Publicado por: Blog do Trio | 11/03/2010

Deixamos de vencer.

INDEPENDIENTE MEDELLÍN 1 X 1 CORINTHIANS

Nação Corinthiana,

A ansiedade para a partida de hoje era grande.

O embate em Bogotá, a 2.640 metros do nível do mar, prometia ser disputado. Uma verdadeira provação para esta equipe do Timão, que ainda não tinha empolgado a torcida com o futebol apresentado ao longo do ano.

Confesso que me assustei ao ver que Mano Menezes havia escalado Marcelo Mattos na lateral direita. Isso se deu por causa de uma lesão sofrida por Alessandro. Mas, por que não colocar Jucilei, ou até Moacir?

Felizmente, o retorno de Danilo à armação se mostrava como um alento de criatividade no Corinthians.

O primeiro tempo começou com o Independiente dominando a partida, trocando muitos passes no meio de campo e se arriscando pela esquerda.

Aos poucos, o Timão entendeu como jogar com a bola rápida no ar rarefeito e conseguiu se impor em campo, mostrando que não estava para brincadeira. A marcação no meio de campo funcionou bem com Ralf e Elias, obrigando o time da casa a tentar longos (e inúteis) lançamentos.

E, aos 9 minutos, tomamos o primeiro susto, com chute de Restrepo muito bem defendido por Felipe.

Para nossa surpresa, o time da casa deixou que o Corinthians trocasse rápidos passes e chegasse com mais facilidade ao seu campo de defesa. Após trocar passes com Elias, Jorge Henrique cruzou para Ronaldo, que não conseguiu finalizar.

Aliás, eu nunca achei que diria uma frase como essa: Ronaldo estava aquém do resto da equipe. A má-fase do Fenômeno deixou o Corinthians praticamente sem poder ofensivo, perdendo inúmeras chances de abrir o placar.

Se Ronaldo caminhava em campo, Roberto Carlos resolveu começar a jogar bola, surpreendendo pela esquerda e se lançando ao ataque com velocidade.

Os colombianos, por sua vez, conseguiram perder um gol incrível. Após passar por Chicão e William, Pardo fez tanta finta que acabou sendo vencido por Felipe, em uma salvadora defesa.

Ainda tivemos uma bela cobrança de falta de Roberto Carlos no finzinho do primeiro tempo, que mandou uma bola com efeito, obrigando o goleiro Bobadilla a se esticar para evitar o gol.

Na segunda etapa, o Corinthians voltou igual a campo.

Quer dizer, quase igual.

Voltou sem atitude.

Ronaldo, que saía mais da área para buscar o jogo, mal se aguentava em pé. O Fenômeno, irreconhecível, tinha visíveis dificuldades para dominar a bola.

Danilo, que até então tinha sido uma peça importante no jogo, simplesmente desapareceu. Em razão disso, Mano Menezes colocou Dentinho em campo, na tentativa de dar mais velocidade à equipe.

Logo em seguida, aconteceu o impensável: a fim de melhorar o ataque alvinegro, Ronaldo deu lugar a Souza.

O Independiente, por sua vez, perdia incontáveis chances de abrir o placar. Mas acabou fazendo-o aos 30 minutos, quando Valencia passou pela Avenida Marcelo Mattos e cruzou para Valoyes, que deixou nossa zaga para trás, mandando a bola para o fundo do gol.

De acordo com a análise do irritante Arnaldo Cezar Coelho – em seu único comentário a favor do Corinthians -, o gol foi ilegal. Fica a dúvida no ar.

O time da casa se animou com o gol, lançando-se com ímpeto ao ataque. Por sorte, a baixa qualidade do futebol dos colombianos impediu que o placar fosse ampliado.

Alguns guerreiros não desistem jamais. Este é o caso de Jorge Henrique, que lutou durante toda a partida.

E de Dentinho que, em ótima fase, tem se sobressaído com a bola nos pés. O jogador parece ter deixado as firulas de lado e resolveu agir com mais objetividade.

Foi graças à sua ousadia com a bola nos pés, ao arriscar um belo – e indefensável – chute, que o Timão conseguiu igualar o placar.

E se ímpeto maior, poderia ter tentado virar o jogo nos minutos finais, ao invés de simplesmente aceitar o empate como um bom resultado.

O Corinthians termina a rodada como líder do grupo, com 4 pontos. Mas não podemos perder mais chances de vencer partidas como a de hoje, na qual tivemos bom domínio de bola e liberdade para marcar. Só faltou atacar.

Não tenho dúvidas de que o Corinthians se classificará para a próxima fase. Porém, é preciso lembrar que manter-se na liderança é essencial para prosseguirmos na competição com tranquilidade.

fabio.sallum@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Concordo com você! Deixamos de ganhar!
    Ronaldo, infelizmente, gordo como nunca!
    O Jucilei caiu de produção nos últimos jogos. Alessandro faz falta, pois mesmo acertando 1 cruzamento a cada 10, ele é muito bom taticamente e dá muita opção pela direita, sempre se apresentado. Roberto Carlos se apresentou mais, mas ainda acho que defensivamente estamos muito vulneraveis na esquerda. E o time da muito espaço para cruzamentos na área. No gol de ontem o M. Matos deu espaço para cruzamento e assim foi nos 2 gols do jogo do santos.
    O gol na minha opinião foi impedido, mas daquele tipo de impedimento que só a TV pega. O bandeira nem deve ter visto que a bola pegou em alguem no meio do caminho.
    De qualquer maneira, ainda acredito que o time pode encaixar. O importante é continuar a fazer o resultado e garantir que nada esteja perdido até lá.
    Sobre o Ronaldo, somente ele pode querer se motivar, pois não há nada mais que pode fazer isso.
    Meu palpite tinha sido 1 a 0, gol do Dentinho!! Quase deu.
    Na próxima quarta, um empate garante o segundo lugar faltando 2 jogos em casa ainda. Mas temos que pensar na vitória já que o Cerro não ganhou de ninguém ainda!

    Saudações!

    Fábio Sallum: Vitor, ontem tínhamos plenas condições de vencer.

    Faltou força ofensiva, o que mostra o quanto somos dependentes de Ronaldo.

    O que fazer, já que nossa principal referência no ataque está se arrastando em campo?

    Ainda bem que temos jogadores como Jorge Henrique e Dentinho, que sempre podem surpreender.

    Nossa marcação pelas laterais ainda está muito falha.

    Quanto ao impedimento, realmente é muito difícil de constatá-lo “in loco”. Não dá para culpar o juiz, nem os assistentes.

    Neste ano, terminar a fase em segundo lugar não significa, necessariamente, a classificação. Precisamos nos segurar na liderança!

    Abraços!

  2. fábião, concordo totalmente com o post….
    quem perdeu o jogo foi o Mano q foi muito covarde… se o Timão aperta um pouquinho ganhava fácil… deu a impressão q se os caras não tivessem feito o gol o jogo seria 0 a 0 pq o Timão queria o empate e não a vitória… pensei q não era possível pedir a saída do ronaldo e a entrada do Souza mas foi… o Gordo tá horrível e com uma tremenda má-vontade.. tem q sair do time… e o Iarley?? num foi contratado pra libertadores? pq num jogou? vai entender o mano…
    o wiliam tem q sair do time também… tá lento toda vida… o Felipe pegou muito hein e o dentinho não pode sair do time, não falo nem pelo gol mas pela ótima opção de ataque e a boa movimentação q ele está tendo…
    Abração
    Vai Corinthians!!!!!!!!!!!!!

    Fábio Sallum: O Mano Menezes foi realmente retranqueiro. Colocar o Marcelo Mattos na lateral direita foi triste!

    Me vi irreconhecível quando pedia Souza no lugar do Ronaldo! Mas fazer o quê?

    O Fenômeno precisa voltar a ser jogador de futebol novamente!

    Eu realmente não entendo as coisas em relação ao Iarley. Ouvi uma história no PSJ de que ele e o Ronaldo teriam brigado feio na semana passada. Vai saber.

    Nossa zaga está muito desatenta. Chicão e William estão longe de ser aquela dupla imbatível e segura dos anos anteriores.

    Ontem era uma noite para vencer e calar os críticos.

    Acho que vai ficar para outra vez!

    Abraços!

  3. Fala Sallum, beleza?

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Aliás, o Aurélio e o Mendão também.

    Tenho acompanhado as discussões e é incrível como tem uns babacas que acompanham seus post. Peço que não se deixe abalar por isso e que continue sua linha, que eu mesmo discordo algumas vezes, mas isso é outra questão. Não posso me sentir no direito de te julgar. Que bom que temos opniões diferentes.

    Sobre o jogo:

    é impressionante ver que este time da Colômbia, mesmo sendo horrível, perdeu bem umas 3 chances claras de gol, sendo com furada do atacante (lance minutos antes da defesa milagrosa do Felipe citada em seu post) ou isolando a bola embaixo da trave, no segundo tempo.
    Na minha opnião, poderíamos claramente ter voltado com uma derrota, mesmo tendo cadenciado mais o jogo que o adversário. A defesa foi muito ruim mesmo, mesmo tendo ajuda de mais um homem de marcação no meio-campo.

    Isso me preocupa muito.

    Comemoremos o primeiro lugar, mas com o sinal amarelo acesso.

    O RC finalmente fez uma boa partida. JH é um querreiro incansável e o Felipe salvou o time.

    Agora, Ronalducho vai de mal a pior. Impressionante. Como vc mesmo disse, não dominou uma bola e quando a tinha no pé, só deu passe errado. Pergunto: será que ele desanimou por não estar na lista do Dunga? Será que ele tinha a petulância de achar que estaria? Ele pode ser matador e definidor de partidas, mas gordo e parado como ele está, não serve pra muita coisa, só pra fazer o time jogar com um a menos. É nítido como o ataque ganhou mais volume (e vontade) com a saíde dele, mesmo o Souza não conseguindo mostrar muita coisa.

    Teve um jogo que a dupla Souza e Ronaldo rendeu bem, eu achei. Lembra? O que voce acha?

    Forte abraço e continue seu bom trabalho!

    Fábio Sallum: Grande Mala, que bom vê-lo por aqui!

    Realmente está difícil aguentar o Ronaldo assim, né?

    Você deve estar falando sobre o jogo contra o Racing, logo na estréia na Libertadores.

    Eu realmente achei que foi uma boa idéia do Mano naquele momento, até porque parece que o Souza está numa boa fase.

    Realmente, temos um grande quebra-cabeça pela frente. Com tantas opções como Jorge Henrique, Dentinho, Iarley, Ronaldo e Souza, quem deve ficar e quem deve sair? Jogar com 2 ou com 3 atacantes? Difícil decidir.

    Como você mesmo disse, devemos ficar com o sinal de alerta ligado.

    Obrigado pela amizade e pelo apoio!

    Abraços!

  4. Fala Fabião.. que jogo, até eu aqui em Itu tava sentindo a altitde… tava cansado só de ver o Gordo tentando parar em pé… arf arf

    E o pior de tudo é que quando percebi, eu mesmo tinha dito uma frase jamais imaginada antes:”Pô! Tira o Ronaldo e bota o Souza”… Deus meu a que ponto chegamos! rs

    Bom, o timão se portou mto bem, apesar de tudo, melhor do que eu esperava… Minha revolta foi para os 8 minutos finais, que após o gol o time implorava para acabar o jogo… Que raio de cobranças de escanteio foram aquelas? “Colombianos, não queremos jogar pro gol, venham busca a bola até aqui por favor!”

    Enfim, bora pros Paraguais agora, ver no que dá!

    Abraços!

    Fábio Sallum: Foi duro, hein Felipe?

    Mas realmente, ver os minutos finais da partida me deixou bastante irritado. Que postura é essa?

    O importante é irmos avançando, sempre no topo!

    Abraços!

  5. O pior é que o Corinthians montou um time velho e fraco.
    Não terá nem jogadores revelados para vender e fazer algum dinheiro pois os “aposentados” estão ocupando os lugares…..
    A crise virá forte tanto tecnicamente como financeiramente.
    O Dentinho que seria o único já tem grande parte do seu passe vendido..
    Até o Boquita já pertence ao Sonda…

    Fábio Sallum: Marco, não acho que o Timão tenha um time fraco. Pelo contrário, aliás.

    Entretanto, eu confesso que tenho medo da conta que pagaremos lá na frente, em função das gastanças atuais.

    Esperamos que a base consiga revelar bons atletas, com o fim de gerar um bom caixa no futuro.

    Abraços!

  6. Achei o time horrivel!!!
    Fiquei muito decepcionado com o que vi ontem…um time lento, morto, desanimado, medroso, sem movimentação, sem vibração em campo. O time não criou se quer uma jogada ofensiva perigosa. Um futebol ridiculo. Olha, desse jeito mas uma vez não vamos passar das oitavas. E olha que teve mais de 6 meses para se preparar.

    Fábio Sallum: Rogério, acho que o futebol apresentado não foi tão ruim assim.

    Acho até que foi melhor do que na estréia contra o Racing.

    Mas faltou ataque e ritmo! Temos que nos acertar logo.

    Ainda é cedo para falar sobre como nos comportaremos na próxima fase!

    Vamos aguardar… e torcer!

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: