Publicado por: Blog do Trio | 21/03/2010

Morumbi na Copa

Amigos do Trio,

Finalmente o Morumbi foi anunciado como sede da Copa.

Essa semana um “novo” projeto apresentado pelo SPFC recebeu o aval da mandatária do futebol e garantiu a participação de São Paulo no Mundial.

O estádio passará a ter capacidade para 65 mil expectadores, podendo receber jogos das semifinais.

A questão agora passou a ser a abertura da Copa.

Como noticiei aqui no Blog do Trio, o lobby carioca para levar abertura e encerramento para o Rio permanece grande.

Caberá mobilização ao povo de São Paulo para que isso não aconteça.

Voltando ao projeto remodelado, o estádio terá apenas dois andares de arquibancadas e o campo será rebaixado para melhor visibilidade.

Outra exigência atendida foi o planejamento de uma área de hospitalidade com o objetivo de receber vips e convidados da FIFA.

Segundo o secretário-geral, Jerome Valcke, a preocupação no que tange ao estádio paulista é a capacidade de execução daquilo que está no projeto.

O plano é bom, agora é preciso cuidar da concretização.

Com a proximidade do Mundial deste ano, a FIFA concentrará seus esforços para o iminente evento, relegando, momentaneamente, a um segundo grau a Copa de 2014.

Particularmente, fiquei feliz com o desfecho dessa “disputa”, mas reitero que, como cidadão, não posso aceitar que nenhum tostão público seja gasto para a reforma do estádio.

E que a Copa venha pra cá!

guilherme.mendes@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/guirmmendes

Anúncios

Responses

  1. GUILHERME,COMO VOCE E SONHADOR,VOCE ACREDITA QUE NAO VAI SER USADO DINHEIRO PUBLICO,O CORREGO A PREFEITURA JA ASSUMIU O COMPROMISSO,AGORA ME DIZ UMA COISA COMO TODOS VAO SABER ONDE PARA O SERVICO DA PREFEITURA E COMECA O DOS BAMBI,ESTA VAI SER A MAIOR ROBALHEIRA DE TODOS OS TEMPOS,MEU TIME(CORINTHIANS) E O SEU VAO SER PASSADO PRA TRAZ EM MAIS DE 25 ANOS, E DEPOIS VAMOS TER QUE OUVIR DESTES DESONESTOS QUE SAO COMPENTES E QUA ESTAO PAGANDO O DINHEIRO,E ISSO NUNCA VAI SER PAGO,COMO NAO FOI NO PASSADO,PORQUE VOCE ACHA QUE DA PARA CONSTRUIR UM ESTADIO COM CARNE COMO ELES DIZEM TER FEITO,ISTO E UMA AFRONTA PARA A INTELIGENCIA DE QUALQUER UM,AGORA SEJA SINCERO SE A TORCIDA DO SAO PAULO PODE PAGAR TUDO QUE VAI SER GASTO PARA REFORMA DO ESTADIO A OUTRAS TAMBEM PODEM NAO E?MAS A VERDADE E QUE ISTO NUNCA VAI SER PAGO MEU CARO!!E DEPOIS NAO ADIANTA CHORAR,E SO AGUENTAR AS GOZASOES COM O DINHEIRO DO NOSSO IMPOSTO,AFINAL SOMOS UM BANDO DE IDIOTAS,FICAMOS MAIS RAIVOSOS SE O NOSSO TIME E ROUBADO DO QUE O DINHEIRO DOS IMPOSTOS NAO E?

    Caro Marcelo,

    Concordo com você. Além do mais, essa disputa entre os clubes acaba por acobertar as negociatas com o dinheiro público.

    Abraços……………

    Guilherme Mendes.

  2. Fala Guilherme!

    Sou são paulino e também pago meus impostos. Da minha parte (por razões óbvias) meu clube tá autorizado a utilizar o $$$ público pra reforma do Morumbi.

    E agora, como resolvemos o impasse? Rsrsrs…

    Falando sério, acho que a discussão não deve ser por aí.

    1º todos os opositores a obra estão partindo da premissa de que o SPFC dará calote no BNDES.

    Ainda que isso aconteça, terá um banco privado que bancará a dívida, ou seja, o dindin chegará de volta aos cofres do governo, com os devidos juros e correções contratuais.

    Por sua vez, meu clube de coração ficará eternamente endividado. Resumo: o ÚNICO quem sairá perdendo será SPFC caso não honre com seu compromisso;

    2º o tão praguejado dinheiro público foi DISPONIBILIZADO PELO GOVERNO FEDERAL. Esta linha de crédito, inclusive, foi disponibilizada a TODAS as cidades cede. Não foi o SPFC quem pediu dinheiro emprestado e o SPFC só tomará o empréstimo OFERECIDO PELO GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO BNDES se optar por ele e se oferecer garantias de que o pagará.

    Acho que a cobrança seria realmente efetiva se chegasse ao órgão governamental que ofereceu tal empréstimo e uma vez que essa não seja a vontade da população, que realmente não aconteça.

    Mas, se acontecer, quem será o verdadeiro culpado: o clube que tomou o empréstimo ou o “banco” que emprestou o dinheiro, fruto de nosso impostos?

    Se me perguntarem se o BNDES, a CAIXA, ou qualquer outro banco ou instituição pública deve emprestar dindin público para um clube de futebol reformar seu estádio particular, ainda que em virtiude da Copa do Mundo, direi que não. Sem dúvida, o Brasil tem muitas outras prioridades.

    Mas, uma vez que tal crédito seja oferecido aos clubes relacionados com a organização da Copa, com o aval do GOVERNO FEDERAL, não venham dizer que o SPFC está errado por ter aceitado o empréstimo.

    Não sejamos tão levianos.

    Abraço!

    Caro Ricardo,

    Temos que fiscalizar a forma como se darão os gastos com a Copa, seja por qualquer clube, em qualquer cidade.

    Abraços…………..

    Guilherme Mendes.

  3. Acho impressionante como a paixão cega algumas pessoas, como nosso amigo Marcelo aí em cima.
    A saga da construção do Morumbi foi um episódio memorável da historia do nosso futebol e, com duas mil repetições, estão abafando a verdade com essa teoria ridícula de uso de dinheiro público. Lembro ao Marcelo que entre os 250 sonhadores fundadores do São Paulo, que não aceitaram a decisão do esporte clube Paulistano de extinguir o futebol, havia o dono do Banco Bradesco, Amador Aguiar, o dono do Banco BCN e da construtora Civilsan, Nunes Galvão, o braço direito do dono do Bradesco Laudo Natel, que se tornaria diretor e presidente do Bradesco e vários outros magnatas da elite paulistana. Se um grupo como esse não conseguisse construir um estádio, ninguém mais conseguiria.
    Laudo Natel se tornou governador de São Paulo em 1972. O Morumbi foi inaugurado inacabado em 1962 (10 anos antes) e finalmente finalizado em 1970 (2 anos antes). Os esforços de construção não se resumiram a um carnê, como você insinua, embora devo te lembrar que Silvio Santos conquistou tudo que tem (e que daria para construir um dezena de estádios), em cima de um carnê criado nos anos sessenta. Além do carnê, do programa de televisão na TV Excelsior, das vendas de cadeira cativas, permuta de espaço publicitário por mercadorias, dos dezoito anos (1952 à 1970) de obras onde o investimento nas equipes minguou foi fundamental a postura dos torcedores de outras equipes. Não consigo imaginar hoje em dia um torcedor de Corinthians ou Palmeiras comprando uma rifa para ajudar o São Paulo, mas na época, o time do São Paulo era tido pelo povo como o representante bandeirante do orgulho paulista, da resistência paulistana a Getulio Vargas; tanto que o nome original do estádio seria Nove de Julho, e referencia à revolução de 32.
    A diferença entre os entusiastas do SPFC e dos outros times e que eles pensavam no que podiam fazer pelo clube e no que o clube podia fazer por eles. E não é assim até hoje? Quantos dirigentes do SPFC vc conhece que tenham sido acusados de enriquecer à custa do clube? O único que me lembro é o Eduardo Mesquita Pimenta que cobrou uma comissão de 60 mil da venda do jogador Mario Tilico, no inicio dos anos 90. Agora enumere ai os picaretas que dirigiram o Palmeiras e o Corinthians nesse mesmo período. E o Santos então, que foi o time que mais arrecadou nos anos 60 e tem apenas aquele estádio “puxadinho” construído a base de improviso? O São Paulo teve uma visão empreendedora (e ainda têm) ao passo que os outros clubes são imediatistas.
    Na minha visão, as vantagens da copa no Morumbi se resumem as facilidades de acesso que serão criadas. Na verdade, independente de ter copa ou não essas facilidades já estavam a caminho, mas demorariam muito mais. Ir a um jogo no Morumbi é um martírio para quem não mora na zona sul. Estacionamento lá, só pagando de 30 reais para cima. Transporte coletivo lá só duas ou três linhas de ônibus. Ir a um jogo lá exige um planejamento antecipado de logística.
    Compare com o Pacaembu, a poucos minutos do metrô Clinicas e Marechal Deodoro e com algumas dezenas de linhas de ônibus nos arredores.
    Ou com o parque antártica, a um quilometro da estação barra funda, onde se pode chegar de trem ou metrô, com dezenas de linhas de ônibus e milhares de vagas de estacionamento dos dois shoppings e aquele enorme terreno baldio em frente.
    As facilidades de acesso significarão um novo patamar de publico no estádio. E o Juvenal Juvêncio sabe que isso é importante; Mesmo tendo boa parte do conselho contra a iniciativa de sediar a copa, ele está enfretando toda resistência de frente e tentando assegurar melhor mobilidade aos freqüentadores do Morumbi. O endividamento não é tão grande quanto pode parecer. Cerca de trezentos milhões equivale a três anos de faturamento do São Paulo; Evidentemente, o que conta para pagar a divida não é o faturamento e sim o lucro do clube e, aí sim, poderíamos ter problemas. Porém, levando em conta o prazo de pagamento, o problema se torna perfeitamente equacionável. Uma venda de atleta diferenciado, que ocorre em média a cada dois ou três anos deverá suprir o fluxo de pagamento das prestações por alguns anos. Principalmente porque seria uma divida “boa” e não dividas podres (sem lastro no patrimônio) como as que foram adquiridas por Corinthians, Flamengo ou outros tantos clubes do Brasil.
    Corinthians e Palmeiras não construíram estádios melhores porque não quiseram. Optaram por formar equipes fortes no caso do Palmeiras ou por simplesmente viver “La vida loca” no caso do Corinthians. Para finalizar, Marcelo, se sua estrela não brilha, não tente apagar a minha, porquê acendê-la deu muito trabalho.

  4. Just want to say what a great blog you got here!
    I’ve been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

    Thumbs up, and keep it going!

    Cheers
    Christian,Earn Free Vouchers / Cash


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: