Publicado por: Blog do Trio | 25/07/2010

O exemplo de Muricy

Amigos do Trio,

Essa última confusão envolvendo a contratação do novo treinador da Seleção Brasileira de Futebol deixou algumas lições interessantes.

A primeira delas é, sem dúvida, a postura ética de Muricy Ramalho.

Homens que horam a sua palavra, mesmo diante de uma boa soma de dinheiro ou da possibilidade de fama mundial são raros, ainda mais no meio futebolístico.

Muricy mostrou ao Brasil que o futebol não é somente composto por oportunistas e homens sem carácter.

Sua recusa à Seleção, para que cumprisse o acordo verbal com o Fluminense, mostrou que a palavra ainda é algo a ser considerado.

Ricardo Teixeira passou por mais um ridículo ao oferecer-se para pagar a multa rescisória do contrato com o Flu, como se fosse possível reduzir todas as questões apenas ao dinheiro.

A mesma hombridade não pudemos ver do lado corinthiano.

Não que Mano Meneses não devesse aceitar o convite para o comando da Seleção; a questão, ao meu ver, é outra.

Pergunto: qual o interesse do Corinthians em liberá-lo?

Sinceramente, não sei.

No ano mais importante de sua história, depois de investimentos milionários, e de fracassar em todas as competições que disputou, a única chance de salvar a temporada seria vencer o Campeonato Brasileiro.

Meta mais que possível (quiça provável) ante a complicada situação em que se encontram os principais aspirantes ao título.

Palmeiras em meio a reestruturação; São Paulo com um técnico balançando; Santos à beira de um desmanche; Flamengo abalado por escândalos, etc.

Por que liberar seu treinador estando o time nas primeiras posições da tabela?

Essa é uma pergunta que para mim não tem resposta.

Como se isso não bastasse, Mano não tem currículo para assumir a Seleção.

Campeão de duas Séries Bs, um paulista e uma Copa do Brasil, o que o credencia a ocupar o posto mais alto entre os treinadores do país?

É possível elencar, no mínimo,  8 treinadores que têm mais conquistas do que Mano.

A seu favor só vislumbro a boa relação com a imprensa e com os empresários.

A dita e anunciada “renovação” será um prato cheio para que clubes e agentes encham ainda mais seus bolsos.

Posso estar errado, mas algo me diz que Carlos Leite adorou essa contratação.

O balcão de negócios está aberto.

A Copa é um mero detalhe.

E assim (des)caminha o Brasil!

 

guilherme.mendes@blogdotrio.com.bt

 http://twitter.com/guirmmendes

Anúncios

Responses

  1. Gustavo, é muita petulância sua querer falar de ética, hombridade e respeito ou da falta deles da forma que você coloca neste seu artigo.
    Veja a entrevista com o Zangado Muricy disponível no site Fifa.com em 12/02/2009 -12:35PM, sob o título RAMALHO AT THE PEAK OF HIS POWERS e tire suas conclusões…

    “Ramalho no auge dos seus poderes” é o título da entrevista especial do técnico do São Paulo para o site da FIFA. Entre outros adjetivos, Muricy é chamado de perfeccionista e estrategista pelo órgão que dirige o futebol mundial, e ainda com um “talento notável para irritar as pessoas”. O treinador também deixou claro que um convite para dirigir a seleção brasileira seria aceito naturalmente.

    – Recusar este convite seria motivo de piada. Você simplesmente não pode fazer isso. Assim como os jogadores, técnicos também têm o sonho de dirigir a seleção. Se um dia a oportunidade me for apresentada, espero estar preparado. Mas esta não é uma obsessão para mim – disse.

    O que este senhor ético nada mais fez foi VENDER SEU SONHO para o seu verdadeiro dono – Celso de Barros, presidente da UNIMED e DONO do Fluminense. Aliás, este mesmo Fluminense que nos tempos recentes foi o mais beneficiado por ter como padrinho o todo poderoso ex presidente da FIFA – João Havelange e sogro do atual presidente da CBF. Você deve recordar do “salto” da 3ª divisão para a principal, bem como de arbitragens duvidosas que evitaram o rebaixamento no ano passado.
    E quanto à falta de hombridade dos dirigentes do Corinthians, lave a boca para falar… Eles tiveram foi muita hombridade, coragem e respeito com um profissional que assim como todos os técnicos tinha o sonho de atingir o ápice na carreira de treinador e respeitou este sonho, este desejo… e qual o jogadorzinho ou técnico que não tem empresário hoje em dia…
    Então meu caro: cuide do seu chiqueiro, dos seus porquinhos, da lama e da podridão ali reinante e não se intrometa em assuntos para os quais você não tem ou demonstra a menor competência…

  2. Caro colega porquinho, com todo respeito, é claro!

    Com relação à escolha do Mano, só vejo o Felipão, e o Muricy como melhores nomes.

    Já com relação a balcão de negócios, não vejo como fugir disso atualmente, pois vejamos o Luxemburgo, esse aí é imbatível no quesito malandragens como empresários.
    Abel Braga, Paulo Autuori são mais dos mesmos.
    Essa sujeirado de conxavo de empresários no meio do futebol é algo que vem de cima para baixo, ou seja vem do presidente até as comissões técnicas. Não há como fugir disso pois cada clube tem seus empresários favoritos, vide Juan Figger e SPFW, Timão e Carlos leite, Palmeiras e Hávilas da vida. Essa é a realidade do futebol atual, infelizmente.

    Fora isso, quem tem maiores condições, foram Felipão e Muricy, de assumirem a seleção no lugar no Mano?
    Com relação a currículo, tem que se ter noção do tempo de carreira de cada técnico, pois caso contrário poderemos crer que Joel Santana e Geninho são melhores que o Mano, entedeu?

    abraços corinthianos

    Caro William,

    Realmente essa relação entre empresários e treinadores está em todos os clubes. No entanto, acho que Mano mostrou uma face no Corinthians que ainda não havia emergido nos outros clubes, haja vista os casos Herrera e Souza.

    E acho que com Muricy e Felipão, além de eles serem tecnicamente superiores ao Mano, haveria mais entraves para os empresários.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.

  3. O Andres Sanches no mínimo poderia exigido parte da multa rescisória, ja a que CBF ja tinha se comprometido a pagar tal multa ao Flu. O problema que norteia as decisões do Corintians se chama SPFC. Andres quer ficar o mais proximo possível do saco escrotal de ricardo teixeira até terminar a novela da copa.

    Caro Jair,

    Acredito que essa relação entre ele (Andres) e a CBF não será sadia – futuramente – para o Corinthians.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.

  4. […] https://blogdotrio.wordpress.com/2010/07/25/o-exemplo-de-muricy/ […]

  5. Se Muricy iria fazer valer o fio do bigode, se discutia com o Flu um novo contrato, topou falar com o Teixeira por que? Pior se esse tal de fio de bigode fosse tão valioso, por que o NÃO, não foi dado na lata, ali naquela manhã mesmo? Foi consultar o Horcades pra que?

    Até agora não entendi a razão da recusa. Diz que havia uma cláusula no seu ATUAL contrato que o liberava para a seleção, mas que estava dizendo não por um FUTURO contrato que ainda estava sendo discutido?

    Muricy que já é um limão azedo estava pior neste domingo. Sua cara era a mesma que o Massa fez pela manhã. Leve coincidência, um contrato mal assinado e uma bela cag*#@ feita. Dançou com seu sonho.

    Muito interessante tua visão do Mano, você o coloca da mesma forma que Dunga se coloca como jogador de futebol, que se acha maior que Sócrates, Falcão e Zico, pois foi campeão mundial e esses não, apesar de Mano ter sido um técnico vitorioso. A despedida dele diante da diretoria, jogadores e (principalmente) torcida, diz tudo

    Outra coisa, deixa desse papo besta de que para comemorar centenário é preciso título. Lógico que isso é uma cereja do bolo, grandes clubes precisam sempre ser campeões. Mas se até 2014 o teu Palmeiras continuar nesse jejum secular, você terá menos orgulho de ser palmeirense?

  6. Essa conversa mole de “honrar contrato” comigo não cola.

    Se você quer se iludir com isso, OK, mas eu não entro nessa não.
    Existem outros motivos que fizeram com que ele ficasse.

    É muita ingenuidade acreditar nessa história de “fiz promessa e agora vou pagar”. Isso é história pra boi dormir.

    Sobre o Mano, você tem que considerar algumas coisas:

    – Além das conquistas que você citou, Mano ainda foi vice da Libertadores e vice de uma Copa do Brasil. Isso não representa muita coisa, mas já mostra que os seus times tem bastante qualidade.

    – Muricy é muito bom treinador. Ele entende muito da única jogada que sabe: chuveirinho na área. Se a Copa do Mundo fosse de pontos corridos, não tinha pra ninguém.

    – Se você não considerar o campeonato Uzbeque (!?), vai ver que o último título do Felipão foi em 2002 com o Brasil. Lembro que a última experiência que a seleção fez trazendo um treinador com histórico de campeão do mundo foi a do Parreira em 2006, algo que não deu muito certo 😦

    – Aliás, em 94, quando o Parreira assumiu, o único título que ele tinha até o momento era o de Campeão Brasileiro com o Fluminense em 84. Técnico campeão não garante que a seleção seja campeã. Se assim fosse, na mão do Luxemburgo o Brasil seria decacampeão do mundo.

  7. Sinceramente não vi ética alguma , essa ética existiria de ele rejeitasse o convite de pronto, mas ele aceitou conversar com R teixeira, aceitou a proposta da CBF e só então fui falar com o Flu, esse que não o liberou!!! pergunto porque ele não falou com o clube antes de falar com a CBF???? simplesmente porque não achava que seria barrado.
    E outra todo mundo saiu perdendo ele porque perdeu a chance de ser treinador da seleção na copa no Brasil, o Flu porque embora fale o contrario não trabalhará mais com a motivação que tinha, e se acaso os resultados do flu começarem a não mais acontecer a torcida vai pressionar e a propria seleçao pois acho que seria melhor que o mano no comando da seleção ( acho o mano menezes muito maleavel e aceita certas coisas que claramente discorda e isso na seleção vai ser prato cheio pra muitos empresarios)

    Caro Djalma,

    Essa maleabilidade do Mano também me preocupa.

    Abraços………….

    Guilherme Mendes.

  8. Mais um que cha que o muriçoca não aceitou o convite da seleção por ser cumpridor de seus acordos.
    Santa igenuidade.

  9. Gustavo,
    Não sei em que você trabalha, se é assalariado, profissional liberal ou patrão.
    Porém acredito que você já soube de profissionais que foram impedidos de progredir profissionalmente por seus chefes ou patrões o acharem imprescindiveis ou os amarrarem a contratos.
    Foi o que fez o Fluminense.
    Eu já passei por isso e acho correto o que a diretoria do Corinthians fez.
    Premiou o profissional competente que permaneceu duas temporadas em meia, contrariando a história recente do clube. Terceiro maior periodo consecutivo em 100 anos de história. O quinto treinador que mais dirigiu o Corinthians.
    Seria mais justo e honesto fazê-lo cumprir o contrato até dezembro de 2012?

  10. Caro Guilherme, acho q isso q o Muricy fez foi pura hipocrisia… acho q um contrato bilateral, tem o seu cumprimento se um dos lados pagar a multa recisória do mesmo jeito q teria se ele terminasse por motivo de fim de contrato… simples assim… o resto é puro moralismo inútil… acho q burro é ele se não aceitou a seleção por um motivo tão tolo… se ele perder umas 4 partidas seguidas o flu não vai querer saber se ele foi correto ou não, vai meter o pé na bunda…
    Antes de 94 o Parreira tinha ganhado o q para credenciá-lo a seleção? acho isso também uma faca de dois gumes pq tanto pode dar certo como pode não dar independente das conquistas…
    na minha opinião um clube deveria ter a obrigação de liberar um profissional seja ele qual for para a seleção… e olha q eu detesto a seleção…
    sobre o Carlos leite, acho q não vai acontecer nada q já não vinha acontecendo… alguns personagens podem até mudar mas o filme é o mesmo…
    abraços e te prepara pq vamo passar o carro em vcs no fds…
    Vai Corinthians!!!!!!!!!!!

  11. Guilherme, pq tá todo mundo te chamando de Gustavo?
    abraço

    Caro Wagner,

    Acho que o pessoal andou bebendo demais.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.

  12. […] Naquela ocasião, havia um acordo verbal entre o clube e o treinador, elo que o impossibilitou de assumir a Seleção. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: