Publicado por: Blog do Trio | 22/07/2010

A influência do futsal no futebol: coincidência ou realidade?

Amigos do Trio,

Trago neste espaço texto bastante interessante de Luiz Roberto Rodrigues:

A INFLUÊNCIA DO FUTSAL NO FUTEBOL

COINCIDÊNCIA OU REALIDADE?

Coincidência ou não, os países que não adotaram a prática do futsal, estão ficando pra trás no futebol.

Eu sempre defendi a tese de que o futsal desenvolve o toque rápido de bola em curto espaço de terreno. O futsal disciplina muito a marcação e o jogo em conjunto.

A grande maioria dos atuais craques brasileiros do futebol veio do futsal: Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Lúcio, kaká, etc.

No Brasil, hoje, o futsal é praticado em todos os Estados e por um número enorme de jogadores; número esse, bem superior ao do futebol.

Nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, as crianças começam a praticar futsal com seis anos de idade.

Na Argentina e Uruguai, o futsal evoluiu muito nos últimos cinco (5) anos. Antes adversários fáceis para o Brasil, agora jogam de igual para igual, conseguindo até alcançar vitórias em confrontos com o maior rival sulamericano.

Na Europa, os países que praticam futsal, também estão se destacando dos demais. A Espanha que é bi-campeã mundial de futsal, conquistou o último campeonato europeu de seleções, e agora pela primeira vez o mundial da FIFA.

Mesmo tendo a sua seleção composta em sua grande maioria por brasileiros naturalizados, a verdade é que o futsal é hoje muito praticado na Espanha, razão pela qual se alcançou a vitória máxima em 2010 também no futebol!

A Espanha adotou o mesmo sistema brasileiro, ou seja, as crianças começam a praticar o futsal a partir dos dez (10) anos de idade. O sistema tático de jogo do futsal, mais utilizado hoje em todo mundo, foi criado pelos espanhóis (4×0), variando para (Ox4).

Países como a França e Inglaterra que não adotaram a prática do futsal não têm tido mais os mesmos resultados no futebol.

Em Portugal, o futsal também está sendo muito difundido e os portugueses também tiveram uma boa evolução no futebol.

É impossível provar que o futsal é o único responsável pela evolução de alguns países no futebol, porém as estatísticas podem ajudar a consagrar essa tese.

Coincidência ou não, os países que estão praticando futsal em larga escala, estão obtendo melhores resultados no futebol!”

 

Luiz Roberto Rodrigues é colaborador do Blog do Trio. Coordenou a equipe de Futebol Feminino Lusa/Sant’Anna, que se sagrou campeã paulista em 1998 e campeã brasileira em 2000;

  • Chefiou a Delegação da Seleção Brasileira Universitária de Futebol Masculino, em 1997 na Cidade de Palermo – Itália;
  • Chefiou a Delegação da Universidade no Campeonato Sulamericano de Futebol Masculino Universitário realizado em 1998, na Cidade de Punta Del Este no Uruguai, sagrando-se campeão;
  • Chefiou a Delegação da Seleção Brasileira Universitária de Futebol Feminino em 2001 que participou do campeonato mundial, realizado na Cidade de Pequim – China, sagrando-se campeã mundial.

Atualmente trabalha na Federação Paulista de Atletismo, desde março de 2005, onde implantou e coordena o Instituto Memorial do Salto Triplo. Esse instituto foi criado com o intuito de resgatar e preservar a memória do salto triplo brasileiro, modalidade que conquistou o maior número de medalhas olímpicas para o atletismo do nosso País. 

 

guilherme.mendes@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/guirmmendes

 

Anúncios

Responses

  1. Guilhermão, eu num tinha visto esse post…. Teoria muito pertinente do Luiz Roberto Rodrigues, hein… Texto muito lúcido e nota-se q o responsável tem grande propriedade pra falar de futsal mundial…
    Aliás é uma vergonha não ser esporte olimpico né…
    Abração

    Caro Wagner,

    Realmente ele é uma pessoa que pode falar sobre o assunto. Também concordo que já deveria ser esporte olímpico há tempos.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: