Publicado por: Blog do Trio | 04/09/2010

Semana do Corinthians – dia 03

Nação Corinthiana,

Tivemos nesta sexta-feira uma noite memorável.

O tema da Semana Cultural do Centenário foi justamente “A Gênese do Campeão dos Campeões”, através do qual foram traçadas todas as nuances do surgimento do Corinthians.

Para discutir o assunto ao lado do jornalista Walter Facetta Jr., foram convidados os historiadores Plinio Labriola Negreiros, John Robert Mills e Filipe Martins Gonçalves (do Anarcorinthians) e o ilustrador Fernando Wanner – sendo que os dois últimos participam do projeto Corinthiarte Centenária.

Walter Facetta Júnior conduz a discussão sobre a gênese do Corinthians.

Para tanto, foi traçado um panorama que acompanha o crescimento da própria cidade de São Paulo. Sendo um pólo de armazenamento de café, acabou se tornando o reduto da elite e, em 1910, apresentava uma população de 300 mil habitantes.

O futebol havia sido introduzido, de maneira oficial, por Charles Miller. Entretanto, ao contrário do que vemos atualmente, era um esporte praticado apenas pelos aristocratas do Paulistano, do A.A. das Palmeiras (que nada tem a ver com o Palmeiras atual), do Americano e do Germânia, entre outros.

Os historiadores Plínio Labriola Negreiros e John Robert Mills.

Foi nesta época que uma equipe amadora britânica chamada Corinthian Team veio ao Brasil para disputar uma série de partidas amistosas. Os ingleses encantaram a todos com seu toque de bola – inclusive a um grupo de trabalhadores que resolveu fundar um time que os representasse.

E foi na esquina da Rua Cônego Martins com a Rua dos Imigrantes que, sob um lampião, surgiu aquele que seria o maior clube popular do país: o Sport Club Corinthians Paulista.

Fernando Wanner e Filipe Martins Gonçalves.

A pretensão do Corinthians de participar do futebol escandalizou a elite paulistana, que não conseguia admitir um time formado por aqueles que estavam à margem da sociedade, residentes do Bom Retiro, do Brás e da Barra Funda,

O interessante da palestra foi justamente a discussão além daquilo que todos nós já sabemos. Foi descobrir, por exemplo, que o Corinthians esteve sempre presente em todas as transformações de nossa sociedade – como a íntima ligação com os movimentos anarquistas da época, em seus primeiros anos de vida.

São essas – e muitas outras – nuances da história do Corinthians que o tornam um clube único. E deixa cada torcedor ainda mais orgulhoso de vestir seu manto sagrado.

O Blog do Trio parabeniza aos organizadores pela bela iniciativa, realizada por torcedores e sem qualquer incentivo do clube, ou de patrocinadores.

Neste sábado tem mais! Acompanhe abaixo a programação:

04/09: 10h às 12h30

A saga da Democracia Corinthiana:

Heródoto Barbeiro

José Paulo Florenzano

Sócrates Brasileiro

Ricardo Gozzi

A entrada no evento será gratuita, mas serão aceitas doações de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que serão revertidas ao GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

A celebração do Corinthianismo fica ainda mais forte com solidariedade. Vamos mostrar que somos fiéis e solidários.

Não deixe de participar!

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. […] Encerro o post com um vídeo sobre “A Saga da  Democracia Corinthiana”, no último dia do evento, e aviso que todas as gravações e fotos serão disponilizadas, em breve, no site.  Há ainda alguns relatos sobre o que aconteceu nos dias anteriores no blog do Fábio Sallum, que esteve na plateia, e podem ser lidos aqui e aqui. […]

  2. Confiram o Video Clipe em Homenagem ao Corinthians

    © 2012 Manos da Música.

    Follow @VatoLokoHipHop @dikampana @NegoPanther @xis_corinthiano


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: