Publicado por: Blog do Trio | 14/11/2010

Liderança chorada!

CORINTHIANS 1 X 0 CRUZEIRO

Crédito: Lancepress

Nação Corinthiana,

Nem o tempo frio e a tradicional garoa paulistana foi capaz de afugentar a Fiel, que lotou o Pacaembu para ver o Timão em partida decisiva do Brasileirão.

Entretanto, a equipe alvinegra não pareceu se contagiar com o calor que vinha das arquibancadas e iniciou a partida sem gás.

A estratégia de atuar nos contra-ataques mostrou claramente a equivocada intenção do treinador Tite de buscar um empate diante de um concorrente direto para o título.

O Cruzeiro, por sua vez, trocava passes com facilidade e não tinha dificuldades para suplantar a falha marcação corinthiana. Porém, os avanços não incomodavam o goleiro Júlio César, visto que os cruzeirenses tropeçavam em seus próprios erros.

Durante boa parte do primeiro tempo, os jogadores do Timão não conseguiam acertar simples passes, como se estivessem no Mineirão, se limitaram a ver o adversário jogar.

Com dificuldades para fazer a bola rolar pelo meio de campo, o Corinthians abusou das ligações diretas por chutões. Na única vez em que tal tática deu certo, Chicão encontrou Ronaldo, que mandou belo chute próximo ao travessão – de longe, a melhor chance alvinegra.

No segundo tempo, o Timão conseguiu se movimentar melhor, mas ainda estava péssimo em campo. Atuando como pivô, Ronaldo tinha dificuldades para dominar a bola e, ao lado dos demais companheiros, abusava dos erros.

Os visitantes, apesar de sensivelmente melhores e chegando sem grandes dificuldades à área corinthiana, não aproveitavam a chances conquistadas.

Após o pedido da torcida, Tite colocou Jorge Henrique no lugar de Bruno César. O baixinho entrou cheio de vontade em campo e empurrou o Timão para frente, mas dificilmente era acompanhado pelos colegas.

Nos minutos finais, após jogadas modorrentas, o Corinthians partiu com tudo para cima para o tudo-ou-nada. E quando parecia que o empate prevaleceria, 00ocorreu o lance mais polêmico da noite: Ronaldo recebia a bola de peito, quando foi atingido pelas costas por Gil.

O árbitro não teve dúvidas e marcou pênalti, o que causou indignação geral no elenco cruzeirense. Gil e Gilberto receberam cartão vermelho e foram expulsos, desfalcando o Cruzeiro.

Abaixo vocês podem conferir o lance e tirar suas próprias conclusões. Na minha opinião, o pênalti é claríssimo e incontestável.

Ronaldo bateu com muita categoria e abriu o placar, para delírio da Fiel, que tanto sofria com a pelada de minutos antes. E assim a partida permaneceu até o seu fim.

Após o jogo, o presidente cruzeirense Zezé Perrella, bem como o treinador Cuca e alguns atletas, desandaram a falar bobagem nos microfones da imprensa esportiva presente no Pacaembu.

Dentre outros absurdos, colocaram o campeonato sob suspeita, tratando sobre uma teoria conspiratória em que o Corinthians estivesse com o título garantido.

Para embasar tal fato, citaram erros de arbitragem em favor do alvinegro, bem como a relação próxima entre Andrés Sanchez e Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Tal entendimento não passa de uma grande tolice e procura desviar o foco da derrota sofrida dentro de campo.

Apesar de desaprovar as atitudes de Andrés como presidente corinthiano, concordo com as declarações dadas em entrevista coletiva, no sentido de que o nível da arbitragem é péssimo, a qual já tanto beneficiou como prejudicou todos os times que disputam o campeonato.

Será que ninguém lembra do pênalti não marcado em Bruno César, em partida contra o mesmo Cruzeiro, na décima-sexta rodada do Brasileirão?

Ou ainda, para não ir tão longe, que tal falarmos dos dois gols legítimos marcados por Ronaldo contra o Guarani, que foram anulados de maneira completamente equivocada?

Como bem disse o jornalista Marcello Lima em pequena discussão que tivemos pelo twitter, um erro não justifica o outro. Mas, no caso de hoje, o árbitro não errou.

Além do mais, Zezé Perrella, bem como Roberto Horcades, presidente do Fluminense, é tão (ou até mais) próximo de Ricardo Teixeira quanto Andrés Sanchez.

Em resumo, não adianta chorar: o Timão é líder!

Crédito dos vídeos: Timão da Fiel.

Em tempo: Vejam abaixo o pênalti sofrido por Bruno César, na partida entre as mesmas equipes e com o mesmo árbitro, no primeiro turno no Campeonato Brasileiro:

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. O Cuca é especialista em chororô. Ele parece ser o grande culpado por seus clubes se destemperarem quando perdem uma partida em reta final (rotina na vida dele).

    Ele deveria lembrar que o Cruzeiro ainda disputa uma vaga na Libertadores e mais esse chilique em nada vai ajuda-los.

    Fábio Sallum: Exatamente, David!

    O Cuca não passa confiança e demonstra grande desequilíbrio emocional.

    Poderia ser um grande técnico, mas está fadado às Taças Guanabaras da vida.

    Abraços!

  2. Fábio,
    vc sabe que tbm não sou muito a favor das teoria das conspirações, acredito que o problema é mesmo a árbitragem.
    Mas nesse perde e ganha de “erros” não tem como reconhecer que esta balança esta muito desigual e a favor do timão. Claro que há muito exagero por parte de torcedores, mas essa balança continua desigual.
    Em relação ao penalt, o lance é muito complicado, se ver-mos em tempo normal a jogada não tem nada de mais, em câmera lenta ficamos com a impressão de falta, eu particularmente não achei falta, mas o assaprodor de apitos achou….
    E para terminar, sim, tenho certeza que a relação entre o vosso presidente e o “nosso” presidente vem beneficiando o timão, o estádio a ser construido é a maior prova incontestável….

    BLOG DO CLEBER SOARES
    http://www.clebersoares.blogspot.com

    Fábio Sallum: Cleber, é irresponsabilidade falar que o Corinthians é o mais beneficiado pela arbitragem.

    No primeiro turno, no jogo contra o Cruzeiro, o Bruno César sofreu pênalti escandaloso, que não foi marcado.

    No jogo contra o Guarani, Ronaldo teve dois gols legítimos anulados, o que nos tirou a vitória.

    Que raio de benefício é esse?

    Abraços!

  3. Sou Palmeiras. O gol foi legítimo. Temos que parar com essa mania de olhar as coisas somente com o olho do mal. Temos que aprender a olhar também com o olho do bem. Ou não temos duas cavidades oculares? Abraços e parabéns pelo blog.

    Fábio Sallum: Parabéns Wagner, por colocar a sensatez acima da paixão clubística.

    Abraços!

  4. SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA.

    Há 100 anos, o Time do Povo.

    O Corinthians é um dos grandes clubes do futebol brasileiro.

    Muito grande, mesmo: o Corinthians é, indiscutivelmente, o clube mais importante do Brasil.

    Por isso mesmo, o mais invejado.

    Isso explica porque todas as conquistas e manifestações de grandeza do Corinthians geram tantas contestações.

    E isso não é de hoje: desde os seus primórdios, quando, meteoricamente, ascendeu dos campos de várzea para a elite do futebol, o Corinthians foi sempre alvo de inveja, discriminação, perseguição, maledicência.

    Mas, maior que tudo, é o amor e a força do povo, a Fiel.

    Saudações centenárias!

    Fábio Sallum: Julio, nossa história se repete diariamente.

    Essa perseguição exagerada e desmotivada perdura por mais de 100 anos.

    Por quanto tempo mais persistirá?

    Abraços!

  5. É lamentável o tipo de tratamento que certo setores da imprensa esportiva dá quando o assunto é o Corinthians e quando o assunto é o clube a, x, ou y.
    É totalmente diferente, fico imaginando como seria a repercussão do penalti sofrido ontem pelo Fluminense se o penalti fosse dado ao Corinthians.

    Repugnante…isso é disseminar o ódio ao Corinthians e contaminar cabeças ocas de outros torcedores que não analisam nada se não for pelo fanatismo.

    O juiz foi perfeito e a polêmica só foi criada por que o juiz teve personalidade de marcar um penalti legítimo no final do jogo.
    Quanto aos supostos penaltis do Thiago Ribeiro…chega ser piada e muito da sem graça. Nenhum dos três que ele reclamou foi penalti. O primeiro, o Júlio Cesar recolhe os pés, e ainda tem a mão pisada pelo Thiago, o segundo o Júlio César soca a bola e depois vem o choque natural, e o terceiro o William toma a bola como um adulto toma um doce de uma criança.

    Xará, tropeçamos inúmeras vezes no campeonato, Fluminense e Cruzeiro não aproveitaram, deram chance para nós despertarmos e estamos aí, líderes…o resto, chora!

    Abraços!

    Fábio Sallum: Xará, ganha o Brasileirão quem tropeçar menos.

    Como bem disse o Milton Neves, a imprensa bate no Corinthians porque dá audiência.

    O problema é que se perpetua um estigma contra o Timão, falando que esse ou aquele título foi “roubado”.

    Eu já acusei o Andrés Sanchez de um monte de coisas, mas tenho certeza que ele não “comprou” o campeonato, nem fez qualquer lobby nesse sentido.

    Abraços!

  6. Outra héin Fábio…a justificativa de muitos é o seguinte:
    — É por isso que esse timinho não ganha libertadores, lá não tem essa não?!

    Chega ser engraçado, por que parece que em Libertadores não existem árbitragens péssimas, e inclusive fomos vítimas em algumas ocasiões.

    Mas eu me pergunto, nada (na opinião daqueles doentes) do Corinthians é conquistado por méritos, tudo é no “roubo”. No dia em que o Corinthians ganhar a libertadores vão querer falar também que foi “comprada”. É uma piada!

    Fábio Sallum: Isso é ridículo, Xará!

    O lobby na Conmebol é algo absurdo.

    Se tem uma competição em que isso é importante, essa se chama “Copa Libertadores da América”.

    Aliás, um dos motivos pelo qual o Timão foi eliminado da competição foi não ter feito lobby junto à Confederação.

    Coisa que o São Paulo, por sua vez, sabe fazer muito bem.

    Abraços!

  7. Fala Fabio,

    A imprensa é engraçada… No sábado aquilo não era penalti… agora já é, mas existiram outros lances… enfim, sempre tem algo a dizer sobre o Corinthians!

    Vou dar o roteiro do campeonato:
    – Empate entre SP e Fluminense;
    – Goleamos o Vitória no domingo por 1 a 0;
    – No domingo seguinte seremos campeões goleando o Vasco por 1 a 0 em pleno Pacaembu! Com 3 pontos a mais que Fluminense e Cruzeiro, porém com 2 vitórias a mais que Fluminense e um saldo de gols bem superior ao do Cruzeiro, permitiria até uma derrota contra o Goias.

    Obviamente que esse é o cenário ideal e sabemos que pode não ser assim. De qualquer maneira, se houve um empate entre flu e goias no engenhão, porque não torcer para um novo empate em Barueri?

    Agora para o jogo de domingo, sem Bruno Cesar, tudo dependerá da maneira que irá se portar o meio de campo. Principalmente Elias e Jucilei que foram para seleção. No lugar do tite arriscaria os 3 atacantes: Ronaldo, Iarley e JH que consegue ajudar na marcação com Elias um pouco mais avançado e Jucilei e Ralf forte na marcação. E para os que estão pendurado, é só avisar que se tomar amarelo não participarão do jogo do título, hehehehe!

    Não custa sonhar.

    Saudações Alvinegras!
    Vitor

    Fábio Sallum: Vitor, eu não acho o cenário que você pintou tão distante da realidade assim.

    Acredito que é plenamente possível!

    Tite realmente deve estar quebrando a cabeça para montar a equipe, mas, apesar de concordar contigo, duvido que ele vá se utilizar de três atacantes.

    Acredito que os nossos maiores obstáculos serão os árbitros, visto que agora deixarão de considerar qualquer lance grave a favor do Corinthians, para evitar novas polêmicas ou acusações de favorecimento.

    Peca a diretoria do Timão por não se pronunciar de maneira contundente e tentar abafar esse tipo de falatório.

    Abraços!

  8. CBF na nota?
    Teve no Pacaembu e no engenhão.
    Eu, sinceramente, não comemoraria um título ganho desse jeito.

    Fábio Sallum: Jair, não entendo o porquê dessa polêmica!

    O que o Corinthians fez?

    Me explique claramente, sem paixões clubísticas ou teorias da conspiração.

    Abraços!

  9. Vejam o gesto de Thiago Ribeiro:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/11/16/delegado-do-jogo-que-deu-nota-10-a-arbitro-revolta-dirigente-do-cruzeiro.jhtm

    Comparem com o gesto de Finazzi, em partida do Brasileirão de 2007:

    http://tres-cinco-dois.blogspot.com/2007/11/finazzi-no-joga-mais-no-brasileiro-2007.html

    Devido a esse gesto, Finazzi foi punido e desfalcou o Corinthians na reta final daquele Brasileirão, influindo no rebaixamento corinthiano (definido no vergonhoso jogo final entre Goiás e Internacional).

    E agora, STJD?

    Como fica a coerência?

    Fábio Sallum: Duvido que haverá algum tipo de punição ao Thiago Ribeiro, Gabriel.

    Com tanto barulho que foi feito na imprensa, é possível que um possível gancho seja encarado como mais uma “prova” da suposta teoria conspiratória pró-Timão.

    Inexiste coerência no futebol.

    Abraços!

  10. Salum,

    O que o corintians fez? Ele se pendurou no saco do teixeira e aí, o que acontece entre quatro paredes só o Sanches e o Teixeira poderiam contar. Mas nas ultimas rodadas temos visto uma sequencia de erros combinados em vários jogos e que ajudam vcs. Até aí vão dizer que erros ocorrem, etc e tal. Mas tbm não entendo porque algumas rodadas atras um arbitro errou a favor do SPFC e foi imediatamente afastado e, na mesma noite, um arbitro errou em pelos menos tres lances capitais a favor do corintians contra o avai e o arbitro não foi suspenso. Estranho isso?

    Fábio Sallum: Jair, vamos ser sensatos: o Ricardo Teixeira não está nem aí para o que acontece no Brasileirão.

    O interesse dele é em administrar a Seleção Brasileira e conduzir os negócios relativos à Copa do Mundo.

    O Corinthians pode ter sido beneficiado pela arbitragem, como também já foi prejudicado.

    Isso aconteceu com todos os times.

    Você não pode esquecer que o Timão liderou boa parte do campeonato e nunca deixou de ocupar as primeiras colocações da tabela.

    Poderia ter ganho este título com folga, se não tivesse bobeado e passado por problemas estruturais.

    Falar em teoria da conspiração beira ao ridículo, visto que não tem nenhum embasamento.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: