Publicado por: Blog do Trio | 03/09/2010

Semana do Corinthians – dia 02

Nação Corinthiana,

Na noite desta quinta-feira, tivemos o segundo dia de debates da Semana de Cultura do Corinthians, no Museu do Futebol.

O evento foi dedicado à memória de Amanda Ferraz Geremias, torcedora alvinegra que morreu após os festejos do Centenário no Anhangabaú, ao ser atropelada pelo ônibus que levava os jogadores do Corinthians.

Diante de um ótimo público, foram debatidos dois temas: Mulheres Corinthianas & Fiel Torcida.

Na primeira parte da noite, as mulheres corinthianas foram muito bem representadas por Mônica Toledo Poso (a.k.a. Mônikita, do La Bodeguita de Medio), Leonor Macedo (a.k.a. @subversiva, do Eneaotil) e Eliana Frazão.

Leonor Macedo, Mônica Toledo Poso e Eliana Frazão.

Durante o debate, as palestrantes falaram da trajetória da mulher corinthiana ao longo da história, bem como das dificuldades enfrentadas até conquistar seu espaço no estádio de futebol, bem como nas torcidas organizadas.

Falou-se, ainda, a respeito do papel da mulher como torcedora. Neste caso, foi unânime o entendimento de que a corinthiana é diferente das demais: ao contrário dos outros clubes, ela não se contenta em ser acompanhante ou coadjuvante, sendo uma inegável protagonista.

A mulher corinthiana não hesita em mostrar o amor pelo seu time, não medindo esforços para ver o Timão em campo e poder acompanhá-lo onde estiver.

E para acompanhar esta paixão, a torcedora do Timão não se prende diante de preceitos da sociedade, nem de restrições impostas por um ambiente tão machista quanto o futebol.

Para tanto, foi relembrado o exemplo de Elisa Alves do Nascimento, considerada torcedora-símbolo do Corinthians, bem como de Marlene Matheus, a primeira mulher presidente do Timão.

Mas, se 51% da torcida alvinegra é formada por mulheres, verificamos que é ínfima a participação efetiva da mulher corinthiana na vida política do clube. Com pouquíssimas correlatas, as torcedoras corinthianas carecem de representatividade e de alguém que lhes dê voz no Parque São Jorge.

Na segunda parte da noite, o foco do debate foi o maior patrimônio do Corinthians: a Fiel Torcida.

Além das palestrantes já citadas, integraram a mesa: Marcelo Duarte (do programa Loucos por Futebol, da ESPN), Filipe Martins Gonçalves (do Anarcorinthians e do projeto Corinthiarte Centenária) e Eduardo Novaes (do Movimento Rua São Jorge).

Foi realizado um panorama que tratou da própria gênese da Fiel: o povo. Afinal, como Miguel Bataglia previu, a relação entre time e torcida é intríseca: “Este é o time do povo, e é o povo que vai fazer o time”.

Neste passo, tratou-se dos aspectos dessa relação eminentemente passional entre Fiel e Corinthians, especialmente nos duros anos de fila entre 1954 e 1977.

Ao fim, foi realizado um balanço sobre o comportamento da torcida nos últimos tempos, especialmente no que à elitização do futebol e à incapacidade de indignação diante de alguns fatos adversos, o que pode vir a ser uma questão preocupante para os próximos 100 anos.

Realmente foi um evento muito interessante, sendo uma oportunidade única para estimular o debate entre palestrantes e público acerca de temas que fazem parte do passado e do presente do Timão.

O Blog do Trio parabeniza aos organizadores pela bela iniciativa, realizada por torcedores e sem qualquer incentivo do clube, ou de patrocinadores.

Nesta sexta-feira e neste sábado tem mais! Acompanhe abaixo a programação:

03/09: 19h às 21h30

A Gênese do Campeão dos Campeões:

Plínio Labriola Negreiros

John Mills

Walter Falcetta Júnior

Filipe Martins Gonçalves

04/09: 10h às 12h30

A saga da Democracia Corinthiana:

Heródoto Barbeiro

José Paulo Florenzano

Sócrates Brasileiro

Ricardo Gozzi

A entrada no evento será gratuita, mas serão aceitas doações de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que serão revertidas ao GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

A celebração do Corinthianismo fica ainda mais forte com solidariedade. Vamos mostrar que somos fiéis e solidários.

Não deixe de participar!

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Parabéns belo texto!

    Fábio Sallum: Monikita, o texto foi apenas uma mera síntese do ocorrido.

    Parabéns pela condução da discussão.

    Beijos!

  2. […] aconteceu nos dias anteriores no blog do Fábio Sallum, que esteve na plateia, e podem ser lidos aqui e […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: