Publicado por: Blog do Trio | 09/03/2010

Até quando?

Nação Corinthiana,

Optei por não escrever especificamente sobre as duas últimas partidas do Corinthians, uma vez que acabaria apresentando textos muito parecidos.

Acredito que é hora de fazermos uma análise mais profunda no futebol apresentado até o momento.

E uma coisa é certa: desde a conquista da Copa do Brasil, no primeiro semestre do ano passado, o Corinthians não apresenta um futebol com padrão técnico.

Neste período, temos acompanhado uma sucessão de dispensas, contratações e rodízios de jogadores. Muitas explicações foram dadas para explicar os constantes altos e baixos da equipe, sempre em nome do aludido planejamento.

Se, em tese, está tudo caminhando de acordo com o planejado, por que o Timão simplesmente não funciona?

Afinal, o Corinthians abriu o cofre e gastou os tubos nos últimos meses para contratar e manter um elenco de qualidade invejável, mesclando boa parte da base vencedora de 2008/2009 com atletas experientes como Tcheco, Danilo e Iarley, além das estrelas internacionais Ronaldo e Roberto Carlos.

Para tanto, a torcida acreditou no discurso empregado pela diretoria e pela comissão técnica, comprando a idéia e aceitando pagar fortunas para ver o Corinthians disputando a Libertadores.

O principal deles é o mais óbvio: mesmo após 3 meses de treinamentos, Mano Menezes não conseguiu colocar os atletas em perfeita sintonia, afinando a equipe.

Jogo após jogo, as desculpas vão se acumulando e, diariamente, inúmeras informações de bastidores do clube seguem sendo veiculadas na imprensa.

Rumores que vão desde oportunidades reservadas apenas a atletas ligados a Carlos Leite, bem como a falta de diálogo com os jogadores, além de uma possível perda de liderança sobre o grupo.

Um exemplo seria o retorno de Dentinho à equipe titular, que coincide com o fato de ter assinado com Carlos Leite para ser seu empresário. Cumpre relembrar que, após ter deixado vazar a jornalistas que sofria pressão para vincular-se ao empresário, Dentinho amargou um bom período sem sequer ser relacionado às partidas.

É difícil precisar quais destas informações realmente têm fundamento.

De acordo com alguns conselheiros do clube, o excesso de poder atribuído a Mano Menezes tem causado muita ciumeira em parte da diretoria.

Tal situação se agravou com os constantes resultados insatisfatórios do Corinthians, que sequer possui um time titular claramente definido.

Não bastasse isso, o sistema de rodízio, vendido na imprensa como uma ferramenta para estudar os atletas do plantel e evitar o desgaste, se mostrou ineficiente, aumentando as dificuldades no entrosamento entre nos jogadores.

Não obstante, as duas estrelas do time estão muito aquém do esperado.

Após ver suas chances de ir para a Copa se esvaírem, Ronaldo perdeu o entusiasmo por jogar futebol e continuar sua “volta por cima”.

É nítido o péssimo estado de seu condicionamento físico, muitas vezes mascarado por informações divulgadas por seu fisiologista. Inchado, o Fenômeno praticamente se arrasta em campo por boa parte dos 90 minutos.

Como emagrecer e adquirir ritmo de jogo, se volta e meia é poupado? E olha que nem estou falando de abdicar de jogar para participar de reality shows!

É bem verdade que em um ou dois lances magistrais, o camisa 9 pode decidir a partida. Mas limitar-se a isso é muito pouco para um verdadeiro ícone do futebol mundial.

Já Roberto Carlos não mostrou ainda a que veio. Com uma péssima imagem deixada pela eliminação da Copa de 2006, o camisa 6 ainda não conseguiu, dentro de campo, fazer jus ao estardalhaço gerado em torno de sua contratação.

Pior, vem apresentando um desempenho pífio, limitando-se a tentar fazer média com a torcida em certos lances, além de acumular desnecessários cartões amarelos e vermelhos, que não condizem com sua experiência como jogador.

Uma coisa é certa: o Timão passou por muitas mudanças desde a conquista da Copa do Brasil. Mas, desde então, o time não convence em campo.

Ao realizar o alegado planejamento, a diretoria alvinegra deveria ter em mente que equipes campeãs não são montadas da noite para o dia.

Assim como é preciso saber que vaidades e interesses que não servem ao clube devem ser deixadas de lado, sob pena de termos um Centenário em branco.

É hora de parar de se esconder atrás de desculpas, sob a alegação de que tudo está acontecendo como planejado.

Mais do que tudo: é preciso entender o verdadeiro significado da frase “AQUI É CORINTHIANS”. Afinal, a Fiel torcida que ama e idolatra é a mesma que não perdoa falhas e descasos.

Nesta quarta-feira, teremos um embate duríssimo contra o Independiente em Bogotá, pela Libertadores. Somente com seriedade e foco conseguiremos vencer o adversário, bem como as adversidades climáticas do campo.

* * *

Em tempo: Como tem gente que gosta de transformar tudo em disputa política, já surgiu blogueiro teleguiado tentando colocar panos quentes na situação da equipe, culpando – vejam! – a oposição por eventual crise.

Quem convive no Parque São Jorge sabe que aqueles que não participam da gestão atual procuram manter-se afastados, a fim de justamente não desviar o foco de um momento tão importante quanto a disputa de uma Copa Libertadores da América.

Além do mais, obviamente não é a oposição que contrata atletas, que negocia com empresários, nem que traça o planejamento do time.

A tentativa de fazer valer seu ganha-pão (ou sua carteirinha) – conquistado enrolando torcedores com textos encomendados –, faz indivíduos escreverem qualquer tipo de asneira.

Certas pessoas precisam realmente exorcizar seus fantasmas.

Ou, simplesmente, ter um pouco de personalidade.

fabio.sallum@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. CRISE no 100tanada? rsss

    att+

    Fábio Sallum: Felipe, é cedo para falar em crise.

    Abraços!

  2. Fábio, bom dia!
    Muito bom o seu texto.
    É uma pena que você tem escrito tão pouco ultimamente, mas eu entendo que seu tempo é curto devido às suas obrigações profissionais.
    abçs

    Fábio Sallum: Bom dia, João!

    Realmente está complicado mesmo. Estou praticamente morando no escritório.

    Mas vou procurar melhorar!

    Um grande abraço!

  3. Só vou fazer duas colocações:

    1) Existe sim dentro do Corinthians uma oposição com a filosofia “quanto pior melhor”;

    2) Prefiro aguardar para ver até onde esse time vai na Libertadores. Depois disso, pretendo dar minha opinião mais especifica sobre o assunto.

    Fábio Sallum: Diogo, esse é o discurso vendido por certas pessoas, que tentam encobrir a própria incompetência com o papo de que isso ou aquilo é culpa da oposição.

    Não é a oposição que administra o clube. E, em nenhum momento, realizou qualquer ato que atrapalhasse a direção atual do clube.

    É o tipo de argumento que esvazia a discussão e cria um caça às bruxas inexistente.

    Sobre a Libertadores, é preciso ter bastante calma e cuidado para fazer análises. Amanhã será uma noite decisiva em Bogotá.

    Abraços!

  4. O corinthians caiu pra segunda divisao em 2007.

    Em 2008 montou uma base, um time razoavel e voltou para à elite bo futebol brasileiro.

    Em 2009 foi muito feliz nas contratações, trazendo jorge henrique, chicão, andré santops e cristian, este ultimo, renegado em inumeros clubes, e que no corinthians deu (muito) certo.

    Isso sem falar no Ronaldo.

    A diretoria foi feliz.

    Porem, após a conquista da copa do brasil, o corinthians se desfez de jogadores e não repos a altura.

    Vejo as contratações de 2010 como totalmente equivocadas.

    Roberto Carlos tem muito nome, mas a tempos bão é mais o mesmo, não vale o investimento.

    É um caso diferente do Ronaldo, pois o Ronaldo é um GENIO, e mesmo gordo, bebendo, saindo com travecos, ele pode decidir um jogo.

    Não é o caso do RC

    Techo é um jogador FRACO, bemmmm MAIS OU MENOS, e LENTO, MUITO LENTO.

    Danilo viveu boa fase no SPFC, mas não é a solução dos problemas de nimguem. LENTO muito LENTO.

    Iarley, FOI um bom jogador, esperto, rapido, mas hoje, a idade infelizmente pesou, a parte fisica conta muito.

    Jogadores rapidos como Defederico e dentinho nao tem chances.

    Alessandro e Willian são jogadores apenas razoaveis, e que tem potencial para ajudar no cnjunto, em um time sem conjunto o futebol dos dois cai demais.

    Sabemos também que um grande time começa por um grande goleiro, e isso o Felipe esta longe de ser, dentro de campo toma gols bobos e faz defesas faceis parecerem magistrais para assim jogar para a torcida.

    Fora de campo é um sujeito desprovido de dignigade.

    Junte-se tudo isso ao fato de que o treinador Mano Menezes atende a interesses de empresários, mesmo quando isso prejudica o corinthians, o que, diga-se de passagem, é INADIMISSIVEL para um clube de primeiro escalão.

    O corinthias deveria fazer o que deu certo no ano passado, deveria fazer o feijao com arroz.

    Lá na frente j. henrique, dentinho e ronaldo, todos bons jogadores

    Dupla de zaga chicao e willian… se nao é a melhor do mundo, esta longe de ser a pior.

    PARAR DE INVENTAR com os volantes. os dois melhores são elias e jucilei e ponto final. escalar outros é atender a interesses de terceiros.

    Na lateral esquerda esta na hora de dar uma chance ao dodo, das categorias de base..

    na armação alguem mais leve.

    Bom Fábio, essa é a minha realista visão.

    abss

    Fábio Sallum: Gabriel, sua visão é realmente bastante realista sobre a situação.

    O Corinthians precisa reconquistar um aspecto que foi fundamental nas conquistas de 2008/2009: a força do trabalho em grupo.

    Além disso, é preciso decidir sobre quais as pretensões desta equipe: conquistar títulos ou servir de vitrine para empresários, beneficiados por diretoria e comissão técnica?

    Acredito que o Iarley é um bom jogador, mas precisa ser melhor trabalhado. É evidente que, apesar de experiente, ele pode render mais do que o apresentado.

    Já Defederico não se adaptou bem ao futebol brasileiro. Mas sejamos justos: nesse sistema burro de rodízio, é difícil fazer com que um atleta consiga render em alto nível, ainda mais quando possui uma forma completamente diferente de jogar.

    No caso do argentino, está claro que foi contratado sem que tivesse sido submetido a uma análise técnica, a fim de analisar o efetivo lugar que poderia ocupar na equipe.

    Ronaldo é um gênio da bola, mas precisa voltar a agir igual ao ano passado. A impressão que passa é a de que ele acha que já deu a tão sonhada “volta por cima”, já surpreendeu a todos e, agora, pode curtir melhor a vida, deixando o clube em segundo plano.

    Aliás, entendo que há muitos – e conflitantes – interesses envolvidos em nosso departamento de futebol. Basta saber qual destes realmente se coaduna com aquilo que desejamos para o Corinthians.

    Abraços!

  5. Imaginar que a torcida é burra, a ponto de acreditar que a culpa do fracasso, será creditada a Oposição, é algo bem típico, daqueles que até hoje se reportam ao Dualib, ao Nesi Cury e ao Kia.

    Fábio Sallum: A torcida está muito longe ser burra.

    Mas, infelizmente, informações são apresentadas de forma distorcida na imprensa.

    Além disso, tem coisas que caem rapidamente no esquecimento.

    Títulos servem como cortina de fumaça para encobrir algumas coisas. Foi assim com o Dualib e temos medo que o mesmo se repita nessa gestão.

    Como sempre, estaremos de olho no que acontece no Parque São Jorge.

    Cabe também ao torcedor ficar atento e fiscalizar.

    Abraços!

  6. Fábião, concordo em alguns pontos, discordo em alguns outros…
    q o Timão não tá jogando a bola q pode é fato mas não podemos achar q nada presta… lembro bem do ano passado quando o time não engrenava q vc e muitos cornetavam também então acho q a comissão técnica assim como o Mano merece um crédito e um pouco de paciência… sobre o estado físico do ronaldo, concordo plenamente com vc… ele tem q ser mais profissional e abusar menos de baladas e comida… sobre o R. Carlos, nunca fui muito fã do futebol dele, mas acho q precisamos ter paciência pq ele está ainda se adaptando ao futebol de moça q é jogado aqui…
    Não concordo q o rodízio não deu certo pq se temos um time desentrosado, em contrapartida temos um time com poucas lesões e se os fisiologistas, preparador físico e toda aparelhagem q compraram está falando q temos q poupar os atletas não seriam leigos torcedores q teriam razão (incluo nesses eu mesmo)…
    a respeito dos blogueiros, entendo q têm alguns de ambas as partes (situação e oposição) mas não posso opinar pq não frequento esse tipo de blog…. e uma outra coisinha sobre o time, a zaga reserva, hj, tá jogando mais q a titular hein…
    Abração
    Vai Corinthians!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fábio Sallum: Wagner, a questão aqui não é nem cornetar.

    O que vemos é uma equipe que joga sem padrão tático, agindo como uma antítese de tudo que vinha sendo propagado pela comissão técnica.

    Ademais, vemos um treinador que detém muito poder em suas mãos e visivelmente privilegia os jogadores agenciados por determinado empresário.

    Eu sempre acreditei que precisamos ter paciência. Mas, após 03 meses de trabalho – sem contar o segundo semestre inteiro de 2009 – não é possível ver um resultado em campo.

    É verdade que nenhuma das equipes grandes da capital paulista está apresentando um bom futebol. Mas o Corinthians foi o clube que mais contratou e, em tese, se preparou para um ano tão especial quanto o de seu centenário.

    Além disso, verificamos um elenco com um clima muito diferente daquele visto em 2008/2009. Até briga entre jogadores já ocorreu – fato este encoberto pela imprensa.

    Entendo que é preciso ter comprometimento. É somente isso que estou cobrando neste espaço.

    E eu seria muito omisso se não tratasse sobre isso.

    Quanto aos inúmeros blogs, eu sugiro que mantenha a sua postura.

    Minhas preferências políticas são notórias, mas não deixo que isso influencie os textos escritos no Blog do Trio.

    Aqui, procuro elogiar o que merece ser elogiado, bem como criticar o que entendo como errado. Simples assim.

    Abraços!

  7. só não entendo como um time pode estar em crise levando em conta q se acabassem hj as primeiras fases dos dois torneios em q disputa, nos dois estaria classificado…
    é muita espuma pra pouco Omo…

    Fábio Sallum: Falar em crise é muito cedo, realmente.

    Mas não podemos fechar os olhos para certos equívocos.

    Como torcedores, queremos o melhor para nossa equipe. E exigimos seriedade no trabalho realizado.

    Certas sacudidas são boas, porque ajudam o Corinthians a voltar seu foco para o que interessa. E, se Deus quiser, calar os críticos.

    Dentre eles, eu.

    Abraços!

  8. De qual bogue está falando, especifique por favor.

    Fábio Sallum: Vinícius, eu falo do blog do assessor “informal” da diretoria.

    Falar mais do que isso é dar crédito a quem não merece.

    Abraços!

  9. Essa do Carlos Leite já tá ficando manjada. Acho que as pessoas com “coragem” deveriam colocar o CPF embaixo do que falam. Qualquer um que tenha.
    Criticas sim, suspeitas infundadas, reproduzidas por opiniões de terceiros, mandamos pro lixo.

    Fábio Sallum: Olha quem está de volta!

    Já estava com saudades dos seus comentários ácidos, Thiago!

    Engraçado como a história do Carlos Leite, apesar de manjada, continua viva.

    Aqui não há nenhuma suspeita infundada, mas respeito a sua opinião.

    Apenas entendo que você não deveria cair na conversa daqueles que procuram cobrir a realidade.

    Sugiro que você visite o Parque São Jorge e verifique se estou falando alguma mentira.

    Se quiser o meu CPF, não tem problema. Mas, por favor, divulgue o seu também.

    Não suma mais!

    Abraços!

  10. Quero só ver se o Timão encaixar um padrão de jogo e ganhar esse Libertadores…se o Sr. assim como muitos darão créditos a diretoria, ao Mano, aos jogadores que hoje criticam…

    O tempo dirá!

    Fábio Sallum: Diogo, eu torço muito para que o Corinthians vença a Libertadores!

    Estou com o grito na garganta entalado por muito tempo, querendo comemorar essa conquista do Timão.

    Assim como comemorei a Série B, o Paulistão e a Copa do Brasil no ano passado.

    Sei que às vezes posso parecer chato em minhas críticas.

    Mas não se preocupe. Se eu estiver errado, não terei o menor problema em reconhecer isso!

    Abraços!

  11. Não preciso ir no PSJ, para saber de onde vem isso, é só ir no blog do Paulinho, que é alí que nasce tudo de podre no Corinthians.
    E, lendo aquilo, ficamos sabendo que o Kia na verdade manda no Corinthians, tem 20 jogadores na base do S.Paulo, e reforça o time do Santos, com Robinho e Cia, e juntos com Andrés Sanchez, mais o Presidente da Republica, e Boris Berezovsky, planejam tomar posse do Corinthians, num golpe internacional com a máfia Russa. (Samba do crioulo doido)
    Quanto ao CPF, refiro-me a isso:

    Já tenho a resposta sobre esse assunto que me satisfez plenamente. Acredito mais no Mano.

    Eu não caio na conversa de qualquer um, principalmente de quem aposta no quanto pior melhor, e que parece abundam no PSJ.

    Fábio Sallum: Thiago, eu entendo que, ao ver tantas informações conflitantes na internet, podemos ficar confusos.

    Eu também já me senti muito assim.

    O ideal é conhecer as pessoas, descobrir as coisas por você mesmo.

    Eu só posso responder pelas coisas que eu digo e escrevo.

    E posso te assegurar que não faço parte desta parcela triste.

    Abraços!

  12. Amigo, o que é que há?… Olha o que lí mais acima… “MINHA PREFERÊNCIAS POLÍTICAS SÃO NOTÓRIAS, MAS NÃO DEIXO QUE ISTO INFLUENCIE MEUS TEXTOS NO BLOG DO TRIO”… Desculpe-me, será que algo saiu do controle?… Parece campanha perene de candidato a cargo eletivo. Você passa a idéia de que está influenciado e querendo influenciar-nos nos textos publicados. Pareces estar “dominado” por uma motivação oposicionista obsessiva a atual diretoria do CORINTHIANS e não aceitas com tranquilidade as opiniões contrárias. Vamos lá. O TODO PODEROSO TIMÃO está acima de querelas. Abraços meu caro blogueiro. Não me queiras mal, são apenas impressões que me ficam lendo o exposto por aqui. Em tempo: para que não fique qualquer dúvida, esclareço que sou Andrés Sanches e seu “staf” Futebol Clube. Nunca, em 48 anos de torcedor, ví nosso (nosso, não é?…) CORINTHIANS com cara de menos suburbano. Está perdendo aquela cara de “caipira de cidade grande”. Graças a Deus.

    Fábio Sallum: Donizete, acho que você está confundindo um pouco as coisas.

    Talvez, deva conhecer melhor meu trabalho aqui no Blog do Trio.

    Em nenhum momento eu quero soar político, nem quero influenciar ninguém a adotar determinado posicionamento.

    Aliás, eu nem levo jeito pra isso.

    Eu nunca escondi que não tenho apreço pela diretoria atual do clube, pois acredito que ela se utiliza de muitas das técnicas tão criticadas na Era Dualib/Curi.

    Sempre achei importante deixar isso claro, pois procuro estabelecer uma relação de confiança com os meus leitores.

    Mas isso não me impede de elogiar os acertos, pois o bem maior de todos nós é o Corinthians.

    Este é o objetivo principal, independente de posicionamentos políticos.

    Concordo que tivemos avanços, especialmente no departamento de marketing do clube – que não passava de mero rascunho nas gestões passadas.

    O departamento jurídico também tem se mostrado competente, possuindo profissionais muito conceituados no mercado.

    Mas devemos verificar que muitos equívocos também foram cometidos.

    Se eu mostrasse apenas um lado da moeda, estaria sendo leviano com os visitantes deste espaço.

    E não tenho quaisquer problemas com críticas ao meu trabalho; muito menos com opiniões contrárias às minhas.

    Este aqui é justamente um espaço para a discussão de idéias, por mais diferentes que elas sejam.

    Resumir assuntos tão importantes em meros posicionamentos políticos nada mais é do que esvaziar o debate.

    Respeito sua opinião.

    Porém, peço que, antes de me acusar de qualquer coisa, leia melhor o Blog do Trio e participe mais de nossas discussões.

    Abraços!

  13. Desculpa Fábio, mas tenho que concordar com o José Donizete.

    Nessa mesma discussão você afirma que um blog é do assessor “informal” da diretoria.

    Por outro lado, mantém entre os links de blogs o Blog do Paulinho, o laranja de quem o Sr. sabe muito bem. Não é segredo para ninguém como e quem o mantém (até onde sei é muito dificil um blog manter a renda de alguém). Esse blogueiro laranja critica e elogia quem o convém – é parcial.

    Interessante que essa mesma oposição atual do clube também trabalhou anos e anos no clube, ao lado também de Nesi Curi e Dualib – inclusive sendo o responsável direto por excrescências como a vinda de Paulo Nunes e a saida de Liedson e Jorge Vagner do Timão.

    Não tenho procuração para defender o Andres e ninguém da atual gestão, o que não concordo é que se apegue apenas aos erros da atual gestão e não queira enxergar que essa gestão muito mais acertou do que errou. E que muitos da oposição já estiveram no poder e fizeram muito menos pelo Timão.

    Fora que é notório como a mídia trata de forma diferenciada os clubes. É só ver a ligação do São Paulo com Juan Figger, com a Traffic e com o Kia e ninguém fala nada. Agora quando é com o Corinthians, é crise, polêmica, corrupção, etc.
    Por favor, menos, não entre nessa parcialidade da mídia esportiva.

    O mais engraçado é que na Europa todos os grandes clubes negociam jogadores com o Kia Joorabchian – então vamos criticar lá também.
    Adivinha quem trouxe Robinho para o Santos?

    Enfim, como disse, não tenho procuração para defender ninguém, apenas acho que as coisas deveriam se desenvolver no campo do debate e na união para o crescimento e fortalecimento do nosso amado Corinthians, o que não acontece na oposição corintiana.

    Abraços!

    Fábio Sallum: Diogo, eu respeito sua opinião sobre o Paulinho, mas não concordo.

    Eu indico o blog dele por ser uma leitura interessante. Muitos podem acreditar no que ele escreve, outros não.

    Isso cabe a cada um julgar e eu não desejo entrar no mérito desta discussão.

    Tanto os membros da situação quanto da oposição participaram da gestão de Alberto Dualib. Afinal, foram 13 anos!

    Ao contrário do que tanto pregam por aí, a oposição não é o bicho-papão que tudo atrapalha. Muito cuidado com o que você lê por aí.

    Ela apenas optou por não participar desta gestão, por discordar dos métodos de algumas pessoas que hoje estão na diretoria. A oposição se resguarda à posição de acompanhar e fiscalizar, sem fazer balbúrdia.

    É muito diferente da oposição do Palmeiras, por exemplo, que tanto tem tumultuado os bastidores do clube.

    Certos contos da carochinha são repetidos tantas vezes que acabam se transformando em “verdades”. É o que o Luxa chamava de factóides.

    A gestão atual do Corinthians realmente teve acertos. Negar isso seria uma completa idiotisse.

    E eu torço para que acerte cada vez mais! Afinal, não seria sensacional levantar a Taça Libertadores no ano do Centenário?

    Mas os erros não podem ficar para debaixo do tapete.

    O intuito aqui é apenas trazer as informações e fomentar o debate.

    E não é a polarização da discussão entre situação e oposição que vai enriquecê-lo.

    Abraços!

  14. Bom texto. O debate é melhor ainda. Não posso dar palpites, sei pouco dos bastidores, mas continuo acompanhando (outras fontes inclusive). Corinthians dentro e fora do campo. Abs, Priscila

    Fábio Sallum: Continue acompanhando e sinta-se à vontade para participar.

    É importante buscar várias fontes, para entender os diferentes aspectos do futebol em si.

    Corinthians sempre!

    Abraços!

  15. O Mano disse em entrevista pra Band: “No tempo em que eu estava no Grêmio ninguém falava nada sobre empresário… o futebol não é essa sacanagem toda que vocês pensam.”

    E ele está certo.

    Essa onda toda sobre o Carlos Leite é só porque o clube é o Corinthians. Se fosse em qualquer outro lugar nada disso era comentado.

    Sobre o Ronaldo, discordo totalmente dessa história de que “ele perdeu a motivação porque não vai pra Copa”.

    Sejamos realistas gente… a última coisa que o Ronaldo pensa é em ir matar tempo lá na África do Sul. O Ronaldo quer mais é ficar no canto dele.
    É claro que quando perguntam sobre isso nas entrevistas ele, demagógicamente, fala que o que ele mais quer é ir pra copa.
    O Ronaldo está se lixando nessa história de ir jogar na seleção. Ele está “cumprindo tabela” no Corinthians e só.

    Sobre o Roberto Carlos, acho que ele está muito defensivo. Esse é o problema. A gente vê que em duas, três, quatro subidas ao ataque durante o jogo, o RC cruza como ninguém… coloca a bola na cabeça ou no pé de quem ele quiser.
    Isso é questão de tempo e de posicionamento tático.

    Fábio Sallum: Blefe, é óbvio que o Mano Menezes nunca iria admitir que privilegia jogadores de seu empresário.

    Mas estariam Finazzi e Herrera mentindo? Por que Otacílio Neto saiu do Corinthians?

    Por que após ter vazado que Dentinho estava sendo forçado a assinar com Carlos Leite, o jogador ficou um bom tempo na geladeira, sem ao menos ser relacionado? E por que as coisas mudaram da água para o vinho, tão logo Dentinho tenha resolvido assinar?

    Conversei com algumas pessoas no Parque São Jorge e elas me confirmaram isso. Em razão do fato, outros empresários estão desistindo de trazer jogadores ao Timão, com medo de que o técnico os “queime”.

    Eu acredito que o Mano Menezes é um técnico muito competente e inteligentíssimo. Ele entende de bola e de marketing pessoal. Mas entendo que ele errou com o planejamento para a Libertadores.

    Obviamente, ele entende do riscado muito mais do que eu. E eu torço para que ele realmente arrume o time, para entrarmos na próxima fase com força total!

    Quanto ao Ronaldo, está evidente que a equipe não pode jogar em função dele. Não vejo mais no Fenômeno aquele intuito de vencer e de nos surpreender, como no ano passado.

    Mas quem sabe ele não guarda um ou dois golzinhos lá em Bogotá hoje?

    Abraços!

  16. Bacana. Só que não o estou acusando de absolutamente nada. Coloquei sempre no condicional …”parece ou está me parecendo”… É óbvio que se Eu me contraponho as suas idéias e sou colocado na posição de “acusador” o debate fica muito prejudicado. Vamos só na linha do “penso, logo existo”. Estou sempre acompanhando seus colóquios de idéias neste espaço, embora não coloque as minhas. Bom jôgo hoje a noite para todos nós CORINTHIANOS. “BANDO DE LOUCOS”.

    Fábio Sallum: Donizete ou DF,

    Desculpe-me se o coloquei na postura de acusador em minha resposta.

    O intuito realmente não foi esse.

    Sinta-se à vontade para sempre expor suas idéias aqui.

    Você escreve bem e acrescenta bastante à discussão.

    Abraços!

  17. DF é da FIEL = José Donizete

    Fábio Sallum: Anotado!

  18. …”Minhas preferências políticas são notórias, mas não deixo que isso influencie os textos escritos no Blog do Trio.”…
    Imagina se estivesse deixando.
    Thiago Ferreira, parabéns pelo seu posicionamento. Compartilho 100% dos seus pensamentos.

    Fábio Sallum: Cláudio, acredito que já fui bastante claro nas respostas anteriores a respeito do assunto.

    Abraços!

  19. José Donizete, depois que eu mandei meu comentário vi que você destacou a mesma parte do texto que eu. Infelizmente, apesar dos envolvidos jurarem de pés juntos que não, se faz oposição ao clube e não ao grupo que agora está no poder. A tese reinante é a do quanto pior melhor.
    Fábio, em sua resposta ao Donizete, você diz que vê atualmente muitas técnicas usadas na gestão Dualib/Curi. Agora eu te pergunto: pelos tantos anos que eles mandaram e desmandaram no clube, não são todos os que estão lá dentro hoje em dia crias da dupla? Inclusive os da dita oposição, que pela sua opinião depreende-se que seja você admirador? O que eles (oposição) poderiam ter feito melhor, ou pelo menos de diferente, do que foi feito até agora? Acompanhei muito de perto o processo eletivo do Corinthians e não vi nenhuma grande ideia de ninguém.
    Para finalizar: não votei no Andrés, nem no Citadini e muito menos no outro que de tão insignificante dentro do clube nem me lembro do seu nome neste momento.
    Hoje não se pode negar que um bom trabalho vem sendo desenvolvido pelo atuais mandatários, e poderia ser bem melhor se todos dentro do clube se unissem em torno do mesmo objetivo: o crescimento do Corinthians. Mas aí eu já estou querendo demais.

    Fábio Sallum: Eu não queria discutir novamente política, mas vamos lá.

    Acredito que você deve verificar a trajetória de cada um. Como cada pessoa chegou ao clube?

    O que fizeram até então?

    Qual a ocupação de cada um fora do Corinthians? De onde tiram seu sustento?

    Logo que me associei ao clube, eu tive a oportunidade de conversar tanto com situação quanto com oposição.

    A gestão atual possui algumas pessoas com grande nível técnico, como no departamento jurídico. Porém, também possui pessoas que vivem DO Corinthians, seja lucrando com franquias, com jogadores do futebol profissional ou do amador, entre outras coisas.

    Eu não concordo com este tipo de atividade. Acredito que o clube não pode ser uma fonte de renda para ninguém que o comanda.

    Na oposição, conheci algumas pessoas que, além de possuir um nível intelectual diferenciado, possuem uma visão muito similar à minha em relação à gestão do futebol – e do clube como um todo.

    E eu acredito que o crescimento do Corinthians em si passa, necessariamente, por este tipo de pensamento.

    Apesar disso, não procuro ficar fazer propaganda de fulano ou sicrano no Blog do Trio, pois este espaço não se presta a isso.

    Abraços!

  20. …”Minhas preferências políticas são notórias, mas não deixo que isso influencie os textos escritos no Blog do Trio.”…

    Depois dessa só falta você falar que vive do blog, ter lingua presa e começar a frequentar a Cincinato Braga.

    Fábio Sallum: Também é notório que sou advogado e esta é minha única fonte de renda.

    Pode ficar tranquilo, Diogo.

    Não vamos misturar alhos com bugalhos.

    Abraços!

  21. Depois de afirmar que prestigia, acha interessante, indica o blog do Paulinho, ao mesmo tempo que “E posso te assegurar que não faço parte desta parcela triste.”

    Revela a sua ambiguidade de posições. Afinal, você recomenda ou não a leitura dessa “parcela triste”?

    E parcela triste, o que significa para vocë?

    Essa parcela triste, ajuda ou prejudica o Corinthians?

    E quanto a empresário. Você acha que o Mano deveria trabalhar com quais empresários que sejam de sua ;preferencia particular?

    Ou ele deveria trabalhar com o Marcio Rivelino, empresário do Muricy, ou com o Figger do JUJU, ou ainda com o Kia do Presidente do Santos?

    Quer dizer que agora, o técnico do Corinthians, tem que trabalhar com empresários de outros clubes.

    Me desculpe. Abomino essa “parcela triste”, nociva e com proposito escusos.

    Fábio Sallum: Thiago, você tirou uma frase minha de um contexto e aplicou a outro.

    Eu só apontei o referido como interessante, no sentido de atrair interesse e curiosidade. Se não houvesse, não seria tema de discussão tão grande por aqui.

    Cabe a você decidir o que deseja ler ou não.

    Entendo que o Mano Menezes não deve escolher o empresário com quem deve negociar. O Corinthians deve buscar os melhores atletas do mercado, sem dar preferência a quem o agencia. Esta, aliás, deveria ser a postura de qualquer clube de futebol.

    Obviamente, deve evitar se aproximar de pessoas como Mr. Kia, que esteve envolvido em um triste passado recente de nossa história, à frente da nebulosa MSI.

    Minhas palavras são claras até demais.

    Não tente distorcer minhas respostas e procurar “propósitos escusos” onde não existem.

    Hoje temos uma partida importante na Libertadores e acredito que temos coisa mais importante para nos preocupar do que meras picuinhas.

    Abraços!

  22. Sallum, entendi perfeitamente o que você quis dizer no seu texto.

    Tem gente que tá procurando pêlo em ovo! Você tem todo o direito de criticar o time do Corinthians, que realmente não tem jogado nada.

    É triste ver a cegueira de certas pessoas, que chegam aqui com 4 pedras na mão!

    Hoje teremos um páreo duro em Bogotá! É hora de focar nisso!

    Saudações Corintianas

    Fábio Sallum: Pedro, fico feliz em ver que leitores como você e outros tantos que frequentam regularmente o Blog do Trio entendem perfeitamente o que quero dizer.

    Essa briga boba de situação x oposição é inapropriada pro momento e não ajuda em nada.

    Se o torcedor não tiver direito de cobrar seu time, esperando ver o melhor em campo, quem o terá?

    Obrigado pela compreensão!

    Tomara que tenhamos uma noite feliz em Bogotá! O Ronaldo já marcou gol lá.

    Quem sabe ele não resolve relembrar dos velhos tempos hoje?

    Abraços!

  23. Esse Thaigo Ferreira é muito chato…. Tem cara de ser aqueles nerds que nunca saíram da frente do micro….
    Ora meu filho, vá viver a vida! Vá caçar mulher!
    Concordo com o Fábio…..
    Abs,
    Jair Nogueira, aquele que encanta as mulheres com sua m…..

  24. Caro Diogo,
    Pq está tão preocupado em caçar laranjas?
    Tá afim de me fazer uma laranjada?
    Faz, e traz aqui para o titio!
    Jair Nogueira, o torcedor que encanta as mulheres com sua m…..

  25. Eis a imparcialidade nos textos de Fabio Sallum:

    Fábio Sallum: Diogo, o fato de eu ter participado da campanha do Paulo Garcia à presidência ao clube não é nenhuma novidade.

    Inclusive, fiz um relatório com propostas para o clube, tanto referente à parte social, ao futebol profissional e ao futebol amador.

    A eleição foi no ano passado.

    Agora, temos outras prioridades.

    Que tal voltarmos ao futebol agora?

    Abraços!

  26. Jair Nogueira. Não sou cego a criticas construtivas, porém ofensas inferindo desonestidade ao Mano, nesse assunto Carlos Leite, são simplesmente, baixas e nojentas. Prefiro ser chato, a ser conivente com acusadores xiitas, como voce deve ser. Sobe no peito do Mano, vc. que se acha macho.

  27. Ô Thiago, você é do fã-clube do Mano Menezes?
    Acho que nem a filha dele o defenderia com tanto amor!
    Gajo, pare com isso! O futebol é um esporte viril e varonil!
    Ainda bem que na minha Lusa não temos esse tipo de baitolagem!
    Jair Nogueira, aquele que encanta as mulheres com sua m…..

  28. Até a fanfarronice desse blog está ficando igual ao do blog do laranja 1nho. kkkk

    Fábio Sallum: Diogo, eu não gostou muito deste tipo de comparação. Eu não tenho vocação para ser Paulinho, e não tenho a menor intenção de “segui-lo”.

    Respeito o blog dele, assim como respeito aquele divertido espaço que faz troça das postagens dele. Cada um na sua.

    Além do mais, eu não posso censurar os comentários dos leitores, a menos que se utilizem de linguajar inapropriado pro local.

    Cada um tem o direito de se expressar como quer, assim como me reservo no direito de responder apenas aos comentários que entendo que ajudem no debate.

    E outra, não vou me meter nas discussões dos outros, certo?

    Abraços!

  29. Tá. Vc. é Lusa! Não fica nem coradinho com essa mentira? Pensa que todo mundo é trouxa, de engolir essa balela?
    Tá doendo muito no seu…o sucesso do Mano?
    Pois vai doer muito mais cara!
    Vai dar uma de Flavio Prado, de que torce pra macaca? Vc. pra mim é tricolorido isso sim.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: