Publicado por: Blog do Trio | 10/12/2009

Linha de montagem alvinegra

 

 Nação Corinthiana,

Acabou a temporada de 2009. O Flamengo foi campeão, “É o Pet!” se tornou o hit do fim do ano, o Palmeiras conquistou a última vaga na Copa do Brasil e o Coritiba viu seu estádio se transformar numa arena de vale-tudo.

Com a bola parada até janeiro,o mercado de especulações começa a fervilhar.

No caso do Corinthians, as possíveis contratações para 2010 começaram a ser ventiladas ainda em setembro, quando a equipe, após conquistar a vaga para a Libertadores, jogava no Brasileirão em ritmo de Casados X Solteiros.

A diretoria se antecipou ao final do campeonato e, por enquanto, já tem Ralf (Barueri), Iarley (Goiás), Tcheco (Grêmio), Roberto Carlos (Fenerbahce) praticamente acertados para a apresentação da equipe em 04 de janeiro.

Conforme já discutimos ao vivo na edição de estréia do Programa do Trio, na última segunda-feira, na Rádio VaiCorinthians.net, o Corinthians arrisca ao contratar atletas de idade avançada, a fim de trazer mais experiência ao grupo. Neste ponto, Iarlei (que recebeu o troféu de bronze da premiação da CBF) pode ser a melhor aquisição, em razão de sua técnica e da sua experiência no torneio sul-americano, com a camisa do Boca Juniors.

Já Tcheco, que hoje chegou a São Paulo para realizar exames médicos no Parque São Jorge, é homem de confiança do técnico Mano Menezes (e de seu empresário Carlos Leite) e possui um futebol brigador. Mas talvez não seja o atleta com o perfil ideal para comandar a armação da equipe.

Anunciado pelo presidente Andrés Sanchez como “a principal contratação de 2010”, Roberto Carlos chega para assumir a vaga deixada por André Santos. Entretanto, notícia não agradou boa parte da Fiel – grupo no qual se inclui blogueiro – por entender que o jogador não possui as características que buscamos para atuar na lateral esquerda.

Porém, tal impressão pode ser explicada pela atuação de Roberto Carlos na Copa de 2006, onde foi considerado o “vilão” da derrota para a França. Confesso que não acompanhei as atuações do atleta na Turquia e é possível que, apesar da idade, seu futebol nos surpreenda positivamente.

Deste grupo, a incógnita recai sobre o volante Ralf, contratado para compor o elenco. De acordo com Elias, Ralf tem características similares às do ex-companheiro Cristian e tem “a pegada da Libertadores”

A respeito de outros reforços, as especulações giram em torno das possíveis contratações de Moacir (Sport), dos ex-sãopaulinos Breno (Bayern) e Danilo (Kashima), bem como do ex-palmeirense Henrique (Racing Santander).

Enquanto as coisas parecem bem encaminhadas para a contratação de Moacir para a lateral direita, Breno se mostra como um sonho distante e já foi praticamente descartado pela diretoria alvinegra.

Tendo em vista que a zaga corinthiana é um setor em atual deficiência, o nome mais forte para resolver esta carência é o de Henrique. O atleta era uma peça importante do Palmeiras no ano passado e sua negociação para a Espanha pela parceira Traffic acabou desestruturando a equipe.

A questão principal no momento reside sobre Danilo. As conversas entre clube e jogador já acontecem há meses e sua chegada estava praticamente definida. No entanto, com a súbita intromissão do São Paulo no negócio pode atrapalhar sua contratação.

O atleta seria a solução para a frustrante não-contratação de Riquelme. Danilo é conhecido por jogar para o time e gerar irritação ao torcedor por sua dita “sonolência” em campo. Em caso de possível disputa pelo jogador, seria melhor desistir dele a entrar em um leilão por um “novo Douglas”.

Com tais aquisições, muitos jogadores do Corinthians devem ser negociados ou emprestados. Segundo entrevistas recentes, o intuito de Andrés é não rescindir contratos, a fim de evitar eventuais reclamações trabalhistas.

Assim, Bruno Bertucci, Dodô, Renato, Diego, Marcelo Oliveira, Moradei, Morais, Marcinho, Marcelinho, Henrique, Bill e Souza não devem ser aproveitados na próxima temporada e terão novos rumos em 2010.

Neste sentido, há o interesse do Goiás por Souza, que poderia ceder um lateral esquerdo em troca do camisa 43 alvinegro.

Como já foi dito, a aposta da diretoria corinthiana é arriscada. Após o desperdício do segundo semestre de 2009, uma nova equipe está sendo montada às vésperas da Libertadores e serão necessários muitos ajustes até chegar à formação ideal.

O time que se desenha – caso sejam confirmadas as contratações divulgadas – possui o perfil que geralmente é atribuído ao torneio sul-americano. Jogadores experientes e aguerridos, com um futebol que prima mais pela eficiência do que pela plasticidade.

E você, o que está achando da equipe corinthiana que está sendo formada?

fabiosallum.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/FabioSallum

Anúncios

Responses

  1. Fábião, na verdade a base da equipe já está formada… acho exagero falar q não dá tempo e q estão fazendo as coisas de última hora pq dos 11 titulares 8 pelo menos já estão no time à mais de um ano… Até agora, achei bacana as contratações, já as especulações nem tanto…
    Gosto do futebol do Iarley e o Tcheco achei também uma boa contratação pq além de criador de jogadas é um jogador de raça… R. Carlos foi um dos melhores do mundo na posição, só tem q ver a parte física dele e acho q sua experiência pode ajudar (se jogar sem meião)…. Ralf é uma incógnita mas o Cristian também era né…
    o q me preocupa são as especulações… esse Danilo além de ser mais sonolento q o Douglas já falou q a prioridade dele é os Bambis… entre esse Breno e o Diego ou o Renato (pratas da casa), não vejo diferença… fez um único jogo bom (contra o Santos) e foi vendido… dessa lista de emprestados talvez pudessem ainda aproveitar o Morais e o Marcelinho… o resto num dá pra ter dúvidas q pode emprestar sem medo…
    Mas acho q se emprestarem os 3 atacantes tem q trazer pelo menos um atacante bom (pelo menos a nível de banco pq esses 3 num dá nem pra deixar no banco)… tem um muleque do CAP q parece ser bom, acho q é Alisson… mas o CAP deve pedir o olho da cara nele né…
    Abraço véio….
    Vai Corinthians!!!!!!!!!!!

    Fábio Sallum: Wagner, a questão é que o meio-de-campo deve mudar bastante com essas contratações.

    Essas adaptações demandam tempo.

    Ao que parece, o Danilo está fechado com o Corinthians.

    Vamos ver se a informação se confirma nos próximos dias.

    Abraços!

  2. Fabião,

    Hoje vou comentar sobre uma conquista encima dos nossos eternos vices aqui em Jaraguá do Sul (SC)…

    Abraços

    Aproveitando o post sobre os reforços incluindo o Tcheco – ex Grêmio, para postar um breve comentário sobre o dia em que vi o Corinthians ser campeão mais uma vez encima dos nossos eternos vices – “chorolados do sul”, aqui em nossa bela Jaraguá do Sul (SC).
    O dia amanheceu ensolarado depois de uma semana chuvosa… prenúncio de alegrias por vir.
    Era a final da SC Cup 2009 – Sub 16 – Taça Governador do Estado – Corinthians x Internacional.
    Chegamos ao estádio João Marcatto eu e meu filho Dudu – 24 anos.
    Já assisti a final de campeonato paulista no Morumbi, mas por conta de problemas $$, ultimamente só acompanho pela TV, então hoje tive esta felicidade, este prazer.
    Nossa torcida – para variar em maior número, poucas pessoas, até por conta da falta de divulgação da imprensa local. Só vim a tomar conhecimento deste campeonato aqui pela Internet.
    Tentaram nos amedrontar… na entrada da arquibancada uma faixa com os dizeres: 1ª divisão >> à direita e 2ª divisão << à esquerda…
    Eles já conhecem o poder da Fiel, mas parece que não aprendem…
    Comentei com meu filho… o time deles é "mais alto" que o nosso, mas o que se viu a seguir com a bola rolando foi indescritível…
    Com 3 minutos de jogo o Conca do Timão (pela semelhança física) – Igor, camisa 10, acertou quase de sem pulo na entrada da área e 1 x 0 Timão…
    Com 6 minutos – Paulinho, camisa 15, fez um gol de craque… Na lateral esquerda da área, levantou a cabeça e colocou com maestria no angulo do goleiro deles.
    O que se viu daí para frente foi uma aula de jogar futebol…
    Nossos "baixinhos" deram um "vareio" de bola nos "gigantes da beira rio" que com 20 minutos do 2º tempo fez a torcidinha deles arriar as bandeiras e sumir do estádio.
    Não ficaram para ver o timinho deles – que só fez levantar bolas para nossa área, tentando aproveitar a maior estatura, receber o troféu de vice campeão mis uma vez….
    Temos um timaço, uma geração de garotos muito bons de bola nesta safra sub-16, comandados pelo competente Zé Augusto.
    Sinceramente: ninguém destoa neste time, alguns se sobressaem, mas a totalidade dos "moleques" que aqui atuaram hoje sabem jogar futebol.
    Estou feliz… vi o Timão ser campeão, ao vivo, na minha terra, na bela Santa Catarina.

    Fábio Sallum: Ver o Corinthians ser campeão, independente da competição, é algo simplesmente sensacional!

    Muito bom esse seu depoimento, Ednei!

    Confesso que fiquei emocionado – e com uma ponta de inveja, por não ter visto esta partida ao vivo.

    Esperamos que o clube saiba aproveitar essa safra de jogadores tão promissores.

    Abraços!

  3. Fábio,

    Dê uma olhada no blog do Avallone hoje… Vale a pena conferir.

    http://blogdoavallone.wordpress.com/

    14/12/2009
    Mais um calote, interrogação

    Abraços

    Fábio Sallum: Na verdade, esse blog não é do Avallone.

    Essa notícia não me surpreende em nada.

    Abraços!

  4. Fabio, Boa Noite.
    Qual a sua opinião sobre Citadini ter sido citado na Operação Castelo de Areia?

    Fábio Sallum: Silvinho, essa história não passa de mera especulação.

    Não há nada que indique que o Roque Citadini esteja em algo que o desabone.

    Obviamente, é o momento em que os inimigos políticos – que nunca nada tiveram para criticá-lo – resolvem denegrir sua imagem com desconfianças e especulações.

    Se eu fosse você, não me preocuparia com isso.

  5. Fábio,

    Como não tem nada novo seu, estou escrevendo aqui…

    Recebeu as fotos que te mandei sobre a final do sub 16 aqui em Jaraguá do Sul?

    Abraço

    Ednei

    Fábio Sallum: Fala Ednei, tudo bem?

    Não recebi seu e-mail com as fotos!

    Se puder, mande-as novamente!

    Obrigado!

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: