Publicado por: Blog do Trio | 06/01/2010

Começou o ano alvinegro!

Nação Corinthiana,

O ano de 2010 começou nesta segunda-feira para o futebol nacional. As equipes se reapresentaram, contratações foram anunciadas e os cartolas divulgaram seus respectivos planejamentos para a temporada.

Obviamente, como não poderia deixar de ser, a festa de recepção do lateral Roberto Carlos, realizada no gramado do Parque São Jorge, foi o principal destaque da semana.

Diante de uma multidão de seis mil espectadores, o atleta inteligentemente adotou um tom político e marqueteiro, apresentando um discurso que atendesse os anseios da massa.

O ponto negativo do evento ficou para o evidente direcionamento da coletiva de Roberto Carlos – realizada debaixo de um sol de 36ºC – às torcidas organizadas presentes. Muitos jornalistas reclamaram da hostilidade de alguns torcedores e foi nítido o constrangimento do atleta em vestir camisas e bonés que não eram exclusivamente do Corinthians.

Fora isso, o intuito da apresentação foi alcançado: afastar a desconfiança e o receio que o torcedor possuía em relação ao novo camisa 6 do Timão, em razão do fiasco na Copa de 2006 e das últimas declarações do jogador na imprensa.

A qualidade de Roberto Carlos é inegável, sendo um dos melhores laterais da história. Não é por acaso que o jogador foi titular absoluto no Real Madrid por 11 anos.

Porém, a resistência ao jogador de 36 anos ainda é considerável por uma parcela da torcida – dentre os quais figura este blogueiro. Apesar de crítico, espero realmente me surpreender e vibrar muito com as atuações de Roberto Carlos na Libertadores com o manto sagrado.

Ainda nesta semana foi apresentado o jogador Iarley, contratado em razão de sua experiência no torneio continental. Experiência essa que já lhe rendeu, entre os corinthianos, o apelido de “Mister Libertadores”.

Isso sem falar nas chegadas de Danilo, Tcheco e Ralf, bem como nas possíveis contratações do volante Moacir e do zagueiro Henrique, cujas negociações estão emperradas.

A despeito dos tropeços cometidos no segundo semestre do ano passado, é inegável que a diretoria do Corinthians soube se movimentar com agilidade e realizar importantes contratações para esta temporada. Foi formado um elenco de qualidade e com possíveis reservas que não deixam muito a dever aos titulares.

Foi feita uma boa limpa no elenco, com as negociações de atletas que renderam abaixo do esperado, ou que não possuíam a menor condição de vestir a camisa do Corinthians. Mas ainda teremos que conviver com os Souzas e Bills da vida por um bom tempo.

Tendo em vista que a oportunidade de dar uma estrutura à equipe foi desperdiçada após a conquista da Copa do Brasil, apresentando um desempenho pífio no segundo turno do Brasileirão, caberá ao Corinthians utilizar o Paulistão como “laboratório” para atribuir padrão tático ao time.

Para tanto, o elenco ficará concentrado em Itu durante todo o mês de Janeiro em uma pré-temporada estendida, isolando-se de fatores que possam atrapalhar este momento crucial. Esperamos que, ao contrário da inter-temporada realizada em meados de 2009, esta reclusão atinja os efeitos pretendidos.

Evidentemente, Mano Menezes começa o ano com uma razoável dor de cabeça para escalar a equipe titular, diante de tantas opções à disposição. Mais do que isso, terá que administrar os egos de atletas experientes, evitando a formação de panelinhas, bem como eventuais insatisfações daqueles que forem relegados à reserva.

Mesmo com as reservas que este blogueiro possui em relação ao treinador, especialmente no que diz respeito ao fator Carlos Leite, não há dúvidas de que Mano conseguirá fazer esta equipe apresentar um futebol extremamente competitivo e de alto desempenho, à exemplo do que foi visto no primeiro semestre de 2009.

Ainda assim, apesar do favoritismo, é preciso afastar um pouco o clima de euforia que toma conta da torcida em relação à Libertadores, a fim de diminuir a pressão sobre os atletas. E isto cabe aos dirigentes que, ao invés de administrar os ânimos dos corinthianos, preferem se apinhar com frases de efeito em notinhas de jornal.

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http//twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Deixa o Souza ai! já pagamos tanto o cara o ano passado. É necessário um centro-avante para jogar quando o Ronaldo não joga. É complicado jogar com Dentinho, JH e Defederico na frente pois são jogadores baixos. Quem sabe da uma loucura no Souza e ele resolve jogar o que jogou contra o Atlético Mineiro (como eu gostaria de me surpreender também). Sobre o RC, comparado com os laterais que sobraram depois do André Santos (que demorou para começar a jogar no ano passado) teremos um jogador experiente e que ao menos sabe chutar a bola.
    Sobre a ansiedade para o título, o meu desejo era o time jogar com raça e coração. Se vencer melhor. Apoio não vai faltar, apesar da extorção que fizeram com o torcedor.
    Um feliz 2010 para todos vocês do blog.

    Fábio Sallum: Justamente, Vitor! Já pagamos um baita salário para o Souza em 2009!

    Agora somos obrigados a continuar pagando em 2010!

    Pode até acontecer essa “loucura”, mas esperamos que não demore tanto novamente.

    A idéia é apoiar a equipe, mas boa parte da torcida – em face do barulho feito pela diretoria – considera a conquista do título uma obrigação.

    Essa pressão não pode existir.

    Feliz 2010 para você também!

    Abraços!

  2. Não se deixe levar pelo motoblogueiro,quando vc mesmo escreveu
    “Mesmo com as reservas que este blogueiro possui em relação ao treinador, especialmente no que diz respeito ao fator Carlos Leite”
    Vamos ser Corinthians,vamos ser campeão,e nada mais.
    Sds Corinthianas.

    Fábio Sallum: A crítica à relação Mano Menezes/Carlos Leite não pode ser atribuída apenas a fulano ou sicrano, visto que até atletas da equipe já mostraram seu descontentamento com isso.

    Ignorar isso – e qualquer outra irregularidade – é ser omisso e fechar os olhos para a realidade.

    Abraços e Saudações Corinthianas!

  3. Salve Fábião…. Feliz Ano Novo veio, a vc e a todos do blog….
    Concordo com o post… o pior erro da torcida é colocar pressão exagerada sobre os jogadores… o q tem q ser cobrado é raça e luta, se o título vier muito bom mas se não vier não é o fim do mundo, afinal em uma competição de 32 equipes 31 são derrotadas… Gostaria q a torcida aprendesse isso com o caso da agressão ao Edilson (naquele ano acho q se mantivessemos o time teríamos grandes chances) mas parece q nem torcida e nem a diretoria (nem a imprensa também) aprenderam…
    o Souza tem q ser emprestado para algum time pequeno sem a pressão de time grande q assim ele vai fazer gols e poderemos pelo menos recuperar (quem sabe) parte do dinheiro gasto com ele numa eventual venda…
    Abração… Tamo na área….
    Vai Corinthians!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fábio Sallum: Pois é, Vagner!

    Essa pressão exagerada só atrapalha e acaba criando epísódios lamentáveis, como o citado por você.

    A diretoria deveria saber administrar isso, deixando um clima de tranquilidade aos jogadores e à comissão técnica.

    Porém, ocorre o contrário: incita o torcedor.

    Feliz 2010 pra você também!

    Abração!

  4. Fábio,

    O título da Libertadores é – por motivos óbvios -o atual sonho do corinthiano.

    Mas a tradição do clube e o amor da sua torcida estão muito além disso. Em 2010, vamos comemorar o CENTENÁRIO do coringão – e isto é o mais importante.

    Lá se vão 100 anos de história: com garra, superação, muita alegria e, para variar, despertando a ira dos torcedores dos times adversários 🙂

    Como diria o Juca K.: “Fundamental é ser corinthiano”

    Só passei aqui para te desejar um ótimo 2010!
    Sucesso para todos do Blog.

    abs,
    Priscila

    Fábio Sallum: Essa frase do Juca diz tudo!

    Feliz 2010 para você também! E para o nosso amado Timão!

    Abraços!

  5. Talvez bater numa tecla tão repetitivamente seja um jeito de tentar atrapalhar um trabalho que pretende ser serio e levar um clube a uma conquista inidita no ano de seu centenario.
    sds Corinthianas.

    Fábio Sallum: Certos erros precisam ser ressaltados, para não cair no esquecimento.

    O esquema Carlos Leite fez mais uma vítima: Jadson, afastado da equipe principal, está arrebentando na Copinha.

    Abraços!

  6. Olá Fábio, tudo certo?

    Deixei uma mensagem aqui outro dia, fiz algumas considerações sobre o centenário do timão e a Libertadores…

    Também aproveitei (e aproveito novamente) para desejar a vc, ao Aurélio e ao Guilherme sucesso em 2010.

    Deve ter ocorrido algum problema, sei lá…

    Continue acompanhando o coringão.
    Forte abraço,
    Priscila

    Fábio Sallum: Desculpe, Priscila!

    Ando numa correria danada no trabalho e, às vezes as coisas ficam atrasadas!

    Obrigado pelos votos e pelo carinho!

    Abraços!

  7. Fábio,

    Na boa, vc tá muito lento rsrs 🙂

    Priscila

    Fábio Sallum: Eu sei, mas vou me empenhar mais

    Valeu pela puxada de orelha! Rs!

    Abraços, querida!

  8. SUPER TIMÃO! RUMO AO BI FIFA!PARABÉNS CORINTHIANS!

    Fábio Sallum: O Corinthians tem tudo para ter um 2010 vitorioso.

    Basta apresentar seriedade em campo e não sucumbir à pressão da torcida, sedenta pela Libertadores.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: