Publicado por: Blog do Trio | 19/01/2010

Patrocínios e Contas

Nação Corinthiana,

Na semana passada foi finalmente confirmado o novo patrocinador master do Corinthians: a Hypermarcas, que já ocupava os ombros (Bozzano) e as axilas (Avanço) do uniforme.

Tendo em vista a inexatidão das informações prestadas, resolvi esperar uma declaração oficial a respeito dos detalhes do alardeado contrato, o que não ocorreu.

O que sabemos é que o novo patrocinador adquiriu o direito de expor suas marcas Neo Química Genéricos e Assim onde antes figuravam a Batavo e a dobradinha Tele-Sena/Baú. Por enquanto, a parte inferior da camisa, anteriormente ocupada pelo Banco PanAmericano, está disponível.

O grande X da questão reside no efetivo valor do contrato, que será válido pelas temporadas 2010 e 2011. Foram divulgados números entre R$ 36 mi e R$ 41 mi, sem que ficasse claro se tal quantia seria anual ou pelo contrato inteiro.

Além disso, apesar de ter comemorado o anúncio como um título, boa parte da torcida não imagina que uma razoável parcela deste valor não irá para os cofres do clube.

Vale destacar que o Corinthians tem direito a 100% da quantia referente apenas ao patrocínio da Neo Química.  Quanto ao restante do manto, importante relembrar que Ronaldo tem direito a 80% do arrecadado nas mangas, ombros e calções – abocanhando uma generosa quantia do valor anunciado.

Ainda é preciso verificar se a quantia divulgada seria apenas pela exposição das marcas no uniforme, ou se estaria condicionada a eventuais ações de marketing, como ocorrido no ano passado.

De qualquer modo, é bastante positivo ver que a marca do Corinthians tem se valorizado a cada ano, especialmente em razão das contratações de Ronaldo e Roberto Carlos. Porém, de nada isso adiantará se as possíveis grandes somas não são administradas com equilíbrio e, por que não dizer, transparência.

Isso porque, enquanto números astronômicos são anunciados com toda a pompa na imprensa, os balancetes mensais são escondidos pela diretoria do clube.

De acordo com as últimas  – e incompletas – informações publicadas pelo diretor de finanças do Corinthians, a dívida do clube aparentemente não teria sofrido alterações, continuando na casa dos R$ 100 mi. Entretanto, estranhamente não são computados os diversos empréstimos contraídos pela atual gestão.

Foi possível verificar também que a diretoria não resolveu o problema do inchaço do clube social, deixando de criar receitas e realizar cortes que o tornem auto-suficiente. Para tapar o buraco, foi realizada uma perfeita gambiarra: os valores dos licenciamentos obtidos com a marca Corinthians foram computados como receita social, a fim de esconder os prejuízos na conta final.

Entretanto, o mais surpreendente foi a arrecadação conquistada com os 40 mil inscritos no programa Fiel Torcedor: meros R$ 2 milhões! Ou seja, o equivalente a R$ 50,00 por pessoa! O que houve com o resto do dinheiro desta, que deveria ser uma das principais fontes de renda do Timão?

Tais incongruências nas contas, bem como o mistério quanto aos balancetes de alguns meses – em descumprimento ao estatuto do clube – têm aumentado as suspeitas de alguns conselheiros, em relação a uma possível manipulação dos números apresentados.

Para dirimir estas dúvidas, bastaria a solicitação, por parte do Conselho Deliberativo, de uma auditoria isenta das contas do Corinthians. Mas faltam conselheiros que se disponham a apurar as flagrantes irregularidades.

As questões levantadas sobre o patrocínio do Corinthians devem ser esclarecidas ainda nesta semana, em uma grande entrevista coletiva a ser realizada na sede da Hypermarcas.

Mas será que nossos dirigentes saberão administrar corretamente as grandes somas que vêm por aí? Ou continuaremos a nos deparar com dívidas intermináveis e contas mirabolantes?

fabio.sallum@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Véio, essas coisas q não me conformo… se a oposição do Corinthians é tão honesta pq não fazer alguma coisa se o estatuto não está sendo cumprido…
    abraço
    Vai Corinthians!!!!!

    Fábio Sallum: Infelizmente, muitos conselheiros têm medo de se pronunciar contra determinadas pessoas dentro do clube.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: