Publicado por: Blog do Trio | 15/04/2011

Relações Perigosas.

Nação Corinthiana,

Ronaldo pendurou as chuteiras neste ano, mas está longe de se aposentar.

Assumiu de vez a postura de empresário e fundou a empresa 9ine Sports & Entertainment, que tem por intuito administrar as carreiras de atletas.

Crédito: Divulgação.

Até o momento, não ficou realmente claro qual a real extensão do trabalho da empresa do Fenômeno sobre os seus agenciados.

Isso porque, apesar de alegar que não negocia direitos econômicos dos atletas, Ronaldo tem atuado como verdadeiro intermediário entre estes e clubes, sendo responsável por contratações – como a de Adriano -, gerando grande ciumeira em agentes e empresários.

Até aí, nada demais.

Ocorre que o Fenômeno tem usado sua influência para atuar de maneira efetiva dentro do Corinthians. Roberto de Andrade é o diretor de futebol profissional do clube, mas quem dá as cartas no departamento é Ronaldo.

E é aí que as coisas começam a ficar um pouco confusas no Parque São Jorge.

Não restou claro, ainda, se o ex-camisa 9 teve seu contrato rescindido ou se ainda recebe salários normalmente, como atleta do Corinthians.

Ronaldo sempre se denominou como “parceiro” do clube, sendo um dos responsáveis pelas cotas de patrocínio estampadas na camisa alvinegra.

Entretanto, essa situação nebulosa atual não nos permite determinar qual é o tipo de relação do ex-atleta com o clube. Afinal, ele é funcionário, dirigente, investidor ou sócio do Corinthians?

Tais dúvidas já fazem com que setores da imprensa – de maneira equivocada, ao meu ver – comparem Ronaldo com Kia Joorabchian, bem como a 9ine com a MSI.

Ao meu ver, não há qualquer impedimento para que Ronaldo utilize seu prestígio mundial e sua vasta rede de contatos em prol do Timão, trazendo atletas de renome, investidores, patrocinadores e mídia.

Entretanto, é preciso determinar se o fará como funcionário/dirigente do clube ou se o fará como um empresário independente, recebendo comissão por negociação.

O que não é possível admitir é que o ex-jogador atue das duas formas, sem que fique claro qual é o limite da sua participação e de sua responsabilidade na administração do clube.

Para piorar, restaram confirmados ontem, pelo ex-goleiro e comentarista Ronaldo Giovanelli, os rumores de que Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, é sócio do Fenômeno na 9ine.

Crédito: Maurício Lima/AFP

Tal fato, além de anti-ético, escancara prática vedada pelo estatuto do clube, que proíbe a conselheiros e dirigentes a manutenção de relações comerciais com o clube.

Infelizmente, uma questão tão delicada como esta vem sendo usada de maneira panfletária, a fim de acirrar ainda mais os ânimos neste ano eleitoral.

É um assunto que não deve incomodar apenas vertente A ou B da política corinthiana, mas sim, todos os torcedores, associados e conselheiros do Corinthians.

É hora de esclarecer as coisas, a fim de proteger o patrimônio do clube e evitar problemas futuros.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Paulinho´s Spirit Detected

    Fábio Sallum: Desculpe, não fazemos sessão de descarrego aqui.

    Abraços!

  2. Fábio,
    não vejo com bons olhos essa “parceria”, posso até estar errado, mas Ronaldo só,pensa no capital, o clube é a ponte do negócio, mas é fato que se der m+++a só o clube fica com o pepino na mão…. Só essa história do Adriano com o Gilmar já é motivo pra ficar com o pé atraz… Não gosto do Andres, tanto pessoal quanto profissional(se diregente de futebol é profissional assim dizendo), para mim o timão perde muito mais que ganha com esse sujeito…

    BLOG DO CLEBER SOARES

    Fábio Sallum: Cleber, você percebeu justamente o ponto que me preocupa.

    Acredito que os conselheiros do clube precisam cobrar esclarecimentos do presidente acerca do assunto.

    Abraços!

  3. Surpreendente (ou, pensando bem, nem tanto) o pouco destaque dado pela imprensa à foto de Bono Vox, o vocalista da banda de rock mais importante do mundo, juntamente a Ronaldo, o jogador mais importante do Brasil pós-Pelé, com a camisa do Corinthians, o clube mais importante do Brasil.

    Com toda a certeza, se a camisa em questão fosse a de um pretensioso e decadente clube situado no Jardim Leonor, grande parte da imprensa esportiva estaria em estado de euforia semi-histérica, saudando o reconhecimento internacional e a eficiência do marketing de seu clube queridinho…

    Fábio Sallum: Edu, acho que a imprensa ficou ressentida com o “trote” que Ronaldo passou, fazendo com que todos acreditassem que o Corinthians estava fechando alguma contratação bombástica.

    Foi um belo golpe de marketing.

    Abraços!

  4. Fabio, o ronaldo não é só um ex-jogador ou um empresário , ele leva o nome corinthians muito mais do que muito que se dizem corinthianos !

    Fábio Sallum: Antenor, a questão aqui não é medir o corinthianismo de ninguém, como se isso fosse possível.

    Ronaldo realmente atribui ao Timão uma projeção nunca antes vista, sem dúvida.

    Mas qual é o cago e a extensão da responsabilidade do Fenômeno, afinal?

    Por que o presidente do Corinthians figura como sócio de uma empresa que é intermediária de negociações com o próprio clube?

    E qual o preço que o clube pagará por isso?

    Abraços!

  5. […] Reproduzo e comento, ao final do post, o texto do corinthiano Fábio Sallum, do Blog do Trio: […]

  6. Sallum,

    Parabéns pelo seu post! Abordou muito bem um assunto interessante para qualquer um que acompanha futebol e delicado para o Corinthians neste ano de eleições. Um texto lúcido, direto, responsável mas sem ficar em cima do muro.

    Um show de bola!
    ABS!

    Avelar

    Fábio Sallum: Avelar, essas palavras vindas de você são mais do que mero elogio.

    Representam verdadeiro incentivo ao nosso trabalho aqui no Blog do Trio!

    Participe mais de nossas discussões!

    Abraços!

  7. Prezado Fábio Parabéns pelo artigo. Por esta e outras que os Coritnhianos com direito a voto devem votar este ano por uma administração mais transparente. Abraço.

    Fábio Sallum: E que esta transparência não seja apenas nome de chapa, sendo praticada de forma efetiva!

    Obrigado pelo carinho.

    Abraços!

  8. Você mantém como link o Blog o de um condenado a prisão? Lamentável….

  9. Fábião, preocupante essa indefinição e anti-ética essa sociedade… só me fala uma coisa, quem é q tem o poder de fiscalizar essas coisas e fazer prevalecer o estatuto, tal qual a ligação do marketing com a Poá textil?
    abraços
    vai Corinthians!!!!!

    Fábio Sallum: Wagner, este poder cabe ao CORI e ao Conselho Deliberativo.

    Porém, nossos conselheiros não utilizam de suas atribuições, sabe-se lá o porquê.

    Abraços!

  10. “Você mantém como link o Blog o de um condenado a prisão? Lamentável….”
    “Paulinho´s Spirit Detected”
    Pelo jeito não sou o unico paranoico que anda por aqui,e como dizem onde há fumaça há fogo,mas dixamos para lá.
    Quando vc afirma:”Entretanto, essa situação nebulosa atual não nos permite determinar qual é o tipo de relação do ex-atleta com o clube. Afinal, ele é funcionário, dirigente, investidor ou sócio do Corinthians?”
    Onde vc quer chegar?realmente vc acha que um cara como o Ronaldo que desde o começo de sua carreira sempre teve acessores tops de linha iria se meter num projeto desses sem ter um posição definida?jogaria dinheiro fora ou queimasse sua imagem que é reconhecida internacionalmente por uma aventura ou em troca de algumas migalhas?
    Acho que vc não pensou muito o que iria escrever,ou talvez tenha mesmo baixado um “Spirit”dedos de aluguel nesse momento.
    Sds Corinthianas.

    Fábio Sallum: Marcelo, quem lê o Blog do Trio sabe muito bem que não tenho qualquer ligação com fulano ou sicrano.

    Aqui não “baixa” ninguém.

    Eu escrevi um texto sobre uma situação que, como torcedor, me deixou incomodado.

    É óbvio que a projeção que Ronaldo dá ao Corinthians é sem precedentes.

    Mas não podemos achar que o mundo do futebol é colorido como o Globo Esporte pinta.

    O Ronaldo é funcionário do clube e, ao mesmo tempo, intermediário em negócios.

    O Andrés Sanchez é presidente do clube e, ao mesmo tempo, sócio de uma empresa que mantém relações com o clube.

    A questão da 9ine, em nenhum momento, “queima” a imagem de Ronaldo na imprensa. Justamente por possuir assessores “top de linha” é que o negócio – que ninguém ainda entendeu direito – é vendido na mídia como algo sem precedentes na história.

    Eu não vejo problemas em o Ronaldo atuar como empresário através de sua empresa.

    Mas, como vários torcedores, gostaria que as coisas fossem esclarecidas, bem como combatidas as visíveis irregularidades.

    Abraços!

  11. Então, mas os q têm ligação com a situação eu até entendo… mas e os da oposição? pq se omitem?
    abraços

    Fábio Sallum: Talvez por não disporem das provas necessárias ou para evitar serem tachados como pessoas que estão tumultuando o momento do clube.

    Honestamente, discordo deste tipo de pensamento.

    Abraços!

  12. Marcelo Firmiano, você escreveu:

    “realmente vc acha que um cara como o Ronaldo que desde o começo de sua carreira sempre teve acessores tops de linha iria se meter num projeto desses sem ter um posição definida?jogaria dinheiro fora ou queimasse sua imagem que é reconhecida internacionalmente por uma aventura ou em troca de algumas migalhas?”

    Acha realmente tão difícil de acreditar que um jogador que errou em pelo menos 1 ano seu momento de parar de jogar e se envolveu em confusões com travestis é realmente um exemplo de marketing próprio?

    Outra coisa, não entendo porque você diz que esta empresa é uma aventura, e renderá apenas migalhas. O Fenômeno possui muitos contatos e prestígio internacional, como você bem disse. A tal da 9ine pode crescer muito apoiada nisso (não estou entrando no mérito da ética), e imagino que é nisso que o Ronaldo aposta. Ele deve ver o Corinthians apenas como um laboratório para sua empresa.

  13. thank you


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: