Publicado por: Blog do Trio | 15/01/2010

O Primeiro Campeão Mundial da História!

Nação Corinthiana,

Que alegria tenho ao relembrar de um dos títulos mais emocionantes conquistados pelo Timão: o Mundial de Clubes FIFA!

Foi no dia 14 de Janeiro de 2000 que o Coringão conquistou o mundo, que ficou sabendo que existia apenas um Todo-Poderoso!

No torneio, cujos moldes se aplicam até hoje, estavam presentes representantes do planeta inteiro: Al Nassr, Manchester United, Necaxa, Raja Casablanca, Real Madrid, e South Melbourne. O Corinthians participou como o campeão nacional do país-sede, enquanto o Vasco da Gama era o vencedor da Libertadores de 1998.

O Palmeiras, como campeão do torneio sul-americano de 1999, bem que tentou participar, mas teve seu pedido negado pela FIFA.

O Timão tinha uma equipe poderosa! Venceu o Raja Casablanca por 2 a 0, empatou com o Real Madrid em 2 a 2 – numa inesquecível partida em que Edilson infernizou a equipe merengue -, e bateu o Al Nassr por 2 a 0.

Na final contra o Vasco, a Fiel repetiu a invasão ao Maracanã, comparecendo com 30 mil aficcionados. Foi uma noite maravilhosa e, como não poderia deixar de ser, sofrida.

Após um jogo truncado, o placar seguiu inalterado na prorrogação. Nos pênaltis, Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram as cobranças em gols, enquanto Marcelinho Carioca desperdiçou.

Pelo lado do Vasco, Gilberto e Edmundo erraram. E o Timão se sagrou campeão do mundo!

Muitos rivais, com uma ponta de inveja, tentam desmerecer uma conquista tão bonita. Para estes, deixo as palavras de nossa querida Larissa Beppler:

(…)

Além de ser o primeiro a conquistar o mundo, o Corinthians é também o campeão mais comentado de todas as edições da competição. Por quê? Dizem que os motivos são muitos, mas na realidade a questão resume-se à inveja dos demais. Parece piada, mas os inconformados tentam desqualificar o Mundial do Timão de várias maneiras, atitude típica dos invejosos, porém nenhuma possui fundamento ou algo que o valha. Explico:

A primeira mentira propagada por aqueles que não admitem ver o time do povo no topo do mundo é alegar que o Corinthians não venceu a Libertadores para estar representado no Mundial e que teria sido convidado. Mentira. Primeiro porque o alvinegro não foi convidado a participar do campeonato. Sua vaga estava assegurada por se tratar do campeão, neste caso bicampeão (1998-1999), do país sede. Muitos outros clubes participaram das edições seguintes pelo mesmo critério, regulamentado pela entidade máxima do futebol que é a FIFA.

Vale até estender a explicação para o mundo do futebol como um todo. É fato que os campeonatos que existem por aí, todos, tiveram um ponto de partida. A Copa São Paulo de Futebol Junior, por exemplo, teve apenas equipes paulistas em suas duas primeiras edições. O primeiro Campeonato Brasileiro não se formou de acordo com um critério técnico, posto que não existiram eliminatórias para a disputa ou grupos de acesso. Na primeira Copa do Mundo de Seleções a FIFA convidou todos seus filiados até então e 13 países participaram. A Libertadores inaugural contou com 7 times e o Olimpia do Paraguai, por alguma razão desconhecida, teve o privilégio de entrar já nas semi-finais da disputa. Mas só no caso do Mundial do Corinthians é que tanto se mente e se confunde fatos e critérios na tentativa vã de desqualificar o feito do Poderoso Timão.

Tudo bem, o time é grande e incomoda demais, por isso todos os seus títulos são sabatinados, inclusive título paulista após 22 anos de jejum! Mas por que o Mundial proporciona tanta polêmica? Provavelmente isto se dê em decorrência do fator desconhecimento. A maioria dos entendidos em futebol por aí acha que sabe alguma coisa e no fim das contas não sabe de nada, nunca estudou os critérios que a FIFA impôs para a realização do seu Mundial. No Brasil, não por acaso, tem até torcedor que considera Intercontinental como Mundial e desconsidera o que de fato é Mundial ao contrário do que acontece no resto do planeta.

Quem é corinthiano já deve ter ouvido as pseudo-justificativas mais estúpidas para a desqualificação do seu Mundial, como por exemplo o argumento da Libertadores, que não era pré-requisito para estar representado no competição, como não é até hoje, vide exemplo dos times mexicanos e das vagas asseguradas para os campeões do países sede. Essa lei da anterioridade, inventada no Brasil, não existe nos critérios da organizadora (FIFA) e é tão absurda que se fosse verdadeira seria preciso, para disputar a Libertadores, primeiro vencer o Campeonato Brasileiro, por exemplo. No entanto, até quarto, quiçá quinto, colocado no Brasileirão tem vaga garantida para a referida competição.

Para ficar claro: não é verdade que para conquistar o mundo é preciso primeiro conquistar a América. Para alguns o mundo simplesmente se rende, como se rendeu ao glorioso Corinthians de 2000. E, convenhamos, o que vale é o reconhecimento mundial e não o reconhecimento tupiniquim dos anticorinthianos.

(…)

Parabéns, Timão!

fabio.sallum@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Vai me desculpar, mas como você quer justificar um titulo colocando comentarios de terceiros que não apresentam embasamento, mas sim inventa algo que não é verdade. Me explique isso aí: (…) “Primeiro porque o alvinegro não foi convidado a participar do campeonato. Sua vaga estava assegurada por se tratar do campeão, neste caso bicampeão (1998-1999), do país sede”. (…)”Muitos outros clubes participaram das edições seguintes pelo mesmo critério, regulamentado pela entidade máxima do futebol que é a FIFA”.
    Pergunto: Que torneio mundial a FIFA realizou convidando algum clube campeão nacional do país sede além desse torneio de “verão” ,que vocês sismam que é mundial? A FIFA nunca fez isso, com excessão deste. Então, por favor, quando tentar justificar o que diz, ao menos de embasamento verdadeiro e não invenções. Todos os clubes que disputaram o mundial em nome do continente americano, antes foram campeões da libertadores. Isso é fato, não muda e nunca vai mudar.
    Saudações.
    Ps.: espero que meu comentário seja publicado, pois fui educado.

    Fábio Sallum: Wanderson, não se preocupe.

    Eu não censuro os comentários postados, a não ser que sejam ofensivos.

    Nas demais edições do Mundial de Clubes, a FIFA participaram representantes do país-sede sim.

    Foi assim no Japão, bem como em Abu-Dhabi.

    Abraços!

  2. Fábião, pqp q texto brilhante da Larissa hein (pra variar)… É a pura realidade dos fatos… Chupa aos Anti-Corinthianos!!!!
    Abração
    Vai Corinthians!!!!!!

    Fábio Sallum: A Larissa manda muito bem nos textos dela.

    É uma corinthiana apaixonada e muito inteligente.

    Os rivais tentam diminuir nossa conquista, mas gostariam de ter uma conquista dessas no currículo.

    Abraços!

  3. fabio, blz??

    sou são paulino, mas considero sim o corinthians campeão mundial…..

    a X da questão é como o titulo foi conquistado….

    se vc já sente orgulho do mundial que seu time conquistou, sem ganhar libertadores, empatando com real madri, ganhando de raja casa , all aihais, e vencendo a final contra o “grandë” Vasco …..

    imagina o que nós sentimos de nossas 3 libertadores e 3 mundiais vencidos do outro lado do mundo, DERROTANDO Milan de Maldini, Barcelona de Stoichkov e Liverpool de Gerrard…

    O Corinthians é campeão mundial ? Na minha opinião é obvio que sim

    A DIFERENÇA ESTA EM COMO O SEU TITULO FOI CONQUISTADO EM RELAÇÃO A TODOS OS OUTROS TITULOS QUE OS TIMES TEM DE CAMPEÕES MUNDIAIS….

    campeão mundial como o corinthians é, nenhum um outro time é….

    e isso não é necessariamente bom.

    abraço, parabéns pelo site

    Fábio Sallum: Gabriel, em nenhum momento eu fiz troça das conquistas do São Paulo, que venceu dois torneios intercontinentais (92 e 93), além de um Mundial de Clubes (2005).

    Quanto à conquista da Libertadores, isso é questão de tempo. Se não ocorrer neste ano, será em algum próximo.

    Abraços e obrigado pelo carinho!

  4. […] original here: O Primeiro Campeão Mundial da História! Posted in Manchester United News | Tags: casablanca, madrid, manchester, nassr, necaxa, […]

  5. Nossa….
    O texto em negrito é bonito e eloquente, cheios de afirmações, contextos e critérios. Isso explica por uma vez de todas por que o campeonato MUNDIAl realizado no Brasil foi o único que o país sede teve dois representante. Que o campeão do continente em 1999 não foi “convidado”, não por que não merecia, foi uma questão de critérios, e este não se enquandrava, lamentavelmente. Também explica com a maxima sabedoria e imparcialidade de um torcedor que é puramente “inveja” dos demais descamisados a contestação de tão glorioso mundial, afinal o titulo foi tão grandioso que a FIFA demorou quase uma decada para organizar outro evento com os mesmos moldes, claro que quando o fez o país sede teve apenas um representante e os demais eram os legitimos campeões de seus continentes, há, claro, nenhum dos times cometeu a gafe de levar o time reserva para tão importante disputa.
    Nossa, já ia me esquecendo, a MSI e o Sr. Eurico Miranda são entidade e pessoa da mais ilibada conduta, que não tiveram influência nenhuma na escolha dos representantes nacionais.
    E VIVA O TIMÃO
    CEM ANOS DE GLÓRIAS e muita história.

    Fábio Sallum: Cleber, a participação do Vasco, no lugar do Palmeiras, é algo que apenas a FIFA pode explicar.

    De qualquer modo, seriam dois times brasileiros.

    Pode até ter o dedo de Eurico Miranda nisso, mas a MSI não tem nada a ver com a história. Se bobear, ela nem existia na época!

    A parceria Corinthians/MSI se deu apenas no fim de 2004.

    Abraços!

  6. Que dó.

    Fábio Sallum:…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: