Publicado por: Blog do Trio | 08/05/2010

Fernandão: uma furada?

Nação Tri-Mundial,

Após a confirmação da contratação de Fernandão, passei a imaginar como Ricardo Gomes o utilizará no time.

Fernandão tem capacidade e habilidade para jogar de meia.

Ele poderia entrar no lugar de Marlos ou Jorge Wagner (ou até mesmo de Hernanes, caso se recue o Jorge Wagner). O problema é que não sei se ainda tem fôlego para isso. O preparo físico exigido de jogadores de meio-campo é superior ao de zagueiros ou centroavantes, que jogam mais fixo dentro de campo.

A tendência, portanto, é que Fernandão dispute posição com Washington.

De qualquer modo, não estou criando muita expectativa com a contratação dele. Não que o Fernandão seja ruim. Pelo contrário, é bom jogador, experiente e conhecedor de Libertadores.

Mas o único problema que o Tricolor certamente não possui nos dias atuais é elenco. Todos nossos titulares e reservas são jogadores que já demonstraram que sabem jogar, seja no próprio São Paulo, seja em outros times.

Sem ingressar em eventuais problemas do elenco, vejo o péssimo futebol do São Paulo como resultado de um fator determinante: a falta de um time titular definido, que vai se conhecendo e se entrosando no decorrer dos campeonatos.

Até a primeira partida contra o Santos nas semi-finais do Paulista, era impossível saber qual o time titular do Tricolor. Cicinho e Jean se revezam na direita. Jr. César e Richarlyson na esquerda.

No meio-campo, a situação é semelhante. Jorge Wagner começou o ano como lateral-esquerdo, passando para a reserva de Marcelinho Paraíba e apenas assumindo a titularidade no final da fase classificatória do Paulista. Também Rodrigo Souto apenas ganhou a posição após mais de um mês no São Paulo. Já Marlos mal era escalado até surgir – quase que do nada – contra o Santo André, fazendo uma bela apresentação. Virou, do nada, titular absoluto.

O ataque sofreu – e talvez ainda sofra – do mesmo mal. Ora Washington joga, ora é substituído por Fernandinho.

Em suma, apenas Rogério, os dois zagueiros, Hernanes e Dagoberto tiveram uma boa seqüência de jogos no SPFC.

Não obstante a falta de capacidade e visão de nosso treinador – grande responsável por esse verdadeiro caos na formação do time titular – comecei a ver uma possibilidade real de melhora para as próximas partidas – nada mais, nada menos, que as quartas de final contra o Cruzeiro. Ricardo Gomes tem pouco ou nada a ver com isso: trata-se de um possível resultado da seqüência de jogos de 11 jogadores que possuem grande capacidade. Mesmo o raciocínio limitado de nosso pretenso comandante teria dificuldades de atrapalhar isso.

É aí que entra o problema da vinda de Fernandão. Ele gerará ainda mais dúvidas nos já tortuosos e obscuros pensamentos de Ricardo Gomes. Poderá gerar também novas mudanças e testes na equipe, com nova necessidade de adaptação. Isso sem falar em potenciais conflitos dentro do grupo – pois alguém provavelmente perderá a vaga -, com os quais nosso técnico atual já mostrou ser incapaz de lidar.

Ainda assim, contrariando grande parte a nação tricolor, passei a ter uma visão otimista do futuro, pelo menos a médio prazo. Se passarmos do Cruzeiro – o que será muito difícil – e Ricardo Gomes não atrapalhar muito, a tendência é que o time pegue o entrosamento que vem buscando desde o início do ano e deslanche.

Aí, nem Ricardo Gomes segura!

Aurélio Camargo

aurelio.camargo@blogdotrio.com.br

Siga-me no Twitter: http://twitter.com/aureliocamargo

Anúncios

Responses

  1. Aurélião, esse post tá parecendo a nova nota fiscal eletrônica…kkk num dá nem pra enxergar…
    aleluia q terminou essa novela hein.. já tava ficando até chata…
    o R. Gomes terá trabalho pra conter o Washington…
    abração….
    Saudações Corinthianas!!!!!!!

    Wagnão,
    Bem observado, vou mudar a configuração!
    E o que vc acha da contratação?
    Abraços,
    Aurelio

  2. Véio, acho ele um bom jogador…
    mas sinceramente, entre todo os atacantes do São Paulo eu achava muito melhor o Borges… ele só deu uma bola fora quando foi expulso contra o grêmio de proposito (na minha opinião)…
    abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: