Publicado por: Blog do Trio | 12/04/2010

Onde o Esporte se Reinventa.

Amigos do Blog do Trio,

Como todos sabem, a revista Placar é uma publicação esportiva que atravessou 4 décadas com reportagens históricas, sendo uma referência no jornalismo nacional.

A redação da revista sempre esteve repleta de apaixonados pela informação esportiva. Profissionais que nunca pretenderam ser mais que os protagonistas, ou seja, superar os esportistas.

Em “Onde o esporte se reinventa: histórias e bastidores dos 40 anos de Placar”, Bruno Chiarioni e Márcio Kroehn mostram os bastidores da redação da revista, traçando um panorama dos melhores e piores momentos; dos altos e baixos da publicação esportiva da Editora Abril. Honesto com a história e com os seus protagonistas, o livro prima pela seriedade e por estar muito longe de ser um relato “chapa branca”.

O início da Placar e as histórias que permeiam todas as fases da revista – dividida pelos autores em primeiro e segundo tempo, conforme a periodicidade da publicação – são contados por Chiarioni e Kroehn.

A saga começa na década de 1970, época de efervescência no esporte brasileiro com a seleção brasileira desembarcando no México para a conquista do tricampeonato mundial. A capa da primeira edição estampava a foto de Pelé, jogador intrinsecamente ligado aos momentos importantes da publicação esportiva da Editora Abril.

Conhecida, até então, como distribuidora oficial das histórias em quadrinhos da Disney no Brasil, a editora recriou o amuleto da sorte do pato mais rico do mundo e cunhou uma moeda com a efígie de Pelé para a divulgação do lançamento da revista – ideia de Victor Civita, que escolheu pessoalmente o fornecedor e o escultor. Revestida com o rosto do Rei, a moeda era o brinde aos “sortudos” compradores da Placar.

A obra conta, ainda, com prefácios de Zico e Rogério Ceni, e apresentação de Mauro Beting, resgatando os bastidores de reportagens memoráveis em fotos históricas e depoimentos inéditos de jornalistas como Carlos Maranhão, José Maria de Aquino, Michel Laurence, Juca Kfouri, Celso Kinjô, Marcelo Rezende, Lemyr Martins, Ari Borges, Alfredo Ogawa, Thomaz Souto Corrêa, Kátia Perin, Leão Serva, Paulo Nogueira, Sérgio Xavier, Paulo Vinícius Coelho (PVC) e André Rizek, entre outros.

Certamente, é uma obra imperdível para os apaixonados pelo esporte e, como nós do Blog do Trio, cresceram lendo a Placar.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

aurelio.camargo@blogdotrio.com.br

guilherme.mendes@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/FabioSallum

http://twitter.com/aureliocamargo

http://twitter.com/guirmmendes

http://www.formspring.me/FabioSallum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: