Publicado por: Blog do Trio | 25/05/2011

Mais um “parceiro” da Globo!

Nação Tri-Mundial,

Foi anunciado ontem, de maneira oficial, o acerto entre o São Paulo e a Rede Globo para a transmissão dos jogos do Clube nos Campeonatos Brasileiro de  2012 a 2015.

Entretanto, o que todos gostariam de saber não foi anunciado.

As bases do contrato. Quanto o Clube receberá? Mais ou menos que Corinthians e Flamengo? Esse dado obrigatoriamente tem que ser divulgado.

E com o acerto do São Paulo com a Globo, o Clube dos 13 praticamente se implodiu de vez. Com a adesão do Tricolor, a emissora Carioca já tem contrato com os 6 Clubes que detinham as maiores quotas do C 13: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Santos.

Além destes, outros clubes importantes como Grêmio, Inter, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Coritiba também já acertaram com a emissora.

Na verdade, de grande, restou apenas o Atlético-MG como dissidente. E que logo logo deverá ceder também.

Enfim, a verdade é que consolidou-se o modelo de negociações individuais dos contratos de transmissão.

Sem os números oficias de cada negociação, fica difícil saber qual o ganho financeiro efetivo de cada clube.

Contudo, se nesse primeiro momento houve um ganho financeiro, temo pelo futuro.

Em qualquer setor da sociedade, uma negociação coletiva sempre foi mais forte que a individual.

O maior exemplo são os sindicatos de trabalhadores. Se cada trabalhador fosse lá sozinho negociar com o empregador não conseguiria nada. Já com o sindicato, que nada mais é que uma entidade que representa todos os trabalhadores, a história é diferente.

O mesmo se aplica aos clubes de futebol. Em grupo conseguiriam negociar com muito mais força que cada um individualmente.

Mas aí, algupem pode dizer: “ué, mas agora os clubes estão ganhando mais que na época do C-13”.

Mas o problema lá não era o fato de ser um colegiado negociando, mas, sim, a forma de negociação.

O que menos se buscava no C-13 eram os interesses dos clubes como uma coletividade.

E a Globo nesta questão toda foi sim muito esperta.

Com uma certa “generosidade” nas ofertas nesse primeiro momento, seduziu os clubes, conseguindo acabar com o C-13.

E agora tem os clubes nas suas mãos. Ou vocês acham que alguém poderá se indispor com a emissora?

Tenho certeza que as negociações de 2015 não serão para os clubes tão fáceis e vantajosas como foram as de hoje.

A Globo vai impor seus termos, e os clubes terão que aceitar.

E quem não disser amém, fica de fora!

Aurélio Camargo

aurelio.camargo@blogdotrio.com.br

Siga-me no Twitter: http://twitter.com/aureliocamargo

Anúncios

Responses

  1. Para querer receber o mesmo que Corinthians e Flamengo é preciso dar o mesmo Ibope e o mesmo retorno financeiro e de imagem que esses 2 times dão a Globo. Simples assim.

  2. Meu colega são paulino com mania de grandeza quando vc fala que:”E com o acerto do São Paulo com a Globo, o Clube dos 13 praticamente se implodiu de vez.”vc tá brincando né? o clube dos 13 acabou quando o Sanches tirou o Corinthians do mesmo.
    E outra nunca mais vai ocorrer o erro de são paulo receber o mesmo que Corinthians e flamengo,se liga…

    Será que sou bem eu que tenho mania de grandeza?!

  3. Aurélio,
    confesso que é difícil de se posicionar sobre esse assunto sem pensar em questões pessoais, clubistas. além disso, também temos a questão financeira, e ai temos dois lados, a emissora e os clubes. Ninguém trânsmite futebol por que é cultura popular, o faz por que é altamente rentável, vivemos em um mundo capitalista neo liberal, não podemos escapara dessa ordem. A tendência é vermos um mundo dominado por verdadeiras oligarquias, o Brasil não foje a regra.
    Se isso vai ser bom para o futebol brasileiro, só o futuro vai dizer. O certo agora, ao meu ver, é fazer o que os grandes vem fazendo, pensando no seu, de reboque trazem os pequenos.
    Meu maior medo é que essa ganância não passe somente dos lucros, e acabam ditando quem vai ser o campeão do ano, ai sim, teremos que resolver esse problema de forma diferente, por ora é o que resta aos clubes.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    http://www.clebersoares.blogspot.com

    Cléber,
    O problema é que, a princípio, os grandes estão se dando bem com essa negociação isolada. Contudo, como será o futuro? Tenho certeza que as negociações serão bem mais difíceis em 2015 do que foram hoje. Na verdade, a Globo “abriu as pernas” agora, apara acabar com o C-13. Os clubes a conhecerão de verdade em 2015. Isso para mim é nítido!
    Quanto aos pequenos, esses continuarão pegando as migalhas que sobram. Daí o surgimento nos últimos 10 anos de tantos times de prefeituras ou empresários…
    Abraços,
    Aurelio

  4. Aurélião, concordo q com o São Paulo fora do C13, este foi pro saco pois o SPFC era o último com poder político q estava do outro lado porém vc acha justo o Corinthians, Flamengo e São Paulo ganharem o mesmo valor sendo q é evidente a diferença de audiência entre eles?
    abração

    Wagnão,
    Opa, esclareça um pouco as coisas para o nosso amigo “Corinthians 100″….. Não quis dizer que o SPFC é o rei da cocada preta, mas, sim, que foi o último dos moicanos com força política a deixar o C-13!
    Em momento algum eu disse que era ou não justo. Disse, sim, que a torcida do SPFC e todos os demais tem o direito de saber quanto cada um está ganhando.
    Quanto a ser certo ou errado pagar mais para Fla e Corinthians, confesso que não sei. Não tenho opinião formada.
    Abs,
    Aurélio

  5. Ô corintians100…Não foi o Sanches que rompeu com o c13.
    O Teixeira mandou, o Sanches obedeceu, voltou balançando o rabinho, sentou e deu a patinha com a liguinha de fora. Simples assim.

    Aurelio,

    O que eu tenho ouvido é que o valor fechado pelo São Paulo ficou acima do valor do segundo escalão e abaixo do valor do corintians e flamengo, sendo que devido à uma clausula de aumento atrelada à audiencia poderá aumentar ainda mais esse valor.
    O maior problema da negociação individual é o distanciamento entre times. Times menores tendem a ganhar cada vez menos proporcionalmente. O que é ruim, basta ver o que acontece na espanha. O modelo ingles é muito mais vantajoso aos clubes. Acho impressionante a pouca capacidade dos cartolas brasileiros. Até uma ostra perceberia que seria melhor ter levado adiante o leilão pelo C13.

    Jair,
    Um grande exemplo disso ocorre na Europa.
    Na Inglaterra, os times negociam em conjunto. Lá temos, dentre os grandes campeonatos europeus, o mais equilibrado.
    Na Espanha negociam individualmente. E o que temos? Um campeonato sem graça, onde o último campeão fora da dupla Real/Barça foi o Valencia em 2004.
    Quanto ao amigo Corinthians 100, deixa ele acreditar que o Sanchez é o seu grande heroi que acabou com o C-13
    Abs,
    Aurélio

  6. Resumo da ópera:

    Mais um papelão do Juvenal.

    Numa história que foi uma calamidade para o SãoPaulo, tanto em termos financeiros quanto de imagem.

    Primeiro, o São Paulo brigou com a CBF/Globo, numa briga que não era sua, e sim da Record (não é, sr. Julio Casares?).

    Resultado: o Morumbi fora da Copa.

    E, agora, o São Paulo coloca o rabo no meio das pernas, abaixa a cabeça e assina com a Globo.

    Lamentável.

    Perfeito!
    Onde eu assino?!?

  7. Aurélião, então mudarei a pergunta, vc acha q seria justo o SPFC receber o mesmo q o “segundo escalão” dando muito mais ibope pra tv q os times q nele se encontram?

    Hahahahahahahahaha, isso não vale ein Wagnão!!!!
    Agora vc me colocou contra a parede… Cara, acho que entram vários fatores, que não apenas a audiência para se medir o retorno que a emissora tem.
    Claro, não se compararia Corinthians, Flamengo, São Paulo, etc. com a Ponte Preta, por exemplo… Agora, entre eles, não sei!
    Abraços,
    Aurélio

  8. Felipe, eu discordo….
    acho q a política no futebol não é simples assim.. Sinceramente, não gosto do Juvenal, mas burro com certeza ele não é… se ele fez essas opções com certeza ele tinha alguma carta na manga q acabou ramelando na missão de última hora ou ele pode ter tido alguma vantagem de momento nessa história q não veio à tona… e outra não vejo como o SPFC ter perdido dinheiro nessa história já q com certeza ele fechou com a Globo por um valor altíssimo em relação ao contrato antigo negociado pelo C13 sendo q se ele tivesse ficado do lado da Globo desde o inicio provavelmente teria o mesmo valor… sobre o estádio da copa sinceramente não vejo grande vantagem em ter uma copa no seu estádio… as dores de cabeça na minha opinião são maiores q os benefícios…
    Aurélião, duvido q os clubes terão dificuldades para renovar o contrato com a Globo depois de 2015 pois a Globo sabe q não pode deixar o futebol pra outras concorrentes.. ela não deixa passar nem a Champions pra não correr riscos…
    abraço

    Wagner,
    Entretanto, ela já desestruturou a união dos clubes… Um ou dois clubes apenas não terão condições de fechar com outra emissora… No fundo, ou fecham todos, mesmo que com cada um negociando o seu, ou não fecha nenhum…. Nenhuma outra emissora vai fechar com 3 ou 4 times apenas…
    Abraços,
    Aurélio

  9. Pois é cara, eu queria saber como ia ficar isso se alguém fechasse com a Record… uma emissora passa o primeiro tempo e a outra o segundo (no caso a Globo pra não atrapalhar a novela)…kkkkkkk
    abração e parabéns pelo podcast…. é o Trio numa nova empreitada… daqui a pouco estão cobrindo eventos ao vivo….kkk

    Pois é, fica impossível! Mesmo se houvesse um racha acho que a coisa já seria complicada para duas emissoras diferentes transmitirem, pois só poderia fazê-lo dos times do seu grupo…
    Que legal! Vc ouviu? Gostou??
    É isso aí! esse foi um primeiro… temos muito o que melhorar ainda…. Mas, um passo por vez!
    Abração,
    Aurelio

  10. Ouvi sim velho…. legal pra baralho…. valeu pela menção…. e mais uma vez parabéns a todos…
    Abraço

    Então calma que a segunda edição vem aí!!!
    Ah, e eu falei que o Peñarol ganhava do Velezx ontem!!!
    Abs,
    Aurélio


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: