Publicado por: Blog do Trio | 11/05/2011

Itaquerão, cadê você?!?

Amigos do Trio,

Novamente, o chato e incômodo assunto da Copa de 2014 voltou às manchetes dos jornais. Segundo  Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, a Cidade de São Paulo está fora da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo, e que se realizará em 2013. Tais declarações foram, posteriormente, endossadas pelo Ministro dos Esporte, Orlando Silva.

Tal fato se dará pois as obras do estádio do Corinthians em Itaquera simplesmente não começam. O prazo inicial era fevereiro, depois passou para abril, e agora já se fala em julho ou setembro. O próprio  Andrés Sanches já afirmou que não fará mais qualquer previsão sobre o início das obras do estádio, eis que, segundo suas próprias palavras “não quer mais mentir”.

Ou seja, o circo foi armado.

Excluíram o Morumbi da Copa, por um suposto “veto da FIFA”.

Logo em seguida, curiosamente, o Corinthians vem e anuncia que finalmente vai construir o seu tão sonhado estádio. Segundo anunciado, toda a engenharia financeira já estava armada, licenças já estavam obtidas, enfim, tudo pronto para iniciar a obra.

Mais curiosamente ainda, a antes tão exigente FIFA, aprova o estádio para a Copa, sem ao menos ver um projeto mais detalhado.

Isso era setembro/outubro do ano passado.

Mas só faltou combinar com os Russos!

A verdade é que essa história toda é um grande circo.

O Corinthians não tinha engenharia financeira nenhuma armada. Contava com ajuda do Governo Federal, que, com a posse de Dilma Roussef não veio. Não tinha investidores, não tinha dinheiro.

Além da parte financeira, existia a parte técnica. A construção de um estádio de futebol não é algo que se inicia do dia para a noite. São necessárias licenças, autorizações dos mais variados setores do poder público. E o Corinthians não tinha nenhuma.

Só que a antes tão “parceira” FIFA não quer saber de nada disso. Quer saber, sim, de estádio pronto.

Enfim, a grande verdade é que não há nenhuma previsão para o início das obras do “Itaquerão”.

O que se vê é que Corinthians, CBF e Comitê organizador não tiveram a mínima responsabilidade ao “sangrar” o projeto do Morumbi e entrar nessa aventura de Itaquera.

Com isso, quem perde é a Cidade de São Paulo.

Já ficará de fora da Copa das Confederações, e corre sério risco de perder também a abertura do Mundial.

Ou será que o Corinthians está retardando tanto o início das obras à espera de uma milagrosa e desesperada ajuda financeira do Governo Federal? Confio muito na seriedade da Presidenta Dilma, e acho que, se estão esperando por isso, devem correr, pois é grande o risco de ficarem sem estádio.

Isso tá parecendo aquela história do sujeito que fez de tudo para pegar a mulher do amigo, e na hora H, acabou “falhando”…

Ah, e no começo falei que o circo estava armado. Sim, um grande circo, com uns 30 milhões de palhaços!

Por isso, bem melhor ter um elefante branco construído a um mero devaneio no chão!

Aurélio Camargo

aurelio.camargo@blogdotrio.com.br

Siga-me no Twitter: http://twitter.com/aureliocamargo

Anúncios

Responses

  1. Belo texto!

    Obrigado!
    Abs,
    Aurélio

  2. mimimimi
    para de chorar e leia isto
    http://www.copa2014.org.br/blog/noventa-minutos/index.php/2011/05/02/sao-paulo-na-copa-das-confederacoes-seria-excecao-da-fifa/

    E por acaso vc acha bom São Paulo ficar fora da Copa das Confederações??

  3. Se a galinhada não conseguiu construir um estádio em 100 anos, vc achou mesm o que conseguiria em 3??
    Acorda… São Paulo vai ficar fora da Copa…..

  4. Aurélião, vc tá numa torcida pra q não dê certo né….kkkkk pára com isso velho, vc vai ganhar o q com isso?
    achei seu post muito ofensivo contra um rival, coisa q não é bem o perfil e o propósito do blog…
    vcs têm uma casa de show e não um estádio…
    abraços e mais respeito com os corinthianos…rs

    Wagner,
    De forma alguma… Não tenho torcida nenhuma nisso…
    É apenas uma constatação que deve ser feita, e que, infelizmente, não vemos na imprensa.. Qdo a questão estava atrelada ao Morumbi, era capa de jornal todo dia.. Agora, pouca gente fala.
    Discordo de você quanto a ter sido ofensivo. O proposito do Blog é debater todos os assuntos, com todo o respeito e seriedade…
    Abração,
    Aurelio

  5. Sim, você quis tirar uma casquinha de uma forma ofensiva.

    Como todos fazem , e você , também fez.

    Quando o morumbi estava indicado para a copa, tudo podia… reformas, metrô, etc…
    Você realmente acredita que seu clube não ia ter ajuda do governo ?? (mais uma vez ??) Tá bom !!!

    Todos os estádios estão tendo ajuda dos governos estaduais ou federais.

    Como é o Corinthians, nada pode, está tudo errado.

    Viva a hipocrisia !!

    João,
    Vamos por partes.
    Primeiro, não estou contestando as obras que o poder público fará no entorno do Itaquerão. Estas são muito bem-vindas, assim como as feitas no entorno do Morumbi.
    Se você relembrar bem meus textos, nunca fui favorável a investimento público no Morumbi. Se o Corinthians se dispôs a construir um estádio próprio, que tenha folêgo financeiro para tal (seja com recursos próprios, seja através de parceiros privados). Sim, os estádios públicos estão tendo recursos públicos, claro. Mas Arena da Baixada e Beira-Rio, que são os únicos privados (além do Itaquerão) não estão, não (ao menos que se saiba).
    Meu texto não tem nenhum intuito de atacar o Corinthians. Apenas acho que, uma vez que o clube de dispôs a construir um estádio e este foi escolhido para sediar a Copa, o clube assumiu um compromisso com a Cidade.
    Por fim, comigo não cola esse papo de “ah, todo mundo faz”… Só mudando esse pensamento é que começaremos a mudar esse país!
    Abraço,
    Aurelio

  6. Relevem, a menina está de TPM.

    Nossa Diogo, que comentário relevante esse seu, não?
    Parabéns!

  7. corinthians sangrar o morumbi? para c/ isso aurélio, o corinthians não tem nada a ver c/ a exclusão do morumbi. Vc diz “suposto veto da fifa”. Vc tá louco? suposto veto? a fifa, o jerome valcke já estão cansados de vetar o morumbi, toda a semana eles dizem “NÃO”. Não há nada de suposição, é realidade.
    Agora estão querendo jogar a culpa do atraso p/ o corinthians? o spfc ficou 2 anos, repito, 2 anos, vendendo o morumbi como sede da copa, todo mundo acreditou, enviou vários projetos, todos vetados, cansaram a paciência da fifa, brincaram, pensaram q era a “única bolacha do pacote”, até levarem um escracho da fifa, e vc vem dizer q o corinthians sangrou o morumbi? Quem é o corinthians para vetar estadio p/ a copa? o corinthians não tem poder nenhum.
    Qto ao atraso do estádio de itaquera, eu não penso assim. O anúncio do estádio foi em agosto de 2010, estamos em maio, quer dizer, nem 9 meses, ainda nem nasceu o bebe, o palmeiras levou 2 anos p/ conseguir as liberações, quer dizer, o estádio de itaquera está adiantado, falta poucas licenças q deverão sair até o fim dester mês, e tem mais, eu nunca ouvi o andres sanches dizendo q já tinham as licenças no ano passado. Se vc ouviu eu aceito, eu não ouvi.
    Qto ao dinheiro, é simples. A maior parte do dinheiro vem do bndes, certo? vc já viu alguem solicitar um financiamento s/ ter o alvará p/ iniciar a construção? ou c/ a documentação do terreno irregular? não esqueçamos q o corinthians só conseguiu um acordo do terreno na semana passada, portanto não podia solicitar financiamento s/ ter toda a documentação regularizada.
    Minha opinião, humilde opinião, as pessoas não podem jogar a culpa dos seus fracassos nos outros, fazendo assim, nunca corrigirá seus erros, suas falhas, o spfc tem q aceitar seus erros, corrigir, transformar seu estádio em uma arena confortavel, onde as pessoas vão ser bem atendidas e não sair do estádio c/ cheiro de esgoto, como ocorreu no ano passado durante um show, choveu meu amigo, aí, quem estava no gramado, simplesmente sairam c/ barro até o pescoço, eu vi, ninguem me contou, o estado q minha cunhada e meu irmão chegaram após o show, simplesmente tiveram q jogar as roupas fora.
    Respeito sua opinião, sempre passo aqui e leio seus textos, agora vc jogar a culpa no corinthians pela exclusão do morumbi é demais. Culpar o corinthians pela exclusão de são paulo na copa das confederações é injusto, o clube tem buscado e conseguido as licenças em tempo recorde, alias sendo inclusive acusado de favorecimento pela rapidez.

  8. Algum tempo atrás postei numa materia do Salum alguns fatos sobre a licença de obras pois estou construindo uma casa, coisa simples e muuuuito mais simples que um estádio de futebol. Expliquei que a burocracia demorou cerca de 13 meses (Porque não subornei ninguem e fiz tudo dentro da lei) e que o projeto de um estádio, mesmo tendo centenas trabalhando nele enquanto que o meu era tocado pou um único arquiteto e um escritório pequeno de engenharia, deveria, pela complexidade, dentro na lei, demorar pelo menos uns 12 meses só na fase de desenhos e aprovações, sendo que algumas licenças levam tranquilamente mais de um ano e alguma dessas licenças só podem ser solicitadas depois de algumas fases aprovadas concluídas. É o caso por exemplo dos relatorios de impacto ambiental e de vizinhança, que precisam, no mínimo, ter a capacidade definida (coisa que ainda não houve). Apareceram vários “entendidos” me acusando de ser “entendido”(!!) e alguns até bostejavam que os tais dutos da petrobrás não interferem no inicio das obras.

    Agora estamos vendo a realidade. Existem dois fatos inegáveis :
    – Sem dinheiro público, é impossivel construir esse estadio em 3 anos (vai precisar bem mais do que pseudo-prefeito Kassab já liberou)
    – Sem maracutaia, é impossivel conseguir as licenças em menos de 12 meses.

    Nosso estádio demorou 18 anos para ser construido; O projeto dos suinos teve inicio em 2008 e até agora mal passou da demolição.
    Tem que ser muito incompetente (como costumam ser os dirigentes galinháticos) pra cogitar construir honestamente um estádio em tão pouco tempo.

    Jair,
    isso sem falar que ano que vem tem eleição municipal. Ou seja, ninguém vai querer se queimar atolando dinheiro público em estádio supostamente particular.
    Abraços,
    Aurélio

  9. se eu chamasse Todos sãopaulinos de palhaços, vcs acharia ofensivo ou não?

  10. O Corinthians não vai pegar o dinheiro e pronto.

    O dinheiro vai ser emprestado e pago em parcelas.

    O restante do valor, através de Incentivos fiscais, no qual está na lei da região.

    Qual o problema nisto ??

    O São Paulo não ia fazer o mesmo de uma forma ou de outra ??

    A maioria das pessoas ergue suas casas com qual dinheiro ?? Não é o governo que empresta e depois é pago em parcelas ??

    Quantas empresas tem incentivos fiscais em determinadas regiões para que se fixem no local ??

    Se o clube erguer o novo estádio e não pagar, então eu também não concordo.

    João,
    Dinheiro pego no BNDES, e pago depois, não tem problema nenhum.
    Quanto a incentivos fiscais, não sei não. De fato, não conheço as leis de inncentivo fiscal para a região de Itaquera.
    Agora, será que um estadio de futebol é como uma empresa que vá se instalar lá? Será que o estádio por si só (desconsiderando os investimentos em estrutura que o próprio governo fará na região, e que serão aproveitados por todos) é capaz de trazer desenvolvimento para a região. Não sei, tenho minhas dúvidas.
    Abraço,
    Aurelio

  11. Bom seguindo o raciocínio do seu texto, então o Palhaço do Corinthians pegou a mulher do então Corno do SPFC e falhou na hora “H” !!?? Sim corno pq de uma maneira ou de outra o Corinthians pegou a Mulher do SPFC.

    Sei lá, acho que prefiro ser palhaço à corno… mas Aurélio esse negócio do estadio do Corinthians não ficar pronto pra Copa é coisa que “colocaram na sua cabeça” meu caro…

    Vai ficar pronto com o dinheiro do governo que o Juvenal queria para poder reformar o Elefante Branco, portanto, em vez de reformar o seu estádio vão fazer um novo, provavelmente superfaturado, com dinheiro escorrendo pelo ralo, isso infelizmente vai acontecer, o certo seria não haver copa no Brasil, mas fazer o que, antes que o dinheiro caia na mão dos cornos, é melhor que fique com os 30 milhoes de palhaços.

    Meus sentidos pêsames por vc pensar dessa forma. Ou seja, contruir estádio particular com dinheiro público, tudo bem?? Caramba! Espero que vc não tenha título de eleitor!

  12. http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/05/12/membro-do-governo-diz-que-obras-no-estadio-do-corinthians-comecam-na-segunda.jhtm

    12/05/2011 – 15h08
    Membro do governo diz que obras no estádio do Corinthians começam na segunda
    Do UOL Esporte
    Em São Paulo

    Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de SP diz que terraplanagem terá início dia 16

    Apesar de o Corinthians ter anunciado há uma semana que as obras no estádio em Itaquera teriam início em junho, nesta quinta-feira o coordenador de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Pedro Pereira Benvenuto, anunciou que o processo de terraplanagem começa na segunda-feira, dia 16.

    “Independentemente da equação financeira, a construtora [Odebrecht] vai iniciar a terraplanagem no dia 16”, declarou Benvenuto, em entrevista à rádio CBN.
    O vice-presidente de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, afirmara no dia 5 que o último empecilho para as obras era a definição da origem do dinheiro – a previsão é que a arena custará aproximadamente R$ 700 milhões.

    “Estamos em busca do melhor acerto financeiro. De resto não há nada que impeça”, observou Rosenberg. “Começando em junho, é obra para 28, 30, 31 meses. Não tem problema, a gente termina isso serenamente.”

    Já Benvenuto alertou para o prazo, já que o Fielzão, nome popular da futura casa corintiana, deve ser a sede da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo.
    “São 30 meses previstos para a construção. A gente sabe que, um cronograma de obras, tem seus percalços que podem atrasar ou adiantar. Se pegar um período de chuva intenso, podemos nos complicar em relação ao cronograma. Temos de ficar espertos. Hoje, ainda está tudo sob controle”, afirmou Benvenuto à CBN, em audiência pública na Subcomissão Permanente do Mundial e da Olimpíada-2016.


    vamos aguardar.
    MAs a copa das confederações já era.. e agora, de forma oficial.

  13. Chora bambizada….

    12/05/2011 23h48 – Atualizado em 12/05/2011 23h48
    No alçapão da Ressacada, Avaí bate o São Paulo e se garante na semifinal
    Catarinenses, com qualidade e, principalmente, muito mais vontade, venceram com justiça por 3 a 1. Eliminação pode custar cargo de Carpegiani

    23h46
    12Mai
    Avaí vira contra o São Paulo, avança e enfrenta o Vasco em semi inédita
    por ESPN.com.br

    12/05/2011 – 23h48
    Avaí faz 3 a 1, elimina São Paulo e quebra série paulista em Copas do Brasil

    Avaí derruba favoritismo do São Paulo e alcança semifinal inédita
    12 de maio de 2011 • 23h48 • atualizado às 23h50

  14. http://www.jornalinside.com/noticias.php?nid=443

    SLAVA (Aurélio Camargo) , O MAIOR PALHAÇO DO MUNDO. orlando azevedo
    “SNOWSHOW” PASSA POR PORTUGAL.
    06/10/03

    Slava, o maior palhaço russo, está de regresso a Portugal com o espectaculo “Snowshow”.

    Esta actuação promete fazer rir e sonhar e sobe ao palco do Centro Cultural de Belém, a partir de terça-feira dia 7 de Outubro.

    Três anos depois de ter passado por Portugal, Slava regressa com um espectáculo não só para crianças, mas para o publico que gosta de sonhar, reunindo os melhores momentos da sua carreira.

    Este espectáculo insere-se na categoria de “Work in Progress”, já que está em permanente mudança, assimilando novas invenções, inspirações e ideias.

    Slava nasceu há 53 anos na Rússia e aos 17 anos juntou-se a uma escola de mimos, começando aquela que seria a sua profissão. De imediato foi reconhecido pela inédita mistura de palhaço alternativo com teatro visual.

    Alem do seu talento, Slava teve as influências de grandes nomes como por exemplo Charles Chaplin, Marcel Marceau ou Engibarov.

    Nos anos 80, fundou o Theatre Of The Art Os Modern Clowning com o objectivo de não perder a arte de palhaço.

    Do seu curriculum, fazem parte prémios Laurence Olivier em 1998 para melhor espectáculo de entretenimento, o Time Out Award em 1994 e o prémio Golden Nose do Internacional Clown Festival de Barcelona em 1995.

    Os bilhetes para este “Snowshow” variam entre os 15 e os 27.50 Euros, para ver até sábado dia 11 de Outubro.

    Orlando Azevedo

    AUTOR:orlando azevedo

    Slava

  15. Vc falar em dinheiro publico é brincadeira ou terror?
    Se a copa fosse na bambilandia de onde sairia o dinheiro da reforma?,que com certeza seria mais caro que construir um estadio novo.
    Para de mi mi mi.

  16. Hahahahahaha A GALINHADA ESTÁ SE DEPENANDO TODA!!!!!! AS PENOSAS FICAM DESCONTROLADAS QDO FALAM DO BURACO QUE O AREIA MIJADA FALOU Q VAI FAZER!!!!! CHOOOOOOOORA GALINHADA!!!!!

  17. AEEEEEEEEE, CADE A GALINHADA??? TOMOU UMA ENRABADA DO PRANTOS ONTEM E SUMIU???? CADE VCS GALINHADA???? CADE????
    IIIIIIIIIIIII A GALINHADA… JÁ CORREU… CORREU MUITO……


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: