Publicado por: Blog do Trio | 30/06/2010

E a Adidas só tem a agradecer!

Amigos do Trio

O principal personagem desta Copa do Mundo de 2010 não é Kaká, Robinho, Luís Fabiano, Lionel Messi, Carlitos Tevez, Cristiano Ronaldo ou Wayne Rooney. Diego Maradona bem que tentou, mas não teve jeito.

Essa é a Copa da Jabulani. Nunca se falou tanto em uma bola.

Aliás, nem todos conhecem Zakumi, o mascote da Copa da África. Mas todo mundo conhece a Jabulani

Com design inconfundível, sua imagem está estampada nos quatro cantos do globo. Possui 8 gomos, ao invés dos tradicionais 14 e possui ranhuras para diminuir o atrito com o vento.

Antes do início do torneio, um grande número de atletas – a maioria, patrocinada pela concorrente Nike – veio a público para desdenhar da bola. Disseram que ela parecia uma bola de praia, daquelas que se compra no supermercado, e que ao ser chutada, voava sem direção.

A primeira fase da Copa do Mundo veio e o baixo nível técnico das partidas, bem como a pequena quantidade de gols foi atribuída à Jabulani.

A própria FIFA admitiu problemas com a bola e informou que realizará um estudo a respeito da mesma.

Tudo isso seria suficiente para o fracasso retumbante do produto, que gastou milhões de dólares para ser desenvolvido e estaria encalhado nas prateleiras, certo?

Errado.

Isso porque tamanha exposição aguçou a curiosidade do consumidor, que correu para as lojas para adquirir a sua Jabulani. Até este blogueiro não resistiu e adquiriu a sua réplica.

O marketing negativo gerou um efeito reverso, fazendo a Adidas registrar, até o momento, a venda de quase 15 milhões de bolas, superando todas as estimativas para o ano.

Isso tudo somado aos 6,5 milhões de camisas das seleções patrocinadas vendidas, o que representa mais que o dobro das vendas registradas na última Copa do Mundo, em 2006.

Jabulani, no dialeto bantu, significa “celebrar”.

E é isso que a Adidas tem feito.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: