Publicado por: Blog do Trio | 05/10/2010

Hora de otimizar!

Crédito: Eduardo Viana/Lancepress

Nação Corinthiana,

Após conquistar importantes resultados dentro e fora de casa, o Timão viu seu rendimento cair e vê ameaçada a briga pelo título do Brasileirão.

Muitos torcedores estão crucificando o técnico Adilson Batista, em função das opções táticas apresentadas e de certas substituições difíceis de compreender.

Ocorre que, a despeito de alguns equívocos, Adilson não merece ser completamente responsabilizado pelos mau desempenho da equipe.

Isso porque o treinador está sendo obrigado a fazer um cambalacho para conseguir escalar a equipe, em razão dos tantos desfalques.

Nos últimos tempos, Chicão, Dentinho e Ronaldo amargaram um longo período no departamento médico do clube. Os dois primeiros devem retornar em breve, enquanto o camisa 9 não consegue adquirir condições de jogo nem com reza brava.

Para piorar, Ralf e Jorge Henrique são os novos residentes do setor de fisiologia, visto que se lesionaram nas últimas partidas.

Eis que reside a dúvida: por que o departamento médico está falhando na prevenção de lesões dos atletas, bem como em suas longas recuperações.

Das duas, uma: ou o clube não dispõe de equipamento suficiente para diagnosticar a possibilidade de desgaste de nossos jogadores, ou os profissionais não estão trabalhando com a competência necessária para apresentar respostas e soluções à altura de uma equipe de alto rendimento.

Como sabemos, recentemente foi inaugurado – mesmo que às pressas e incompleto – o Centro de Excelência e Treinamento Joaquim Grava, no Parque Ecológico, abrigando instalações modernas e equipamentos de ponta, os quais já faziam parte do conceituadíssmo CeprOO.

Qual será o problema, então?

Questionado pela imprensa, o clube apresenta a velha justificativa do calendário, colocando a culpa nos excessos de jogos disputados.

Mas por que nossos atletas demoram tanto para se reabilitar, passando por uma lenta recuperação até retornar aos gramados?

E por que diabos o Ronaldo não consegue entrar em forma e fazer jus ao alto salário que recebe, voltando a jogar da mesma forma que vimos no primeiro semestre de 2009?

Diante deste panorama, não resta outra opção a Adilson que não seja escalar atletas reservas para suprir as ausências.

E, como é sabido, nosso banco de reservas é de qualidade sofrível – herança deixada por Mano Menezes e pela própria diretoria. Ou alguém acredita que Matias Defederico, Edu Gaspar, Moacir, Boquita, Paulinho, Leandro Castan, Paulo André, Thiago Heleno e Souza possuem condições de vestir a camisa do Corinthians?

A sorte do Timão foi que, na última rodada, praticamente todos seus adversários na briga pelo título terminaram suas partidas com empate, mantendo a situação na tabela inalterada.

O Corinthians precisa fazer sua estrutura corresponder à pompa com que foi anunciada aos quatro cantos, permitindo que sejam evitadas novas lesões em nossos atletas, além de propiciar a efetiva e rápida recuperação dos jogadores que se encontram em período de reabilitação.

Ao nosso treinador, cabe deixar de invencionices de lado e utilizar seu conhecimento do futebol para manter um de jogo ao Coringão, resgatando a toada de campeão apresentada há algumas semanas.

Não podemos mais usar o fato de termos um jogo a menos como desculpa para cada tropeço. Se quisermos conquistar ao menos um título no ano de nosso Centenário, precisamos consertar buscar soluções para nossos problemas com rapidez.

Além, é claro, de jogar com raça e com o coração, como a Fiel tanto clama.

E tomara que a crise, que a imprensa tenta a todo custo trazer para os nossos domínios, permaneça instalada em seus principais pólos: na Barra Funda, no Jardim Leonor e na Baixada Santista.

Em tempo: Jorge Henrique sofreu ruptura total do músculo posterior da coxa esquerda e, infelizmente, está fora do Brasileirão 2010.

É uma grande perda para o Corinthians.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Campeonato longo é assim mesmo,todos os times estão sugeitos a perder jogadores durante a disputa.
    Sobre jogadores subistitutos apenas o Fluminense que investiu muito mais que qualquer outro este ano esta melhor servido.
    Sobre a fisioterapia falar o que?imagina quem não tem bons equipamento o que está fazendo?
    Sds Corinthianas.

    Fábio Sallum: Marcelo, o Corinthians também fez um grande investimento em jogadores neste ano.

    É o clube com a folha salarial mais cara do país, mas não tem peças de reposição à altura.

    Abraços!

  2. Saudações Caro Fábio
    Concordo com vc, mas levanto a questão do Adilson tb.
    Eu acho que ele é técnico que põe o time p/ frente, diferente do Mano (isto mto me agrada), mas faz umas invenções descabíveis.
    Todo time quer ter um Bruno César para armar as jogadas e fazer gols chegando de trás. Nos temos e ele põe o cara de atacante pela direita?
    Não consigo entender.
    A zaga do Corinthians a mto tempo é lenta demais. Até com o Chicão jogando tomamos gols bestas. Precisamos um equilibrio entre uma zaga agíl, um meio campo brigador e um ataque envolvente. Não vejo esse ano, nem o Mano e nem o Adilson chegarem nessa equação.
    Só uma coisa amigo, vc linkou “doutoures de futebol” e é “doutores do futebol”. Rsrsrsrsrs
    Um abraço
    Du
    http://www.doutoresdofutebol.blogspot.com

    Fábio Sallum: Du, essa questão do Bruno César é um tanto preocupante, visto que o atleta não tem rendido o mesmo fora de sua posição atual.

    A zaga atual está preocupante e é, seguramente, nosso ponto mais fraco atualmente.

    O rendimento de Roberto Carlos também diminuiu, o que tem feito o adversário avançar pela nossa esquerda.

    Espero que Adilson tenha aprendido com os últimos tropeços.

    Já corrigi o link. Valeu pelo toque!

    Abraços!

  3. Fabio,
    concordo com você que o tempo de recuperação está maior do que o normal, mas existe imagino que exagero da imprensa porque dá mais notícia falar do Corinthians, até os desfalques. Quanto tempo Emerson e Fred ficaram fora do Fluminense? Ricardo Oliveira tb ficou muito tempo fora e assim por diante.
    De qualquer modo, é um absurdo um clube pagar mais de 1 milhão por alguém que não joga (porém sabemos que o Ronaldo “se paga”) e não ter um centro-avante descente no time.
    Pra piorar, parece que perdemos o JH para o resto do campeonato.

    Coloca o Souza em campo, ele foi bem contra o Atlético Mineiro da última vez que jogou contra eles.

    Estamos nos complicando!
    Abraço

    Fábio Sallum: O Souza também está lesionado, Vitor!

    A perda do Jorge Henrique foi a pior coisa que aconteceu nesta reta final de campeonato.

    Vamos precisar nos superar.

    Abraços!

  4. É triste dizer isso, mas vamos perder um campeonato ganho. Já era! É bom ficar ligado pra não perder a vaga na libertadores.

    Temos mto desfalques, os jogadores demoram séculos pra voltar, parece que estão se recuperando de câncer.

    Enquanto isso vamos perdendo pontos e aguentando Boquita, Iarley, Thaigo Heleno, etc…

    Adeus Brasileirão!

    Fábio Sallum: Calma, Renan.

    Ainda estamos na luta pelo Brasileirão, mas acredito que será difícil conquistar esse título.

    Principalmente porque Fluminense e Cruzeiro estão disputando com força total, sendo que o primeiro logo poderá contar com Fred.

    Conquistar uma vaga na Libertadores 2011 é o mínimo que se espera do Corinthians nesse ano.

    Abraços!

  5. Fábião, não chego a estar tão pessimista quanto o Renan mas to quase lá viu velho…. infelizmente o Corinthians de hj não me inspira confiança… muitos altos e baixos aliás como todos nesse campeonato mas entendo q estamos dando azar atrás de azar… quando não perde jogador por contusão, perde pra seleção e pra jogar contra Irã… aí é osso… deixando o azar de lado, falta peças de reposição no banco, senão a altura dos titulares pelo menos aceitáveis… acho q essas próximas rodadas é o momento chave no campeonato pro Timão… ou vai ou racha…
    abraços
    Vai Corinthians!!!!!!!

    Fábio Sallum: Wagnão, o Renan é realmente bem pessimista.

    Mas nosso cenário atual realmente não é muito animador.

    O Timão terá que mostrar muita garra e superação nas próximas rodadas.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: