Publicado por: Blog do Trio | 14/05/2010

Centenário de Gols – 100 Gols que marcaram a história do Timão!

Amigos do Blog do Trio,

Há tempos estou devendo um bom texto a respeito de um livro muito interessante. Mas não tenho culpa se ele é um sucesso de vendas e está esgotada em muitas livrarias da cidade.

A obra em questão é “Centenário de Gols – 100 Gols que marcaram a história do Timão“, de Denis Tassitano e Thiago De Rose.

O futebol é, mais que um esporte, um evento que concentra todo o tipo de emoções, tendo o gol como seu ápice. E nada melhor do que reunir os 100 gols mais importantes do Timão para descrever um pouco de sua própria história.

Para tanto, os autores realizaram uma vasta pesquisa e entrevistaram atletas, jornalistas e torcedores que possuem em comum a paixão pelo Corinthians. Como resultado, temos um trabalho que cumpre o papel de listar os tentos que fizeram parte não só da trajetória do clube, como da vida de toda uma nação.

Como não poderia deixar de ser, o gol de número 1 foi, sem dúvida, o mais importante da história do Timão. Foi em 13 de Outubro de 1977 que Basílio encerrou um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem títulos conquistados pelo Corinthians.

Os autores Thiago De Rose e Denis Tassitano

Com uma narrativa fácil e envolvente, Denis e Thiago conduzem o leitor por uma verdadeira viagem no tempo, descrevendo não só os lances, mas dando um panorama completo da situação da equipe em cada momento. Cada capítulo vem acompanhado de uma ficha técnica, além de depoimentos e crônicas de testemunhas oculares do momento mágico em que a bola atingiu o fundo das redes.

Centenário de Gols” é um livro para ler e reler toda vez que quisermos novamente saborear gols de Luizinho Pequeno Polegar, Basílio, Sócrates, Casagrande, Tupãzinho, Neto, Edílson, Marcelinho Carioca, Tevez e Ronaldo, entre muitos outros ídolos eternos.

O livro conta com depoimentos de corinthianos ilustres como Washington Olivetto, além de prefácio de Neto, e certamente não pode faltar na estante de nenhum torcedor alvinegro.

Ao fim do livro, há uma surpresa: um espaço para que o próprio leitor escolha o centésimo gol mais importante da história do Timão.

Aproveitando o ensejo, o Blog do Trio resolveu fazer uma promoção: sortearemos uma edição autografada de “Centenário de Gols ” para o leitor corinthiano que contar a melhor narrativa sobre um gol do Timão que tenha sido realmente marcante em sua vida!

Não precisa ser um gol emblemático da história do Corinthians. Basta, por algum motivo, ter sido inesquecível.

Envie sua história para: fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

O sorteio será no dia 24/05!

Participe!

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Fábio Sallum, Fábio Sallum and Fábio Sallum, Fábio Sallum. Fábio Sallum said: @thiagoderose Demorou, mas saiu: http://tinyurl.com/25xzmu3 Parabéns pelo livro! Rodei várias livrarias até achar! […]

  2. Caro marginal,
    Algumas ponderações:
    i) Corinthiano não usa terno
    Portanto, tire este maravilhoso traje, dedicado aos nobres, e coloque sua camiseta regata rasgada.
    ii) Corinthiano não sabe escrever.
    Com certeza, a obra foi escrita por um nobre São-Paulino ou até um raro palestrino que no navio que o trouxe da Itália foi alfabetizado.
    Vamos manter a ordem das coisas.
    Por gentileza.

    Fábio Sallum: De onde surgiu esta “nobre” criatura?

    Só dando risada mesmo!

    Abraços!

  3. Pô…prefacia do Neto é f…. hein!!!

    Fábio Sallum: Apesar de considerá-lo um péssimo comentarista, o Neto foi um ídolo do Corinthians.

    Abraços!

  4. Que maravilha, os gajos mudaram as fotos….
    Temos o galináceo com a mesma cara de alegre…
    O cervo tentando fazer cara e tipo de macho….
    e o suíno com uma pose de alegre de dar medo…
    Mas, apesar de pederastas, gosto muito do Blog de vcs!!!
    JAIR NOGUEIRA – O TORCEDOR QUE ENCANTA AS MULHERES COM SUA MANGUEIRA!!!

    Fábio Sallum: Bom… vou entender isso como um “elogio”, Jair!

    Obrigado pelo carinho, apesar de nos considerar pederastas.

    Abraços!

  5. Além dos gols que com certeza são os mais importantes (Basílio, Tupãzinho, Ricardinho, Paulo Borges, Marcelinho, etc), acho que o gol do Benê em 1967, aos 47′ do segundo tempo, que tirou o título do São Paulo merece ser citado…

    Fábio Sallum: Muito bem observado, João!

    Abraços!

  6. Bom primeiramente para mim todos os gols do nosso Timão é marcante, mas, posso falar de um que foi aquele que o Ricardinho fez nos acréscimos do segundo tempo em cima do Santos, que deu a vaga na final e a otítulo em cima do Botafogo e SP, neste momento o Galvão Bueno já estava falando que o Santos estava na final e derrenpente um belo passe da esquerda para direita e o Ricardinho mandou um tiranbaço de primeira para o fundo da rede !!!! Foi muito especial…. pq estava tudo perdido… mas quando se trata de Corinthians nunca está perdido !!!! Vai Corinthians !!!!!!!
    http://twitter.com/ClaytonLeon

    Fábio Sallum: Boa lembrança, Clayton!

    Mande este depoimento para fabiosallum.blogdotrio@gmail.com para concorrer ao livro!

    Boa sorte!

    Abraços!

  7. AS MÁSCARAS CAEM.

    OS ALOPRADOS DEFENSORES DA ESTAPAFÚRDIA CANDIDATURA MORUMBI NÃO QUEREM , REALMENTE , REALIZAR A COPA .

    O QUE ELES QUEREM É IMPEDIR A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESTÁDIO EM SÃO PAULO , O QUAL TRANSFORMARIA O MORUMBI EM UM ELEFANTE BRANCO .

    DE QUEBRA , QUEREM DESCOLAR UMA REFORMA E USUFRUIR DE AÇÕES PÚBLICAS NA ÁREA DOS TRANSPORTES QUE RESOLVERIAM O PROBLEMA DA INACESSIBILIDADE DO ESTÁDIO SÃOPAULINO…

    O POVO PAULISTANO ESTÁ SENDO FEITO DE TROUXA .

    HOMENS PÚBLICOS DEFENDEM , DESPUDORADAMENTE , UMA CAUSA PRIVADA :

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,loucura-nao-sera-feita-para-sao-paulo-sediar-a-abertura-da-copa,551882,0.htm

    COMITÊ DE SÃO PAULO NÃO FARÁ LOUCURA POR ABERTURA DA COPA

    ‘Agora, se o custo [para receber a abertura] ultrapassar o esperado, que BH, Rio ou Brasília façam a abertura’

    14 de maio de 2010 | 16h 16

    André Avelar – estadao.com.br

    Com o aval da Fifa para o Morumbi receber jogos das semifinais da Copa 2014, o Comitê Organizador do Mundial em São Paulo quer mais. Em reunião nesta sexta-feira, 14, no próprio estádio, representantes garantiram que correrão atrás agora da tão sonhada partida de abertura, mas sem “exageros financeiros”.

    “Antes o Morumbi não servia sequer para receber os jogos, hoje já pode abrigar até uma semifinal”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente do comitê paulista. “Agora, se o custo [para receber a abertura] ultrapassar o esperado, que Belo Horizonte, Rio ou Brasília façam a abertura.”

    Enquanto o São Paulo afirma que conseguirá dinheiro para executar o projeto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) duvida do clube. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu uma linha de crédito especial de até R$ 400 milhões. As sedes têm agora 30 dias para apresentar a viabilidade financeira de suas obras.

    “O São Paulo vê nessa Copa uma oportunidade pra ampliar e modernizar o seu estádio. Toda a expectativa, as especulações são naturais. Não é elegante chutar os custos, mas creio que eles têm o detalhamento de todo o projeto”, disse Carvalho, sem citar os valores. O presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio, presente na reunião, não quis falar com a imprensa.

    Por outro lado, a Comissão de Fiscalizão e Controle quer pressa na definição dos jogos que o Morumbi receberá. A presidente Raquel Teixeira explica que um jogo de abertura requer projetos mais caros em relação às obras para semifinal. No entanto, a definição mesmo está prevista apenas para outubro de 2011.

    “Queremos para São Paulo todo um legado da Copa. Todas as obras de adequação e infraestrutura na cidade também serão feitas dentro da racionalidade. Não queremos obras faraônicas para depois ficarem sem uso”, disse.

    Presidente da subcomissão da Copa, o deputado federal Silvio Torres reforçou o desejo de ver a abertura do Mundial de 2014 no Morumbi. Além das boas instalações do estádio, segundo ele, as condições da cidade também foram ressaltadas na reunião.

    “O Morumbi é um dos três estádios privados previstos [Arena da Baixada e Beira Rio são os outros dois] e se inscreveu para receber a abertura. A cidade tem várias pré-condições para isto, e o Morumbi passa por exigências específicas”, disse.

    Fábio Sallum: A candidatura do Morumbi é um claro exemplo de como o interesse privado se sobrepõe sobre o público.

    Será investida uma grande soma na reforma do estádio para beneficiar exclusivamente o São Paulo FC, sendo que provavelmente a maior cidade do país ficará sem a abertura da Copa do Mundo.

    Só uma coisa precisa ser esclarecida: de onde virá o dinheiro para reformar o Morumbi? Onde estão os investidores/patrocinadores?

    Abraços!

  8. Diogo,
    vai chupar uma rola e para de encher o saco


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: