Publicado por: Blog do Trio | 13/01/2010

Aquecendo os motores!

Nação Corinthiana,

Nesta quarta-feira veremos novamente o Coringão em campo.

Na verdade, nem todos terão a oportunidade de ver, graças ao péssimo horário escolhido para a realização do amistoso contra o Huracán. Gostaria de saber quem teve a idéia de girico de realizar o jogo às 16 horas de uma quarta-feira.

O mais importante é que a partida ganhou contornos maiores. De mera obrigação assumida na contratação de Matías Defederico junto ao clube argentino, o amistoso se transformou em uma peça bem explorada pelo marketing alvinegro, junto à Fiel: a despedida de Marcelinho Carioca como jogador de futebol.

E foi justamente o envolvimento de Marcelinho nos projetos do clube, sob a alcunha de “Senhor Centenário”, que deu início a uma disputa de egos dentro e fora do Parque São Jorge.

Nos bastidores, tanto Ronaldo quanto Mano Menezes se mostraram contrários à sua contratação. O motivo seria a possível intromissão do Pé-de Anjo no trabalho realizado, atrapalhando a autonomia e a liderança de ambos sobre o grupo.

Além disso, havia um temor maior: a pressão da torcida para que Marcelinho integrasse o plantel de atletas e fosse escalado durante a Libertadores.

Aliás, isso ficou bem claro na tarde desta terça-feira, quando o treinador do Timão foi questionado sobre o interesse do “Senhor Centenário” em participar da preparação da equipe para o torneio continental:

- Temos que separar bem as coisas. Temos um grupo fechado e, no futebol, acho que o grupo tem que permanecer o mais fechado possível. Eu agradeço a ele por querer ajudar, mas temos uma comissão técnica preparada e apta a resolver qualquer tipo de situação.

A insatisfação com a contratação de Marcelinho Carioca para representar o clube nas ações de 2010 também tomou conta do ex-jogador e comentarista Neto. O motivo para tanto seria uma possível traição de seu velho amigo Andrés Sanchez, que lhe havia prometido o cargo de “Senhor Centenário”, mas teria sido obrigado a contratar Marcelinho por Luís Paulo Rosenberg e por setores da Gaviões da Fiel.

Por ter sido preterido, o Xodó da Fiel utilizou seu espaço na mídia para disparar contra o diretor de marketing do clube, atacando a escolha de Marcelinho e o planejamento do Centenário.

Marcelinho foi um dos maiores ídolos alvinegros da década de 90, conquistando inúmeros títulos com a camisa do Timão. Mas, considerado por muitos torcedores como mercenário e dono de um discurso demagogo (segunda pele?), Marcelinho está longe de ser o ex-jogador ideal para representar o Timão em um ano tão importante.

A despeito da opinião sobre o seu caráter, será realmente emocionante ver o Pé-de-Anjo vestindo pela última vez a camisa do Timão – mesmo que apenas por 45 minutos.

No mais, ainda não teremos as esperadas estréias de Roberto Carlos, Danilo, Iarley ou Tcheco, que serão somente apresentados à torcida – à exemplo do que aconteceu com Ronaldo no amistoso contra o Estudiantes, há um ano. Aliás, o Fenômeno também não participará da partida.

O Huracán, por sua vez, jogará com uma formação mista entre reservas e juniores.

Certamente, será uma oportunidade para a Fiel fazer festa e matar saudades do Timão na festiva partida, que não terá grandes dificuldades em campo. E, obviamente, será uma chance para que alguns reservas mostrem seu valor, dificultando a disputa por vagas na equipe titular.

A partida ainda servirá para pagar metade da dívida do Corinthians com a Prefeitura de São Paulo, em função do repasse de parte da venda de ingressos do ano passado, referente ao aluguel do Pacaembu.

E você, vai ao estádio? Ou verá o jogo em casa?
Qual a expectativa em rever o Timão – e Marcelinho Carioca – em campo?

fabio.sallum@blogdotrio.com.br

http://twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Coisa feia essa atitude do Neto… afinal de contas, alguém precisaria ser escolhido. Que merecem mais que ele e o próprio Marcelinho, eu me lembro de uns 10… mas como eu disse: alguém precisaria se escolhido.

    Não dá pra dizer que o Neto não é Corinthiano. Mas digo que ele perdeu um pouco o espírito da coisa, principalmente depois que ganhou espaço na mídia.

    Olha o Basílio, por exemplo… o autor do gol mais importante da história do Coringão reclamou? E o Rivelino? E o Casão? E o Vaguinho? E o Zé Maria? E o Vladimir? E o Ronaldo Goleiro? E o Biro-Biro?

    Eu teria feito um “time do centenário”, ao estilo do master… com todos os grandes jogarores da história corinthiana… poderiam fazer apresentações, eventos e promover a história do clube. Seria mais justo e menos problemático.

    Fábio Sallum: A escolha de Marcelinho como Senhor Centenário talvez não tenha sido a mais acertada.

    Pode até ser mesmo que o Neto tenha tido seu tapete puxado no caso, após tanto defender a presidência do clube.

    No entanto, as críticas do Xodó da Fiel acabam soando como mera dor-de-cotovelo, criando um mal-estar desnecessário.

    Gostei muito da sua idéia sobre o “time do centenário”. Realmente seria algo sensacional e não geraria problemas como esse.

    Uma outra idéia poderia ser reunir a equipe campeã do mundo em 2000, para festejar os 10 anos do título!

    Abraços!

  2. Fábião, horário brilhante mesmo… idéia de gênio…
    Na questão do Marcelinho, aprovo ele trabalhar nos projetos do Centenário… tenho minhas restrições quanto aos discursos demagogos dele mas não tem como vc medir quem é mais ou menos ídolo da Torcida quando defronta grandes jogadores da história do clube… acho q a visibilidade de projetos com a imagem dele é maior do q por exemplo projetos com a imagem do Rivelino ou do Casagrande… não q seja mais ídolo q os outros mas as coisas recentes ficam mais fácil na memória e é indiscutível q ele foi o maior campeão da história do clube… só concordo com a presença dele para projetos de marketing mesmo (tá certinho o Ronaldo e o Mano) pq acompanhei muito o Santo André (time da minha cidade) e a bola q ele tava jogando era apenas de nível médio, num dá pra jogar no Timão…
    quanto à ciumera do Neto, eu já vi ele falando q ele é imparcial nos comentários puxando a sardinha sempre pro lado dos bambis e dos porcos… num é o cara ideal para tal posto (na minha visão) pq AQUI É CORINTHIANS!!! só acho q poderiam ter algumas das novidades em campo nesse amistoso… é exagero poupar todos…
    Abração
    Vai Corinthians!!!!!!!!!

    Fábio Sallum: Wagner, eu gostei da idéia do Blefe quanto a um “time do centenário”.

    Talvez seria melhor pulverizar ações de marketing entre diversos ídolos, homenageando diversos nomes que fizeram parte destes 100 anos maravilhosos.

    Já cansei de falar sobre as minhas reservas quanto ao Neto como comentarista.

    Torcida, dirigentes, patrocinadores, imprensa e TV Globo: todos ficaram decepcionados com a ausência dos novos reforços nesta partida festiva. Também entendo como um exagero do Mano, que não gostou muito da realização deste amistoso.

    O horário da partida é muito ingrato mesmo. E pensar que à noite, em pleno horário nobre, será exibido o filme “Efeito Borboleta”!

    Realmente não dá pra entender.

    Abraços!

  3. Na empresa que presto serviço haverá exercicio de abandono de prédio as 15:00. Estou sériamente tentado a abandonar o prédio e ir direto para o pacaembu! hahahhah

    abraço!

    Fábio Sallum: Se eu fosse você, nem pestanejaria!

    Você me deu uma boa idéia: acho que vou acionar o alarme de incêndio do prédio no meio da tarde!

    Valeu, Rosenberg!

    Abraços!

  4. Pois é Fábião… a idéia de um time de ídolos é boa mas teriam q ver quais deles estariam dispostos pq só pra colocar o nome deles em camisetas foi um sufoco as negociações (pelo menos foi o q eu fiquei sabendo) imagina num projeto mais complexo… Mas a idéia é muito boa…
    Abraços

    Fábio Sallum: Essa questão de logística deveria ser trabalhada com cuidado.

    O Sócrates, por exemplo, dificilmente aceitaria.

    Tal como no projeto “O Timão é a sua cara”, na qual ele não aceitou colocar a foto na camisa, por não querer se envolver com a atual diretoria.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: