Publicado por: Blog do Trio | 25/05/2010

Briga de maquetes.

Nação Corinthiana,

Particularmente, não gosto de tratar deste assunto, visto que sempre enche a torcida de esperança e frustração.

No entanto, haja vista a vista os fatos ocorridos ontem, acredito que seja necessário tecer alguns comentários.

Na noite de ontem, foi apresentado perante o Conselho Deliberativo um projeto de construção de estádio, oferecido por um pool formado por Banif, Bradesco, Pricewaterhouse e Hochtief.

Não possuo informações específicas acerca do projeto, além do que já foi apresentado nos jornais e em blogs. Da mesma forma, não estive presente na reunião do Conselho ontem, da qual tive ciência em diversos veículos de comunicação.

Li, inclusive, algumas notas publicadas hoje no Painel FC do jornal “Folha de S. Paulo“, bem como um patético e tendencioso texto escrito no site “Futebol Interior”, e percebi que há uma exagerada pressão para que o Conselho decida favoravelmente ao projeto apresentado na noite de ontem.

Mais do que pressão, existe um verdadeiro terror psicológico, como nossos queridos leitores podem verificar em trecho abaixo transcrito da coluna Painel FC de hoje:

Contra a parede

As empresas que estão na empreitada de construir o estádio do Corinthians já avisaram ao clube que não aceitarão ter seus nomes expostos negativamente. Por isso, Banif, Bradesco, Price Waterhouse e Hochtief deram o prazo até agosto ao clube para responder se aceita o acordo. A medida visa minar a resistência ao projeto do diretor de marketing do clube, Luiz Paulo Rosenberg, o que tem irritado parte do conselho.



Garantia. Após o prazo dado, alegam as empresas, o projeto estará definitivamente encerrado. Por isso, há quem queira que o conselho seja soberano na decisão.


É meu. Quem conversou com o presidente Andres Sanchez diz que, se o negócio for adiante, ele não abre mão de ser o “pai da criança”. No caso, do projeto.


Essa suposta pressão é desnecessária, além de lesiva ao clube e às próprias empresas proponentes, visto que atendem apenas aos interesses daqueles que desejam a aprovação do mesmo pelo Conselho Deliberativo sem a necessária análise.

Aliás, ao que pudemos perceber, um assunto tão importante como o da construção de um estádio foi reduzido, durante a apresentação realizada na noite desta segunda-feira, a um bate-boca entre o diretor de marketing Luís Paulo Rosemberg e o conselheiro Edgard Soares – cada qual defendendo seus próprios “pontos-de-vista”.

Independente de qualquer coisa, entendo que tal discussão deve ser abrangente, tendo em vista que outras propostas foram apresentadas ao clube, não devendo haver qualquer tipo de aprovação preferencial.

Desta forma, sou favorável à formação de uma comissão eminentemente técnica e isenta, que analise todas os projetos ofertados ao clube e decida pela proposta que for mais rentável ao clube.

Um assunto dessa magnitude deve ser avaliado com a necessária cautela, para não nos tornarmos reféns de um projeto que exclua o Corinthians da negociação de cadeiras cativas, camarotes, praças de alimentação, estacionamentos, lojas e “naming rights”, cabendo ao mesmo arcar apenas com os altos custos de sua manutenção.

Do mesmo modo, temos que nos precaver para não padecermos do mesmo mal que o Palmeiras, que não consegue ver seu projeto de Arena avançar, ora por problemas técnicos, ora por questões financeiras, ora por brigas políticas.

Antes de qualquer discussão precipitada, que só expõe Corinthians e investidores ao ridículo, é necessário que a diretoria decida quais são os projetos efetivamente interessantes ao clube, submetendo-os para análise por parte da aludida comissão.

Portanto, vamos tratar do assunto com cautela e pensando exclusivamente no bem do clube, sem a injustificada pressão de “conselheiros-intermediários”, “pseudo-torcedores” e coisa que o valha.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Acredito que estas discussões já visam as futuras eleições e a sucessão do Andres. Já viram que a mamta é grande e os aliados estão se degladiando…

    Existe muita semelhança entre o Presidente Lula e o Presidente Andrés. O Lula não reconhece nada de bom que o FHC fez e o Andres não reconhece o que foi feito pelos presidentes anteriores.
    O Dualib deixou um excelente CT em Itaquera com alojamento para mais de 80 atletas e 3 ótimos campos (infelizmente estão acabando com os mesmos). Tem uma excelente infreestrutura. Está sendo mal utilizado. Virou Hotel de filhos de Diretores e amigos.
    Deixou o Ct do Parque Ecológico com 3 campos em ótimas condilções e infraestrutura básica. Estragaram o que existia e não fizeram mais nada.

    Fábio Sallum: Alex, essa discussão visa inúmeros interesses que vão além das eleições.

    É preciso realizar uma análise mais apurada!

    Vamos ver como ficará o CT do Parque Ecológico após a reforma.

    Abraços!

  2. Aqui na empresa quando entra um funcionário novo tem uma tal de intergração. O cara é levado a conhecer a empresa, as instalações e o pessoal….
    Alguém precisa apresentar o clube ao Ronaldo e ao Neto.. Eles demonstraram que desconhecem completamente a existência do CT de Itaquera..
    Lá tinha até notebooks.. Roubaram, mas tinha….
    Isto desde a época do Citadini…
    Acho que o Neto e o Ronaldo só conhecem a Tesouraria…
    E pelo amor de Deus.. O tiro saiu pela culatra.. O vídeo da Band ao invés de enaltecer o Corinthians, mostrou um monte de lama e serviu apenas para o Neto e o Ronaldo elogiarem o São Paulo. Falam do sucesso do tricolor na Libertadores e da infraestrutura com Cts modernos,etc..
    Vão ser incompetentes assim lá longe…

    Fábio Sallum: É o uso da técnica lulista de atribuir um verniz especial ao que faz – ou a quem defende -, utilizando do já surrado “nunca na história desse país…”.

    Nesse balaio, pode incluir o nosso diretor de marketing, que demonstrou uma falta de conhecimento ímpar a respeito da história do clube.

    Sobre o tema, recomendo uma série reportagem muito boa feita pelo Sportv na semana passada, avaliando a infra-estrutura dos 20 clubes brasileiros que disputam a Série A do campeonato nacional.

    Vou ver se localizo os vídeos e os disponibilizo aqui.

    Abraços!

  3. Mais uma vez esse desgraçado do Rosemberg tá querendo atrapalhar. Pra ele o projeto bom é o arrendamento do Pacaembu…lamentável. É por isso que o Corinthians já tem 100 anos e não tem estádio. Uma baita oportunidade dessa, com empresas sérias, algo concreto e esse cara tá querendo atrapalhar. Mano, o Corinthians precisa de estádio urgente e num dá pra ficar pensando em “lucro” porque senão o bonde vai passar mais uma vez!!!!!
    Você acha que alguma empresa vai dar de graça um estádio pro Corinthians??? Ou aceitamos, ou ficaremos a vida toda sem estádio viu.

    Fábio Sallum: Não acho que devemos ter um estádio “de graça”.

    Precisamos pensar em lucro, pois há muitas questões que precisam ser verificadas, de modo que não reste ao clube apenas os ônus da manutenção do estádio.

    Nós estamos há 100 anos sem estádio por pura incompetência.

    Entretanto, não podemos aceitar qualquer projeto, sem que seja submetido a uma análise criteriosa.

    Além do mais, cabe à diretoria verificar os projetos, e não a conselheiros-intermediários.

    Abraços!

  4. Quantas maquetes nós já temos?
    Quantas comissões já foram formadas?
    Quantas reuniões foram feitas?
    Quantos investidores já desistiram?
    Quantas promessas foram feitas?

    Chega de tudo isso. Aprova logo e pronto.

    Ninguém vai construir um estádio e dar de presente pro Corinthians.

    Quem investir nisso, vai ter que lucrar alto.

    Se o nosso sonho é ter um estádio e apareceu alguém pra ajudar, mãos a obra.

    Comissões, reuniões, maquetes, análises, negociações…. tudo que seria cautela pra outros clubes, no corinthians é politicagem.

    É por isso que não temos estádio.

    A coisa chegou a ponto em que qualquer burocracia ultrapassa os limites da paciência.

    Dos torcedores e dos investidores.

    Fábio Sallum: Blefe, as coisas não são assim.

    Aprovar um projeto de maneira desesperada pode gerar muitas dores de cabeça lá na frente.

    Você conhece os detalhes do projeto? Acredito que não.

    Eu também não, assim como o Conselho Deliberativo também não.

    É preciso analisar, bem como verificar a viabilidade de outros projetos que existem.

    Nessa hora, é preciso deixar o lado torcedor de lado e pensar com frieza, de modo a viabilizar um negócio que seja favorável ao Corinthians.

    Ninguém quer estádio de presente. Mas ninguém também quer ver a política e os interesses individuais atrapalhando novamente a construção de um estádio.

    Por isso, acho que a análise exclusivamente técnica, por uma comissão isenta, seria uma boa saída.

    É preciso conter a ansiedade natural que nós todos tempos, a fim de evitar cair em armadilhas disfarçadas de “presente”.

    Abraços!

  5. Eu defendo o seu ponto de vista Fábio.

    Mas o que eu quis dizer realmente é que, por querer ser tão meticuloso o Corinthians perde boas oportunidades.

    Por exemplo, é mais do que provável que essa comissão peça uns 3 meses pra fazer uma análise (como todas fazem).

    Até lá, os investidores já não farão mais questão de bancar um projeto tão caro… quem conhece o mercado financeiro sabe que as decisões são voláteis. Mudam de um dia para o outro. Hoje pode existir o interesse, amanhã não mais…

    É por isso que eu digo, é preciso urgência. Que essa comissão cumpra o seu papel de forma neutra e rápida. Quanto mais enrolarem, mais chances o negócio tem de não sair…

    Que contratem uma empresa externa pra fazer isso em regime de urgência… que marquem uma reunião, apresentem as propostas e votem. Simples assim.

    Mas eu sei o que vai acontecer: essa comissão vai andar a passos de tartaruga… daqui a três vão etntar uma contra-proposta e os investidores vão desistir e partir pra outro projeto…

    … dai nós vamos ficar chupando o dedo e o Rosenberg volta com a história de arrendar o Pacaembu… que também nunca é resolvida.

    Balanço final: em agosto de 2011 nós vamos ver mais uma maquete de um novo grupo que também vai desistir e o ciclo vai continuar.

    Fábio Sallum: Gostei da sua idéia de contratar uma empresa externa para verificar isso com a máxima isonomia.

    De acordo com as informações, a comissão terá até Agosto/2010 para analisar o projeto.

    Só não entendo porque a diretoria não se manifesta neste caso, uma vez que competeria a ela escolher o projeto, e não o Conselho Deliberativo.

    Abraços!

  6. Fábião, sou desiludido com essa história de estádio… sempre a mesma ladainha, desentendimentos e tudo q é nego puxando a sardinha pro seu lado e querendo levar vantagem, sempre deixando o Timão em segundo plano… não sou a favor e nem contra ninguém nesse caso pq não conheço o projeto, muito menos as condições, só acho q tem q ser feita uma análise detalhada de tudo e infelizmente dentro do Timão hj e nos seus 100 anos de história, não encontrei pessoas competentes e isentas politicamente para tal… então lavo minhas mãos….
    abraços
    Vai Corinthians!!!!!!!!

    Fábio Sallum: Wagner, me sinto da mesma maneira.

    Por isso que evito tocar nesse assunto, que tanto desgosto já nos trouxe.

    Abraços!

  7. Galera tá “ouriçada”. É um desespero!… Tudo ao seu tempo. Afinal, somos o Clube mais novo do Brasil. Não chegamos ainda a 3 anos no que diz respeito a uma administração moderna e empreendedora. Assim é que depois de 40 anos como torcedor, vejo este novo CORINTHIANS. Tudo no seu devido tempo!!!… Nada mais é como antes.

    Fábio Sallum: Donizete, todos nós sofremos por não termos um estádio nosso.

    Mas é preciso ser sensato.

    Não dá pra aprovar qualquer coisa por pressão de fulano ou sicrano – diretamente interessados na execução do projeto -, sem a necessária análise.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: