Publicado por: Blog do Trio | 18/11/2009

Parabéns, Belluzzo!

Nação Palestrina,

Em nada me surpreendeu a condenação do Pres. Belluzzo no STJD.

Mesmo com o grande prejuízo que sua ausência nos trará nos eventos em que ele não puder representar o Palmeiras, tenho que parabenizá-lo por tudo o que disse e, principalmente, por ter mantido suas palavras.

Embora muitos tentem desqualificar sua atitude, tentando imputar um falso interesse, creio que estava mais do que na hora de alguém no futebol brasileiro falar algumas verdades.

É  fato que suas palavras foram fortes e gerarão repercussão em outras esferas, mas tudo o disse foi apropriado.

Importante é destacar o caráter censurador da justiça desportiva, que pune qualquer um que se insurgir contra seus julgadores e suas práticas.

Muito se fala em liberdade, mas pouco se pratica.

Não que esteja defendendo ofensas e irresponsabilidade civil por aquilo que se imputa a alguém, mas devemos ter o direito de expressar nossas opiniões, sem que haja sanção de qualquer natureza.

Os juízes do STJD não são Deuses e toda vez que alguém se inconformar com suas decisões deve ter o direito de expor sua indignação.

Chega a ser ridículo o caráter para-estatal que a FIFA e todas as confederações a ela vinculadas gozam por todo o planeta.

Possuem isenções tributárias, não aceitam o reclame à justiça comum e restringem, no campo da liberdade de expressão, mais do que as leis civis limitam a todos os cidadãos, ligados ou não ao futebol.

O esporte não pode ser um mundo a parte, com leis e valores próprios.

Como uma das mais antigas manifestações sociais, a atividade esportiva coletiva deve, ao meu ver, promover e reforçar os valores de liberdade, respeito e justiça, presentes em todas as sociedades minimamente democráticas.

Punir quem fala o que pensa – respeitados os direitos à honra e dignidade alheia – é, mais do que um ato de deseducação, um estímulo ao arbítrio.

Parabéns Pres. Belluzzo, sua postura foi uma lição de cidadania.

guilhermemendes.blogdotrio@gmail.com

http://twitter.com/guirmmendes

Anúncios

Responses

  1. Com certeza. Ele disse o que muitos gostariam de dizer. O único exagero foi ameaçá-lo à violência (mesmo concordando que a violência pode ser usada para o bem comum). O Simon a muito tempo é um juiz decadente e tem (inclusive na Copa) atuações desastrosas e duvidosas. Ainda sim, ele é um prepotente que não assume seus erros e adora esse tipo de situação para ganhar dinheiro em processos. Nosso presidente merecia sim uma punição, porém, não tão longa como levou (até o fim do ano estaria bom).

    Mas é isso. Não se tem mais o direito da opnião e isso pode ser comparado a uma ditadura. Vivemos ou não vivemos numa democracia?

    Caro Rafael,

    Faço minhas as suas palavras.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.

  2. Concordo, mas quem acusa deve provar.
    Ele tinha todo o direito de dizer que o SImon é um arbitro ruim, que não devia mais apitar a muito tempo e que ser indicado como arbitro na copa é um absurdo.
    Mas não podia insinuar que o cara está na gaveta de alguem.
    Se ele não pode provar, deve ser responsavel.
    Um atitude correta era ele ligar para os todos os presidentes de outros clubes, coletar assinaturas e expulsar o Simon da primeira divisão. Isso seria factual! Isso seria eficiente! Peidar em frente ao ventilador e esperar que as pessoas se retirem do recinto demonstra amadorismo e, ou burrice ou falta de vontade de resolver o problema de fato.

    Caro Jodecir,

    Concordo que o melhor a fazer é tentar bani-lo da arbitragem brasileira.

    Abraços………..

    Guilherme Mendes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: