exceção da mórbida camisa preta com a cruz roxa no peito, as iniciativas do clube neste sentido tem sido muito bem-sucedidas. No caso atual, não será muito diferente e certamente teremos outro fenômeno de vendas.

Além do mais, trata-se de uma iniciativa válida para comemorar um ato que trouxe muito orgulho aos torcedores do Timão naquela época – e que continua a emocionar nos dias atuais.

O ponto negativo da camisa – que vinha sendo especulada desde o ano passado na imprensa – se refere à utilização da imagem de São Jorge em seu lado direito.

A questão aqui não é em relação especificamente ao santo guerreiro, padroeiro da Fiel Torcida e representante da garra e da raça corinthiana.

Ocorre que a dita homenagem ao Torino fica descaracterizada com a presença de São Jorge na camisa, que não tem qualquer ligação com a equipe italiana.

Desta forma, entendo que a homenagem a São Jorge deveria ocorrer de maneira separada, em um momento próprio. Vale destacar que a Nike lançou também uma linha exclusiva em alusão ao santo guerreiro, que merece elogios.

Não vamos entrar no mérito da religiosidade envolvida no assunto – que foi objeto de protesto por parte de evangélicos -, visto que esta questão é meramente subjetiva. A discussão sobre a estreita relação entre futebol e religião fica para um outro momento.

De qualquer modo, a nova terceira camisa ficou muito bonita e promete ser um sucesso de vendas.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Cara, achei show de bola a camisa. Sou evangélico e não acho que usar a camisa estarei exaltando o santo ou declarando fé a ele (que na minha opinião, a questão da fé diz respeito a cada um). Achei bonita e a homenagem é emocionante também. Certamente vou comprar a minha.

    Abraço.

    Fábio Sallum: Fico feliz por ler isso, Vitor!

    Abraços!

  2. Achei a camisa muito bonita.

    A idéia da homenagem ao Torino foi muito legal e também achei válida a utilização da imagem de São Jorge na camisa. Aliás, achei que a figura de São Jorge é que deu o toque original e especial à camisa.

    Entendo os mais tradicionalistas mas, desde que essas experimentações não atinjam a camisa principal, não vejo porque não tentar.

    Sem dúvidas, vou comprar.

    Fábio Sallum: O desenho estilizado de São Jorge segue a tendência da Nike para a temporada.

    Vale lembrar que a camisa 2 da Internazionale possui desenho semelhante.

    Ficou realmente muito bonito!

    Vale a pena comprar, seja pela homenagem, seja pelo desenho bonito da camisa!

    Abraços!

  3. Fábião, achei bem legal também… além de bonita é uma justa homenagem… acho q desde q não atinja os uniformes 1 e 2, essas ações são de grande validade…
    abraços
    Vai Corinthians!!!!!!

    Fábio Sallum: Wagnão, a camisa 3 deve ser uma peça à parte, na qual devem ser exploradas ações de marketing.

    Já as camisas 1 e 2 devem continuar iguais.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: