Publicado por: Blog do Trio | 30/11/2009

Uma vergonha de campeonato

Nação Palestrina,

É incrível, mas esse Campeonato Brasileiro foi uma das maiores vergonhas de todos os tempos.

Primeiro pelos inúmeros erros de arbitragem que comprometeram a credibilidade do torneio.

Segundo pela postura pouco profissional e até certo ponto indigna de alguns clubes.

Não vou falar nada sobre aquilo que foi feito pelo Corinthians contra o Flamengo, até porque me parece que a revolta dos atletas corinthianos com a arbitragem soava sincera.

Agora o mais revoltante é ver a conduta e o discurso de alguns atletas e dirigentes.

Souza do Grêmio, seguido por seu Presidente, deu a demonstração de tudo o que não precisamos no futebol brasileiro.

O presidente gremista disse que o Inter não deve confiar no Grêmio, tal qual o Grêmio no seu rival regional.

Mas o que é confiar?

É esperar resultados que  favoreçam o “inimigo” ou é acreditar que um time da grandeza do Grêmio vai jogar para vencer em qualquer que seja o torneio, em qualquer momento, em todo e qualquer campeonato?

O Mestre Vanderlei Luxemburgo também me decepcionou ao anunciar o desejo de antecipar as férias santistas, tendo em vista que o jogo contra o Cruzeiro não vale mais nada para o time da Vila.

O campeonato ainda não acabou.

Não falou como torcedor esperançoso de ver meu time campeão, até porque já sei, desde a “derrota” para o Fluminense, que o título não viria mais para nós.

Falo como alguém que vê as cadeiras serem postas sobre a mesa sem que a festa tenha acabado.

Que profissionalismo é esse em que só se joga ( e se esforça) caso haja algum objetivo imediato?

Custa-me a acreditar que atletas entrem em campo para outra coisa que não seja vencer.

Tudo bem que o torcedor quer ver a desgraça dos seus rivais, mas o estímulo a esse tipo de conduta é um suicídio a longo prazo.

Hoje é a sua equipe que não está nem aí, amanhã pode ser você a precisar do empenho dos outros.

Alguns críticos, tentando suavizar essa vergonha anunciada, argumentam que o campeonato não será ganho na última rodada e que o campeão e os rebaixados apenas colherão aquilo que plantaram durante o decorrer do ano. 

Tudo bem, essa afirmação explica, mas não justifica.

A esse respeito, vejam o que Juca Kfouri fala em seu Blog:

“Uma vergonha!

Depois do que fez o Corinthians ontem, no Brinco de Ouro, contra o Flamengo, que deixou para trás o Palmeiras e o São Paulo, além do Inter, que o alvinegro também tem atravessado na garganta desde que perdeu para o Goiás e acabou ajudando a queda dos paulistas em 2007. Depois do que o Grêmio ameaça fazer no domingo que vem, no Maracanã, contra o Flamengo, para não ajudar o Inter, como candidamente confessou o Souza.

 Depois que Vanderlei Luxemburgo defendeu antecipação de férias no Santos, que pega o Cruzeiro, que disputa com o Palmeiras uma vaga na Libertadores, parece só haver uma solução: que nos próximos campeonatos brasileiros a tabela preveja clássicos estaduais nas últimas rodadas, talvez o único meio para não haver corpo mole.

 Mas que é uma vergonha, lá isso é.

 Tipinhos, hein?”

Tristes tempos esses em que não há conduta sem que haja recompensa e em que fazer a sua obrigação passou a depender das conveniências.

guilhermemendes.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/guirmmendes 

 

Anúncios

Responses

  1. Caro colega Guilherme… Se eu encontrasse Juca ki-furo ou um desses comentaristas (com o perdão da palavra) de merda, como o do mesa Redonda da Gazeta (nem lembro o nome dauquele infeliz), eu bancava o seu dignissimo presidente Beluzzo (lembra do q ele disse neh?).

    PRIMEIRO: O meu Corinthians não entregou jogo nenhum, o Corinthians é ruim mesmo!
    SEGUNDO: Fosse eu o Felipe, NEM no gol eu ia, em protesto a robalheira que foi aquela porcaria de jogo! Cade o penalti???
    TERCEIRO: Cade o Jéssica que perdeu de 4×2 pro até então, PIOR time do segundo turno do campeonato!
    QUARTO: Me desculpe a visão de bixo do mato, mas sou da opnião “aqui se faz, aqui se paga!”. Se o Grêmio “vender” ou der de graça o jogo pro Flamengo, muito bem feito para aquele timinho besta do Inter, quem sabe para de se prostituir! Quem são eles pra pedirem profissionalismo? QUEM???? Deixaram Paulo Baier bater 3 vezes o mesmo penalti sem nenhuma irregularidade, um penalti que não houve, e ngm reclamou!! Nem comentaram na TV ou no blog do Juca tbm!

    Eu sou a favor, assim como você, do futebol jogado na raça, na bola, com profissionalismo e amor a camisa. Por isso só vejo (sempre) um único caminho : MATA-MATA! Devia ser extinto esse sistema lamentável de campeonato!

    Abraços!

    Caro Felipe,

    Essa é uma grande discussão, mas , sinceramente, não tenho uma opinião firme a respeito.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.

  2. Não concordo com sua opinião a respeito desse assunto…primeiro que o Corinthians não entregou o jogo, mas deveria sim ter entregue, ou então porque deveriamos ajudar o SP?…pra segunda que vem eles virem “esfregar” na cara que são os reis do universo??? (to falando de diretoria e não torcedores que esses sim tem esse direito de festejar)….e outra Corinthians e Grêmio tem q pensar em si, no que é melhor pra eles, que se danem os outros que estejam precisando do resultado, pq se o Corinthians tivesse dado férias antes a seus jogadores o Ronaldo ñ teria se contundido, vai saber qt tempo de recuperação agora….afinal o campeonato de pontos corridos não é uma maravilha..perfeito e justo?….que continue essa maravilha então..com todo ano campeão sendo resolvido desta forma….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: