Publicado por: Blog do Trio | 01/03/2010

Uma verdade inconveniente

Nação Palestrina,

Nesta última semana o estádio do Morumbi foi mais uma vez massacrado pela imprensa, em virtude de sua inadequação para receber a abertura da Copa do Mundo ou até mesmo partidas decisivas do mundial.

O assunto envolve inúmeros interesses econômicos, políticos e empresarias, além das paixões clubísticas.

Agremiações à parte, o que desconsideraria grandes paixões, tanto de corinthianos como de são-paulinos, a disputa parece residir em outra esfera.

Como sabem, o Blog do Trio esteve presente no Seminário Internacional da Copa do Mundo, realizado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

No evento, pudemos ter ciência da grandiosidade dos números envolvidos no torneio e as oportunidades que a simples realização de um jogo pode significar para uma cidade ou região.

Ficou demonstrado que, em termos econômicos, a abertura da Copa é muito mais relevante que seu encerramento.

No início há 32 países envolvidos; na final, só 2.

A festa de abertura é muito maior que a oferecida na decisão.

A maior importância, como evento esportivo, está na abertura; enquanto fato futebolístico, está na final.

Por essas e outras razões, há o interesse carioca em concentrar abertura e encerramento no Maracanã.

Essa não seria nenhuma novidade, visto que o Mundial deste ano terá em Joanesburgo seu marco inicial e final.

No entanto, essa é uma decisão de grande custo político.

Quem pagaria o alto preço por desagradar São Paulo?

O governo do Rio de Janeiro, em parceria com a CBF, vem trabalhando nos bastidores para que isso aconteça.

Daí a razão para a “fritura” pública do Morumbi e a dúvida em relação à cidade de São Paulo.

Há quem diga que a vitória carioca já está sacramentada e só não foi anunciada por estarmos em ano eleitoral, algo que causaria incômodo tanto ao Presidente Lula, quanto ao Governador Serra, que sairiam “queimados” com o povo paulista.

O fato é que o Rio exerce, principalmente no futebol, uma força muito além das suas capacidades políticas e econômicas.

Está na hora de estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais fazerem valer o seu peso no desenvolvimento econômico do país.

Senão, aquela máxima de que “manda quem pode e obedece quem tem juízo” vai acabar mudando para “manda quem tem padrinho, obedece quem é trouxa”.

É esperar para ver!

guilherme.mendes@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/guirmmendes

Anúncios

Responses

  1. Parabéns por nos trazer essas informações Guilherme.

    Finalmente você parou de agir igual um semi-inimputável e postou algo importante e relevante!

    Essas coisas, como muitas, se decidem nos bastidores, e o Rio de Janeiro nisso é forte. É aguardar para ver!

    Diogo,

    Valeu !!!!!!

    Abraços…………..

    Guilherme Mendes.

  2. Mendão, excelente post. É difícil ver alguém tratar desse assunto sem colocar a paixão clubística no meio.

    Realmente sempre achei muito estranho essa enorme atenção em relação ao Morumbi, enquanto outros estádios sequer saíram do papel, e provavelmente terão problemas semelhantes ou maiores que os do estádio paulista.

    Como você bem falou, São Paulo e Minas precisam colocar seu peso econômico e político na jogada. Se o Maracanã – pela própria mística que o envolve – merece ser o palco principal do espetáculo, outros estádios também merecem aparecer.

  3. Abertura e encerramento da COPA… A disputa pelo VEXAME?!? Quem deve levar o “abacaxi”?!?!

  4. Mas também tem um fato incontestável: dada a grandiosidade e importância em todos os sentidos da abertura de uma Copa do Mundo como você analisou, o projeto do Morumbi apresentado pelo SPFC e pelo Comitê Organizador em SP, sendo bem condescendente com eles é no mínimo tosco.
    Quem já teve o desprazer de assitir a um jogo de futebol ou teve a necessidade de ter de se dirigir para aquela região, mesmo que não seja em dia de jogos, sabe muito bem o que é sofrimento e o tamanho das dificuldades de locomoção. E até agora nada do que foi apresentado pela cidade e pelo clube contemplam a solução dos problemas. E para dramatizar um pouco mais a situação de nossa cidade, não temos plano B. Por teimosia dos (ir)responsáveis – e sem aqui querer entrar no mérito e não levantar nenhuma questão de paixão clubística – ou será o Morumbi ou não teremos Copa na maior e mais importante cidade do hemisfério sul do planeta. E ponto final.
    Não adianta criticar a FIFA e seus dirigentes, inventarem teorias da conspiração e outras coisas mais. Gostemos ou não gostemos, o padrão estabelecido e exigido é o mesmo que a Alemanha ofereceu em 2006. Pelos cantos já se sabe que existem lamentações da FIFA pela escolha (política) da África do Sul sem condições estruturais para tamanho evento. Foi muita oba-oba dos africanos e praticamente nenhuma ação concreta. Obras serão entregues em cima da hora, e em alguns casos serão entregues incompletas ou até mesmo nem sairão do papel.
    Agora se percebe que um país carente em todas as áreas não consegue se preparar em 5 ou 6 anos para organizar uma Copa. Aliás, em minha opinião, a organização de uma Copa ou de uma Olímpiada deveria ser a concretização de todo um processo evolutivo das nações em desenvolvimento. Algo como um atestado de maioridade. Agora que resolvemos nossos problemas, vamos mostrar para o mundo o que podemos oferecer. E tanto a África do Sul como o Brasil estão ainda a muitos anos de poderem se regozijar de tal feito. Utilizamos estas competições como bandeiras políticas e para inflar o ego (e os bolsos) de alguns poucos.
    O Brasil está na mesma situação da África do Sul. Falta tudo, ou pelo menos quase tudo, a Copa acontecerá em pouco mais de 4 anos e pr aqui nem um tijolo ainda foi assentado. A luz amarela está acesa na sede da FIFA. De novo.

  5. Não caia nesse papo do pessoal da candidatura de sp, para eles a FIFA está errada, mas se voce consultar pessoas que realmente entendem de torneios organizados pela FIFA verá que o padrão exigidos por eles é bem alto e que o Morumbi não tem como atender esse padrão, existe sim a questão politica, mas MAIOR QUE ISSO existe a questão tecnica, como sou leigo, indico um blog que é muito bom e se quiser perguntar pro Ricardo que é um cara super informado terá respostas de um cara que entende desse assunto melhor que nós…
    http://novasarenas.blogspot.com/
    ABRAÇO

    Caro Josué,

    Obrigado pela indicação.

    Abraços…………

    Guilherme Mendes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: