Publicado por: Blog do Trio | 29/11/2009

O futebol brasileiro em debate

Amigos do Trio,

O Blog do Trio esteve presente em um importante evento sobre futebol na última sexta-feira: o 5º Fórum de Direito Desportivo AASP/IBDD – discutindo as mudanças que o futebol brasileiro (não) precisa, evento promovido pela Associação dos Advogados do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

Marcaram presença importantes personalidades do futebol, dentre eles, Luiz Felipe Santoro, advogado do Corinthians e Presidente do IBDD, Luís Paulo Rosenberg, Diretor de Marketing do Corinthians, Francisco Antunes Maciel Müssnich, Auditor do STJD do Futebol, Telmo Zanini, comentarista do SporTV, Alexandre Kalil, Presidente do Clube Atlético Mineiro, Sávio Domingos Zainaghi, Advogado Trabalhista e Marcílio Ramos Krieger, Advogado Especialista em Direito Desportivo.

Foram discutidos diversos temas, dentre os quais a exploração de novas receitas – onde e como os clubes devem buscar novos recursos, o sistema FIFA de licenciamento de clubes para participação em competições nacionais e internacionais e a experiência da UEFA, a melhor forma de administração dos clubes: sob o formato de associação ou sociedade empresaria, a adequação do calendário brasileiro ao sistema europeu, e o Projeto de Lei nº 5186/05 e a alteração da Lei nº 9615/98 (Lei Pelé): evolução ou atraso?

Podemos extrair uma conclusão sobre este evento: todos, clubes e emissoras de televisão, são contrários à adequação do calendário do futebol brasileiro ao europeu, sob o argumento de que esta alteração evitaria a transferência de jogadores brasileiros para a Europa no meio da temporada, pois houve mais transferências na primeira janela (em janeiro) do que na segunda janela (em agosto). Soma-se a isso o fato das férias dos jogadores coincidirem com as férias escolares de seus filhos sendo este um momento destinado à confraternização com os familiares nas festas de final de ano.

Em resumo, alterar o calendário resultaria na realização de jogos sob altas temperaturas (acima de 30º) o que desgastaria por demais os atletas, acabando por estragar o espetáculo.

Durante o evento, foi feita uma afirmação importante no que diz respeito ao Brasileirão: até a Copa do Mundo de 2014, não haverá mudança na forma de disputa do Campeonato Brasileiro, que continuará sendo por pontos corridos.

Agora é aguardar a Copa de 2014, e torcer pelo seu time no Brasileirão por pontos corridos.

O Blog do Trio foi representado por nosso consultor em Direito Desportivo o especialista Dr. Daniel Rodrigues Monteiro Mendes.

guilhermemendes.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/guirmmendes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: